Terça, 21 de agosto de 2018
63 98500 8112
Estado

31/07/2018 às 20h32 - atualizada em 31/07/2018 às 23h58

1.612

Redacao

Palmas / TO

O Avanço e crescimento que queremos para o Estado e norte do Tocantins
A dinâmica dessas transformações nos espaços econômicos regionais pode variar em intensidade, ritmo e direção, em função de uma série de razões
O Avanço e crescimento que queremos para o Estado e norte do Tocantins
Wemerson Lima 29, Filho de ARAGUATINS Norte do Estado do Tocantins, Estou em São Paulo atualmente. Foto: Arquivo Pessoal

Em visita ao Norte do TOCANTINS, em especial Araguatins e a região do bico, nota-se que o abandono e o descaso a partir de uma economia baseada em atividades primárias (agricultura familiar, pesca, extração de minérios), secundárias às transformações traduzem-se, inicialmente, em um crescimento relativamente maior do Setor Secundário (turismo e exportação, imóveis, hotéis), e posteriormente, do Setor Terciário ( investimentos e desenvolvimentos).


Essas mudanças são induzidas pelas alterações na demanda doméstica de produtos, pelas novas tecnologias de produção e pelos novos fluxos comerciais local e regional.


A dinâmica dessas transformações nos espaços econômicos regionais podem variar em intensidade, ritmo e direção, em função de uma série de razões. Nesse sentido, a respeitabilidade é única e exclusiva do poder público, em dirimir, promover e  alavancar esforços, parcerias, projetos que incentive esse avanço.


As faltas de mudanças estruturais nas regiões  em especial no Norte do TOCANTINS e no Bico do Papagaio, podem ser explicadas a partir de três fatores principais: políticas públicas ineficiente, (ações afirmativas de desenvolvimento humano, projetos eficazes que possam possibilitar e garantir o crescimento local), não há  incentivos fiscais, (facilitar e incentivar as empresas há investir em nossa região, para gerar emprego e renda), não temos investimentos produtivos (agricultura familiar, Horta comunitária, corte e costura, oficinas profissionalizantes, criação de postos de Trabalho), quanto ao déficit na infraestrutura (ruas desfeitas, casas caindo, abandono das praças e locais de recreações),  difusão das novas tecnologias de produção baseadas no amplo incentivo para o desenvolvimento.


As mudanças na composição da demanda dos produtos e serviços das regiões estão intimamente ligadas ao aumento da renda percapita e à abertura comercial verificada a partir do início de cada mandato executivo e legislativo. Nossa colaboração é no sentido de aprimorar e instruir as atuais gestões no que se refere ao  crescimento e investimento social e sustentável, os executivos municipais tem a autonomia e a obrigação através dos seus assessores especiais em captar recursos e meios, parcerias e investimentos quer seja eles estaduais ou federais, e aplicar de forma honesta e ostensiva na produção de alimentos, agricultura familiar, abastecimento local, educação, saneamento básico, treinamento, incentivo a cultura, esporte e lazer, no rio, nossas praias, confesso que aí assim poderemos desenvolver nossa região. Esses mecanismos, tornam-se essenciais para os quais os desenvolvimentos que fiz menção, estamos passando da hora de começarmos a excelente e necessária mudança regional AVANÇA TOCANTINS, BICO DO PAPAGAIO - ARAGUATINS  


Wemerson Alves da S. Lima 


Coluna: Dignidade  & Cidadania


Jornalista MTB 73156/SP  |  OAB-SP 210.128E

FONTE: Wemerson Lima

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Dignidade & cidadania

Dignidade & cidadania

Blog/coluna Wemerson Alves da S. Lima 29, Filho de ARAGUATINS Norte do Estado do Tocantins,
Protagonista e defensor ostensivo dos Direitos e das Garantias Sociais e Fundamentais.
Formação :

Jornalista DRT/SP
MTB 73156/SP

Gestão de Recursos Humanos - Relações públicas- UNISA 2009

Direito - Universidade Brasil - Faculdade de Direito de São Paulo - cursando 9 semestre
OAB/SP -210.128E

Relações Internacionais - Coimbra Portugal -trancado 2018

RAPIDINHAS
Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Postada em 03/08/2018 ás 12h19

Tudo está muito louco. Pré candidato que lutava contra a "velha política" e xingava os políticos tradicionais uniu-se a eles em nome de um projeto de poder.  O que também e pré-candidato o Juiz que criou a lei da ficha limpa para barrar políticos envolvidos em corrupção de participar do processo eleitoral se alia a esses políticos que ele tentou barrar. Vai enternder 

Postada em 31/07/2018 ás 17h35

O Bico do Papagaio é uma região bonita e rica, porém, sem investimento por parte do poder público para explorar suas potencialidades. Até o presente momento nossa região foi tratada apenas como um garimpo de votos, onde se vem extrai os votos e depois é esquecida pelos próximos quatro anos.

Precisamos de um representante que não veja o Bico do Papagaio somente como um lugar para angariar votos, mas que esses votos conseguidos aqui se transformem em benefícios para a Região.

Postada em 31/07/2018 ás 03h38

Conforme o Delegado responsável pelo caso,  o indivíduo é suspeito de ter mantido relações sexuais com a menor, mediante violência imprópria, isto é, após ter embriagado agarota de apenas 12 anos de idade.

Postada em 29/07/2018 ás 21h13

Dois carros bateram de frente na avenida Teotônio Segurado na manhã deste domingo (29). O acidente aconteceu ao lado do estádio Nilton Santos, no trecho onde a avenida tem pista única, próximo à ponte que dá acesso à região sul da capital. Conforme os bombeiros, um homem teve ferimentos mais graves e foi levado para o Hospital Geral de Palmas.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]