Terça, 21 de agosto de 2018
63 98500 8112
Educação

01/08/2018 às 00h22 - atualizada em 01/08/2018 às 00h34

1.315

Redacao

Palmas / TO

Segundo semestre letivo de 2018 começa para mais de 160 mil estudantes da rede estadual de ensino
Voltam às atividades, mais de 160 mil alunos matriculados em 516 escolas estaduais. Em algumas unidades de ensino ainda há vagas
Segundo semestre letivo de 2018 começa para mais de 160 mil estudantes da rede estadual de ensino
Em algumas unidades de ensino ainda há vagas e os interessados devem efetuar sua matrícula ou transferência nas secretarias das unidades escolares. - (Foto: Márcio Vieira / Governo do Tocantins)

Começam nesta quarta-feira, 1º de agosto, as aulas referentes ao segundo semestre letivo nas unidades educacionais da rede estadual de ensino. Voltam às atividades, mais de 160 mil alunos matriculados em 516 escolas estaduais. Em algumas unidades de ensino ainda há vagas e os interessados devem efetuar sua matrícula ou transferência nas secretarias das unidades escolares.


As equipes gestoras das escolas prepararam momentos de acolhimento para receber os alunos. A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) oferece a educação básica (do ensino fundamental ao médio), educação especial com as Salas de Recursos, educação indígena, educação do campo, educação prisional e profissional.


Na Escola Estadual Liberdade, a gestora Maria Nazaré Rodrigues aproveitou o período de férias para pintar as salas de aula e a cozinha, revitalizar os projetos de paisagismo e jardins. “Acreditamos que se a escola apresentar um aspecto melhor, os servidores terão mais ânimo e motivação para trabalhar e os alunos para estudar”, explicou.


A secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, já realizou nesse início de semestre letivo, reunião com os 13 diretores regionais de Educação para que as escolas estejam preparadas para receber os alunos. “Esse é o momento em que os alunos e professores retornam das merecidas férias e reiniciam as atividades nas escolas. Precisamos, enquanto gestores, garantir que as escolas, juntamente com as equipes técnicas, estejam preparadas para receber nossos alunos para o segundo semestre. Nossos professores estão preparados para receber os alunos de modo a despertar em cada um deles a capacidade imensa de acreditar neles mesmos e termos um semestre promissor”, disse.


Vagas para turmas de EJA


Muitas escolas estão formando novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Escola Estadual do Setor Sul, localizada na Rua P4, no Setor Sul, em Taquaralto, está abrindo uma turma para o 4º período do 2º segmento, o equivalente ao 9º ano do ensino fundamental. Os interessados devem comparecer na escola ou ligar para o número (63) 3218– 6245.


Já a Escola Estadual São José, localizada na Quadra 1106 Sul, está com matrículas abertas para o 3º segmento da EJA, o que corresponde ao ensino médio. Lá o contato para informações é (63) 3218-6203.


Documentos necessários para matrículas


Os interessados em retomar os seus estudos devem procurar as secretarias das escolas levando a Certidão de Nascimento ou casamento; Histórico escolar ou declaração (esta válida por 30 dias, em caso de transferência); comprovante de Serviço Militar para alunos do sexo masculino, com idade entre 19 e 45 anos (exceto alunos indígenas), cópia atualizada do comprovante de endereço; cópias da Carteira de Identidade e do CPF e uma foto 3x4.


Segundo semestre letivo


O segundo semestre letivo é um pouco menor que o primeiro, com 95 dias (o primeiro tem 105), mas possui importantes avaliações que deverão nortear boa parte dos estudos nas unidades educacionais da rede estadual de ensino. Entre elas estão as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto), que tem como objetivo mapear o processo de ensino e aprendizagem da rede. Pelo Saeto são avaliadas, de maneira censitária, as turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio nas escolas públicas da rede estadual. São aplicadas avaliações das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Biologia, Química e Física.


Outra avaliação fundamental que é aplicada no segundo semestre é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Principal porta de entrada para as principais universidades brasileiras, o Exame reúne milhões de alunos que estão em fase de conclusão do ensino médio em todo o Brasil. No Tocantins, cerca de 54 mil alunos se inscreveram para o Enem 2018. Destes, os estudantes da rede estadual de ensino que desejam melhorar seus preparativos para as provas que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, podem participar das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado por meio da campanha #TONOENEM.


A campanha envolve uma série de atividades voltadas para aperfeiçoar os preparativos dos alunos que irão prestar o Enem neste ano. Entre elas estão os aulões realizados nas 13 Diretorias Regionais de Educação com conteúdos específicos do Exame. Os aulões são realizados nos finais de semana e envolvem milhares de alunos de todo o Tocantins. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo gratuito para que os alunos possam estudar quando e onde quiserem. Basta baixarem em seus celulares ou tablets e ter acesso a todos os conteúdos programáticos e dicas de estudos para o Enem.


 


Foto: Márcio Vieira Divilgação Governo do Tocantins


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins


 

FONTE: Secom/Governo do TO

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
RAPIDINHAS
Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Postada em 03/08/2018 ás 12h19

Tudo está muito louco. Pré candidato que lutava contra a "velha política" e xingava os políticos tradicionais uniu-se a eles em nome de um projeto de poder.  O que também e pré-candidato o Juiz que criou a lei da ficha limpa para barrar políticos envolvidos em corrupção de participar do processo eleitoral se alia a esses políticos que ele tentou barrar. Vai enternder 

Postada em 31/07/2018 ás 17h35

O Bico do Papagaio é uma região bonita e rica, porém, sem investimento por parte do poder público para explorar suas potencialidades. Até o presente momento nossa região foi tratada apenas como um garimpo de votos, onde se vem extrai os votos e depois é esquecida pelos próximos quatro anos.

Precisamos de um representante que não veja o Bico do Papagaio somente como um lugar para angariar votos, mas que esses votos conseguidos aqui se transformem em benefícios para a Região.

Postada em 31/07/2018 ás 03h38

Conforme o Delegado responsável pelo caso,  o indivíduo é suspeito de ter mantido relações sexuais com a menor, mediante violência imprópria, isto é, após ter embriagado agarota de apenas 12 anos de idade.

Postada em 29/07/2018 ás 21h13

Dois carros bateram de frente na avenida Teotônio Segurado na manhã deste domingo (29). O acidente aconteceu ao lado do estádio Nilton Santos, no trecho onde a avenida tem pista única, próximo à ponte que dá acesso à região sul da capital. Conforme os bombeiros, um homem teve ferimentos mais graves e foi levado para o Hospital Geral de Palmas.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]