Terça, 21 de agosto de 2018
63 98500 8112
Educação

02/08/2018 às 09h58 - atualizada em 02/08/2018 às 10h12

1.129

Redacao

Palmas / TO

Aumenta número de inscritos no Encceja Pessoas Privadas de Liberdade no Tocantins
O Exame é direcionado às pessoas que estão em penas privativas de liberdade que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
Aumenta número de inscritos no Encceja Pessoas Privadas de Liberdade no Tocantins
Grande parte das pessoas privadas de liberdade no Tocantins não conseguiram concluir o Ensino. Divulgação Seciju

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), através da Diretoria de Políticas para o Sistema Prisional, vem continuamente ampliando o número de reeducandos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens, Adultos e Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). Para este ano, foram inscritos 807 reeducandos de 37 unidades prisionais e penitenciárias do Tocantins, um recorde estadual comparado ao número de 2017 quando houve adesão de 34 unidades e 539 inscritos. Um aumento de 44% de inscrições comemoradas pelos servidores do Sistema Prisional. 


O Encceja Pessoas Privadas de Liberdade garante ao participante aprovado a certificação do ensino Fundamental ou Médio, atendendo normas constitucionais da universalização da educação, além de contribuir com o objetivo da execução penal de ressocialização. O exame é realizado peloInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 


Segundo o analista em Defesa Social, Leandro Bezerra de Sousa, que é o responsável estadual pela adesão ao Encceja Pessoas Privadas de Liberdade 2018, grande parte das pessoas privadas de liberdade no Tocantins não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e Médio na idade adequada. “O exame, aplicado durante o cumprimento da pena, oferece ao reeducando mais uma possibilidade para a não reincidência, pois consegue corrigir o fluxo escolar, contribuindo para a continuidade da formação e para uma melhor inserção dessas pessoas no mundo do trabalho”, ressaltou Sousa.


As provas do Encceja Nacional Pessoas Privadas de Liberdade 2018 serão realizadas nos próximos dias 18 e 19 de setembro nas próprias unidades prisionais, sendo que cada unidade indicará um responsável pedagógico que acompanhará as inscrições, e se encarregará de acessar os resultados obtidos pelos participantes e solicitar a certificação.


A prova


O Exame é direcionado às pessoas que estão em penas privativas de liberdade que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. O exame é dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha.


Arte Farmácio do Trabalhador Brasileiro - Divulgação Agência Tocantins


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

FONTE: REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA - SICIJU/TO

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
RAPIDINHAS
Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Postada em 03/08/2018 ás 12h19

Tudo está muito louco. Pré candidato que lutava contra a "velha política" e xingava os políticos tradicionais uniu-se a eles em nome de um projeto de poder.  O que também e pré-candidato o Juiz que criou a lei da ficha limpa para barrar políticos envolvidos em corrupção de participar do processo eleitoral se alia a esses políticos que ele tentou barrar. Vai enternder 

Postada em 31/07/2018 ás 17h35

O Bico do Papagaio é uma região bonita e rica, porém, sem investimento por parte do poder público para explorar suas potencialidades. Até o presente momento nossa região foi tratada apenas como um garimpo de votos, onde se vem extrai os votos e depois é esquecida pelos próximos quatro anos.

Precisamos de um representante que não veja o Bico do Papagaio somente como um lugar para angariar votos, mas que esses votos conseguidos aqui se transformem em benefícios para a Região.

Postada em 31/07/2018 ás 03h38

Conforme o Delegado responsável pelo caso,  o indivíduo é suspeito de ter mantido relações sexuais com a menor, mediante violência imprópria, isto é, após ter embriagado agarota de apenas 12 anos de idade.

Postada em 29/07/2018 ás 21h13

Dois carros bateram de frente na avenida Teotônio Segurado na manhã deste domingo (29). O acidente aconteceu ao lado do estádio Nilton Santos, no trecho onde a avenida tem pista única, próximo à ponte que dá acesso à região sul da capital. Conforme os bombeiros, um homem teve ferimentos mais graves e foi levado para o Hospital Geral de Palmas.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]