Terça, 21 de agosto de 2018
63 98500 8112
Estado

03/08/2018 às 13h19 - atualizada em 03/08/2018 às 13h30

1.745

Redacao

Palmas / TO

Secretário da Seciju reúne chefes de unidades prisionais para traçar planos e metas de gestão
O encontro contou com a participação da defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado em Assistência e Defesa do Preso
Secretário da Seciju reúne chefes de unidades prisionais para traçar planos e metas de gestão
Encontro de gestores de unidades reuniu ainda gerentes, diretores, superintendente e o secretário de Estado da Cidadanie e Justiça, Heber Fidelis. (Foto: Tom Lima/SECIJU/TO)

Durante toda esta quinta-feira, 02, chefes das 41 unidades prisionais tocantinenses, distribuídas em 37 município, estiveram reunidos na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas, para traçar planos e metas para o Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen). O encontro de gestores de unidades reuniu ainda gerentes, diretores, superintendente e o secretário de Estado da Cidadanie e Justiça, Heber Fidelis.  


O encontro reuniu, ainda, responsáveis por outras áreas da pasta que se relacionam diretamente com o Sistema, a fim de passar orientações e sistematizar procedimentos de rotina internas e externas. Presentes no encontro, representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Penitenciário do Tocantins reconheceram o esforço do Sispen em promover melhorias, apesar das dificuldades inerentes aos sistemas prisionais em todo o país.


O Sispen Tocantins mantém, atualmente, 3.920 pessoas privadas de liberdade, entre homens e mulheres em regimes fechado, provisório, semiaberto, com mandados de segurança e utilizadores de tornozeleiras eletrônicas. A capacidade legal de vagas no Sistema Penitenciário é de 2.024, portanto com um déficit de 1.900 vagas. Diante disso, a Seciju está abrindo mais no mínimo 1.400 vagas, entre obras de construção, reforma e ampliação de unidades prisionais, com a proposta de reduzir este déficit em mais de 70%.


Porém, mais que abrir vagas, segundo Heber Fidelis, a gestão trabalha para padronizar os processos, aparelhar as unidades com equipamentos, armamentos, viaturas e monitoramento para aumentar a segurança interna de cada uma das 41 unidades prisionais. “Trabalhamos firmes no processo de ressocialização de reeducandos, concedendo a eles direitos legais como educação, saúde e capacitação e trabalho para quando retornarem ao convívio social e acreditamos nos nossos servidores nesta missão”, explicou.


Durante a reunião, o Governo do Tocantins reconheceu que existem as dificuldades, mas que gradativamente o cenário prisional vem apresentando melhorias e garantiu reforço à gestão. Prova disso é o começo das obras da Unidade de Tratamento Penal de Cariri, (UTPC), na modalidade construção modular, com previsão de conclusão em 180 dias, ofertando cerca de 600 vagas. Os recursos para a construção da unidade prisional são da ordem de R$ 32 milhões, oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), via transferência para o Fundo Penitenciário Estadual (Funpes).


O encontro contou com a participação da defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado em Assistência e Defesa do Preso, Drª Napociane Pereira, que é presidente do Conselho Penitenciário do Tocantins. Também contou com a participação do advogado Jander Araújo Rodrigues, procurador geral de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB) e do presidente da Ordem, Walter Ohofugi.


Veículos


Heber Fidelis fez ainda, ao final do encontro a entrega de cinco veículos-cela tracionados, que foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública, para reforço à segurança e ao transporte de presos. Adaptados para o transporte de presos, os modelos Ford F4000 4x4 foram adquiridos somente com a cabine simples e totalmente customizados para uso em terrenos de difícil acesso, como é o caso da região do Jalapão, no Tocantins. 


 


 


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

FONTE: REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES/SECIJU

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
RAPIDINHAS
Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Postada em 03/08/2018 ás 12h19

Tudo está muito louco. Pré candidato que lutava contra a "velha política" e xingava os políticos tradicionais uniu-se a eles em nome de um projeto de poder.  O que também e pré-candidato o Juiz que criou a lei da ficha limpa para barrar políticos envolvidos em corrupção de participar do processo eleitoral se alia a esses políticos que ele tentou barrar. Vai enternder 

Postada em 31/07/2018 ás 17h35

O Bico do Papagaio é uma região bonita e rica, porém, sem investimento por parte do poder público para explorar suas potencialidades. Até o presente momento nossa região foi tratada apenas como um garimpo de votos, onde se vem extrai os votos e depois é esquecida pelos próximos quatro anos.

Precisamos de um representante que não veja o Bico do Papagaio somente como um lugar para angariar votos, mas que esses votos conseguidos aqui se transformem em benefícios para a Região.

Postada em 31/07/2018 ás 03h38

Conforme o Delegado responsável pelo caso,  o indivíduo é suspeito de ter mantido relações sexuais com a menor, mediante violência imprópria, isto é, após ter embriagado agarota de apenas 12 anos de idade.

Postada em 29/07/2018 ás 21h13

Dois carros bateram de frente na avenida Teotônio Segurado na manhã deste domingo (29). O acidente aconteceu ao lado do estádio Nilton Santos, no trecho onde a avenida tem pista única, próximo à ponte que dá acesso à região sul da capital. Conforme os bombeiros, um homem teve ferimentos mais graves e foi levado para o Hospital Geral de Palmas.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]