Terça, 21 de agosto de 2018
63 98500 8112
Estado

09/08/2018 às 22h52 - atualizada em 09/08/2018 às 23h08

1.717

Redacao

Palmas / TO

Seminário de biodiesel destaca a soja e a agricultura familiar na produção de bioenergia
Na abertura Thiago Dourado destacou a cadeia de produção de soja, com consequente produção de milho, animais, dejetos e diversas matrizes para alavancar toda a estrutura de produção de agroenergia
Seminário de biodiesel destaca a soja e a agricultura familiar na produção de bioenergia
2 Seminário biodiesel selo biocombustível social (Fotos Manoel Junior)

Cerca de 200 pessoas participaram na manhã desta quinta-feira, 09, do 2º Seminário de Biodiesel e Selo Social Combustível, em Palmas.  O evento contou com a presença do secretário da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thiago Pereira Dourado, o presidente do Instituto do Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Sebastião Pelizari Junior, representantes do setor de agroenergia, imprensa e acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).


Na abertura o gestor Thiago Dourado explicou o Plano de Agroenergia do Estado do Tocantins, projeto financiado pelo Banco Mundial com proposta de alavancar o desenvolvimento da cadeia de produção de biocombustíveis no Tocantins. Ele destacou a cadeia de produção de soja, com consequente produção de milho, animais, dejetos e diversas matrizes para alavancar toda a estrutura de produção de agroenergia, que tem evoluído de maneira acelerada e de forma crescente no Tocantins, fazendo com que se produza mais em uma área menor.


Outro ponto importante do evento foi sobre a inserção da agricultura familiar no processo de produção de biocombustíveis e Selo Social Combustível.  Sobre o assunto o Delegado Federal da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), Alessandro Ribeiro Neves, explicou sobre o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, Selo Combustível Social e sobre as vantagens oferecidas para empresas e agricultores familiares que participam do programa, tais como a garantia de  participação das empresas que possuem o selo em  leilões de mercados e da compra dos produtos da agricultura familiar.


Sobre essa questão, o coordenador da Agricultura Familiar e representante da empresa Granol, no Tocantins, falou sobre algumas vantagens que a empresa oferece para aumentar o número de agricultores familiares no processo. “A empresa garante o acompanhamento da produção fornecendo assistência técnica gratuita e compra prêmio, que é pagar R$ 1,50 a mais sobre a saca de soja, comparado ao preço de mercado”, afirmou.


Por outro lado o Estado vê a necessidade de organização dos produtores em associações e, ou, cooperativas para ampliação do espaço dos agricultores familiares no mercado. Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Wagner Palhares Junior, é uma cultura que já existe nos estados do sul do Brasil e que os agricultores familiares obtêm muitas vantagens e que  precisa ser melhor trabalhada no Tocantins, mostrando quão grandes  e importantes são as vantagens oferecidas com formas de organizações”, afirmou.


Demais palestras


Outros assuntos abordados durante o evento foram as ações desenvolvidas no Projeto, pelo palestrante da Seagro, Thadeu Teixeira Junior; a apresentação do diagnóstico dos polos de produção de Biodiesel do Estado do Tocantins, pelo doutor em Produção Vegetal Marcus André Ribeiro Correia; e  as pesquisas e tecnologias de produção no Estado do Tocantins sobre o biodiesel e agricultura familiar, apresentadas pela doutora em Orgânica – UFT- Gláucia Elisa Gama Vieira.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

FONTE: Secom/Governo do TO

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
RAPIDINHAS
Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Postada em 03/08/2018 ás 12h19

Tudo está muito louco. Pré candidato que lutava contra a "velha política" e xingava os políticos tradicionais uniu-se a eles em nome de um projeto de poder.  O que também e pré-candidato o Juiz que criou a lei da ficha limpa para barrar políticos envolvidos em corrupção de participar do processo eleitoral se alia a esses políticos que ele tentou barrar. Vai enternder 

Postada em 31/07/2018 ás 17h35

O Bico do Papagaio é uma região bonita e rica, porém, sem investimento por parte do poder público para explorar suas potencialidades. Até o presente momento nossa região foi tratada apenas como um garimpo de votos, onde se vem extrai os votos e depois é esquecida pelos próximos quatro anos.

Precisamos de um representante que não veja o Bico do Papagaio somente como um lugar para angariar votos, mas que esses votos conseguidos aqui se transformem em benefícios para a Região.

Postada em 31/07/2018 ás 03h38

Conforme o Delegado responsável pelo caso,  o indivíduo é suspeito de ter mantido relações sexuais com a menor, mediante violência imprópria, isto é, após ter embriagado agarota de apenas 12 anos de idade.

Postada em 29/07/2018 ás 21h13

Dois carros bateram de frente na avenida Teotônio Segurado na manhã deste domingo (29). O acidente aconteceu ao lado do estádio Nilton Santos, no trecho onde a avenida tem pista única, próximo à ponte que dá acesso à região sul da capital. Conforme os bombeiros, um homem teve ferimentos mais graves e foi levado para o Hospital Geral de Palmas.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]