Dando continuidade nas ações de combate à criminalidade, na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Civil do Tocantins participou de uma operação nacional contra golpes digitais, que resultou em cinco prisões no estado. A ação, chamada “Pix Fraudulento”, foi coordenada pela Polícia Civil de Goiás e teve alvos também em São Paulo e Mato Grosso.
No Tocantins, os mandados foram cumpridos em Palmas, Natividade e Almas. Quatro pessoas foram presas temporariamente e uma acabou detida em flagrante por tráfico de drogas. Em Palmas, dois irmãos estavam entre os investigados. Na casa de um deles, os policiais apreenderam perfumes importados, bebidas, relógios, simulacros de armas de fogo e dois carros, incluindo um de luxo.
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens dos investigados. O grupo é suspeito de aplicar o golpe do falso PIX e o do “novo número de telefone”, que têm feito vítimas em todo o país.
No estado, a operação contou com a participação da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da 3ª Delegacia de Palmas, da 8ª Delegacia Regional de Dianópolis, da 100ª DP de Almas, da 98ª DP de Natividade, além do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e da Denarc.
De acordo com a Polícia Civil, a ação reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado e às fraudes digitais, que movimentam milhões de reais de forma ilegal.
Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins