Tecnologia DIA DO SERVIDOR
Tecnologia e protagonismo do servidor impulsionam modernização do serviço público no Tocantins
Nos últimos meses, diversas ações surgidas dentro das próprias secretarias têm ganhado destaque pela capacidade de modernizar serviços e otimizar atendimentos.
28/10/2025 12h25
Por: Allessandro Ferreira Fonte: Redação / Agência Tocantins
Um dos idealizadores pelo analista de comunicação social da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Bruno Vieira de Melo, o NIT funcionará como um catalisador de mudança cultural e de desempenho dentro da Secretaria de Comunicação (Foto: Antonio Gonç

No Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira (28), o Governo do Tocantins destaca o papel estratégico dos profissionais que atuam na administração estadual. Com foco em inovação, eficiência e aproximação com a população, o Estado aposta no protagonismo dos servidores para transformar processos e consolidar uma gestão mais moderna e digital.

Segundo o governador Laurez Moreira, o fortalecimento do serviço público passa por valorizar as ideias que nascem dentro da própria máquina administrativa. “A inovação surge quando damos espaço para que os servidores contribuam com soluções reais. Nosso papel é garantir apoio e visibilidade a essas iniciativas, gerando resultados concretos para a população”, afirmou.

Nos últimos meses, diversas ações surgidas dentro das próprias secretarias têm ganhado destaque pela capacidade de modernizar serviços e otimizar atendimentos. Entre elas, estão iniciativas apoiadas por recursos de inteligência artificial, automação de processos, metodologias ágeis e novos modelos de comunicação pública.

Secom cria Núcleo de Inovação Tecnológica para acelerar transformação digital

Na Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), foi criado o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), espaço dedicado à experimentação de soluções baseadas em tecnologia, inteligência artificial e colaboração entre equipes. Idealizado pelos servidores Bruno Vieira de Melo e Adriana Nascimento, o núcleo atua como laboratório de transformação digital voltado à construção de serviços públicos mais acessíveis e centrados no cidadão.

Secretaria da Comunicação promove cultura colaborativa com a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins)

 

A ideia é promover uma cultura de cocriação e transparência, utilizando análise de dados, automação e novas mídias para fortalecer o diálogo entre governo e sociedade. O ambiente também estimulará práticas colaborativas e seguras para testar novas soluções antes de serem implementadas.

Continua após a publicidade

Assistente virtual TIA revoluciona atendimento ao cidadão

Na Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a assistente virtual TIA tem transformado a forma como os cidadãos acessam serviços públicos. Baseada em inteligência artificial e disponível 24 horas por dia, a ferramenta já registrou mais de 546 mil interações desde sua implantação.

Além de atender por texto e voz, a TIA permite abertura e acompanhamento de chamados e está integrada ao Fala BR, recebendo denúncias, elogios e solicitações. A solução já opera em sete órgãos estaduais e está em fase de expansão para novas áreas.

PMTO lança manual para fortalecer comunicação pública com foco no cidadão

Com foco no fortalecimento da comunicação institucional, a Polícia Militar lançou o Manual de Storytelling para o Setor Público, de autoria do tenente-coronel Cleiber Levy Brasilino. A publicação reúne técnicas estratégicas de narrativa voltadas a tornar a comunicação governamental mais humana, acessível e capaz de gerar engajamento com a sociedade.

Educação avança com tecnologia e gestão integrada

Na educação, técnicos da Secretaria de Estado da Educação desenvolveram a nova versão do aplicativo Escola que Transforma 2.0, que conecta escolas, regionais e a Seduc em um ecossistema digital de gestão pedagógica. A plataforma faz cálculo automático de pontuações, ranking por regionais e painéis de monitoramento em tempo real — substituindo processos manuais por um modelo eficiente, seguro e transparente.

 

 

 

Reportagem: Allessandro Ferreira / Com informações da Secom / TO