Segunda, 22 de outubro de 2018
63 98500 8112
Brasil

17/09/2018 às 11h37 - atualizada em 17/09/2018 às 11h45

128

Wemerson Lima

Araguatins / TO

Liberdade de expressão
A liberdade de expressão é como muitos afirmam, o princípio da expressão da liberdade.
Liberdade de expressão
Wemerson Alves da Silva Lima, Brasileiro, solteiro, Jornalista MTB 73156/SP, Acadêmico de Direito OAB/SP 210.128, Relações Internacionais em Coimbra-PT, com residência na Av. 9 de Julho, 707 – Consolação CEP 01313-000- São Paulo.

É um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte de governos, orgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos. No Brasil, a liberdade de expressão é garantida pelo artigo quinto da Constituição Federal.


A liberdade de expressão é como muitos afirmam, o princípio da expressão da liberdade. Com isso, as pessoas, sem qualquer distinção de credo, etnia, convicção política ou filosófica, podem manifestar seus pensamentos e ideologias sem medo de sofrer repreensão e/ou censura. Pode-se atribuir essa segurança jurídica, primeiramente a democracia, mas também a ideia de constitucionalismo, tendo entre seus princípios, a limitação do poder do Estado e a garantia dos direitos individuais e sociais.


O Constitucionalismo nasceu com a Magna Carta inglesa, assinada em 1215, pelo Rei João, mais conhecido como João Sem-Terra, resultado de desentendimentos do mesmo com a Igreja e com os barões, a qual limitava o poder do monarca e o obrigava a respeitar certos procedimentos legais, inclusive o da manifestação de pensamento, o direito como sistema jurídico, assegura de forma infindável a liberdade de expressão.


No aspecto cultural, o antropólogo alemão Franz Boas (1858-1942) foi o primeiro a empregar o termo no plural, descontruindo o conceito de cultura hegemônica que remetia à civilização como progresso. Sua teoria ficou conhecida como Relativismo Cultural, tendo como principal ideia “uma tomada de posição perante a diferença cultural, segundo a qual cada cultura deve ser avaliada apenas em seu próprios termos”. (MACHADO et al. 2013, p. 48).


Contudo, ao ser humano cabe ponderar suas palavras. Gestos, desnecessários, palavrões, maneira erronia é negligente de abordagem sobre determinados assuntos, Certamente você deve ter lido em algum lugar uma frase parecida desta: “entre o que pensamos, o que queremos dizer, o que cremos dizer, o que dizemos, o que queremos ouvir, o que ouvimos, o que cremos entender e o que entendemos, há nove chances de não ser entendido”.


No Brasil, as manifestações de pensamentos tem sido ostensivamente contrária à legislação vigente, pois os que fazem uso desse direito os negligenciam ao degladiarem e de forma desumana, destratar, onerando honra o caráter e até a personalidade das pessoas opoentes aos seus posicionamentos, lamentável, isso não é liberdade de expressão e sim crime.


Em se tratando dos veículos de comunicação urgentemente precisamos de uma reforma institucional das comunicações nacionais das concessões Estatais dos canais de televisão e pois o que se prega é ódio e infâmias, os canais que poderiam ensinar de fato o cidadão ser livre e pensar, tão somente manipula e o encaixa em uma redoma de informações da crescente violência e do retrocesso.


Manifeste-se, fale, escreva, grite, reaja, com clareza e com respeito ao seu semelhante e respeitando as oposições de pensamentos e ideias, sejamos uma ponte para a DEMOCRACIA de fato é a MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTOS E IDEIAS PROGRESSISTAS.


Wemerson Alves Lima


Dignidade & Cidadania


Jornalista MTB 73156/SP


 


 


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Dignidade & cidadania

Dignidade & cidadania

Blog/coluna Wemerson Alves da S. Lima 29, Filho de ARAGUATINS Norte do Estado do Tocantins,
Protagonista e defensor ostensivo dos Direitos e das Garantias Sociais e Fundamentais.
Formação :

Jornalista DRT/SP
MTB 73156/SP

Gestão de Recursos Humanos - Relações públicas- UNISA 2009

Direito - Universidade Brasil - Faculdade de Direito de São Paulo - cursando 9 semestre
OAB/SP -210.128E

Relações Internacionais - Coimbra Portugal -trancado 2018

RAPIDINHAS
Postada em 06/10/2018 ás 17h46

Amanhã iremos às urnas para decidir quem será nosso o proximo  governador,  2 Senadores,  8 Deputados Federais e 24 Deputados Estaduais. Temos que escolher bem, para que não possamos cair novamente em outra onda de instabilidade.  Ainda não nos recuperamos da primeira, logo veio outra e não podemos correr o risco de termos uma terceira, que será o decreto do fim do Estado do Tocantins, por isso, é imprescindível que você antes de digitar os números de seus candidatos pense no futuro do seu filho.

Postada em 29/09/2018 ás 09h30

O Tocantins está caindo em mais uma insegurança política e jurídica. Será a terceira vez que um governador é cassado no Tocantins: duas vezes com Marcelo Miranda e uma provável com Carlesse.

Os crimes que cassaram Marcelo Miranda e podem cassar Carlesse são os mesmos: abuso de poder econômico e político. Essas inseguranças jurídicas e políticas ocasionadas pelo desejo do poder pelo poder causam um mal ao tocantinense de bem, empresas fogem do Estado, desemprego aumenta e a miséria se alastra em solos tocantinenses.

Não aguentamos mais uma cassação, isso será o decreto do fim do Tocantins. Dia 7 de Outubro não pense no agora, pense no futuro, e no desgaste que um mandato interrompido causa. Precisamos de melhorar a economia do Tocantins para melhorar a vida do tocantinense, Carlesse com essa insegurança jurídica não garante isso.

 

Kelps Mota

Postada em 27/09/2018 ás 11h06

Para reflexão: Tudo vai dar certo na sua vida, acredite em seu potencial. 

Esta mensagem é para alegrar todas as pessoas que estão passando por inúmeras dificuldades. Essa mensagem pode ser para você e quero através dela quero lhe dar forças para enfrentar todos os obstáculos nessa fase que está sendo tão difícil de encarar.

Olha faça de seus pensamentos a força de que está precisando. Esqueça as coisas ruins e limpe a sua mente cultivando somente bons pensamentos. Acredite no seu sucesso total, não imagine e nem crie obstáculos na sua mente pois eles podem fazer com que você desacredite do seu sucesso.

Eu conheci uma pessoa que falava a seguinte frase. “Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar”. Por isso peso a você que tenha fé, otimismo e ação. Sua vida só você a vive, portanto goste mais, acredite mais, e seja mais feliz, procure plantar muitas sementes de amor e otimismo na sua vida, e você colherá sempre maravilhosos frutos é vencerá todas as barreiras que vierem a aparecer nos seus caminhos.

Eu acredito em você!

(Alessandro Ferreira – Jornalista MTB 999/TO)

Postada em 23/09/2018 ás 14h41

Os ratos do Hospital Regional de Araguaína mostrados no Bom Dia Brasil da rede GLOBO de televisão é outra amostra do quanto que o governo Carlesse está estabilizando o Estado, imobilizando-o, deixando ele parado como sempre esteve.

O Estado das propagandas eleitorais é uma obra de ficção bem elaborada. Tudo é lindo, tudo funciona. Mas a vida real é cruel. Os ratos que moram no Regional de Araguaína e transita entre pacientes é a triste realidade de um Estado que estabilizou, parou ali onde sempre esteve e não andou mais.

Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]