Brasil JANTAR EM BRASÍLIA
Moraes participa de jantar com políticos do Centrão em mansão de ex-banqueiro em Brasília
As informações foram divulgadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, que destacou o caráter reservado do encontro e o fato de Moraes ter sido o único integrante do STF entre aproximadamente vinte convidados.
28/12/2025 17h47
Por: Allessandro Ferreira Fonte: Redação / Agência Tocantins
O ministro do STF Alexandre de Moraes (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes participou de um jantar realizado na mansão do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, em Brasília, ao lado de políticos do Centrão, deputados federais e ex-ministros do governo Jair Bolsonaro. O encontro ocorreu no último trimestre do ano passado, na residência avaliada em cerca de R$ 36 milhões, localizada no Lago Sul, uma das áreas mais nobres da capital federal.

As informações foram divulgadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, que destacou o caráter reservado do encontro e o fato de Moraes ter sido o único integrante do STF entre aproximadamente vinte convidados. Segundo a coluna, Vorcaro, então em liberdade, costumava promover jantares frequentes em sua casa, reunindo autoridades e lideranças políticas.

A residência do ex-banqueiro tem cerca de 1,7 mil metros quadrados de área construída e já foi palco de diversos encontros informais. Em uma dessas ocasiões, Alexandre de Moraes esteve presente desacompanhado de sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes. O escritório de advocacia dela mantinha, à época, um contrato milionário com o Banco Master, instituição controlada por Daniel Vorcaro.

O jantar aconteceu quando já estava em vigor um contrato de R$ 129 milhões entre o escritório de Viviane Barci de Moraes e o Banco Master. Conforme relatado por Lauro Jardim, durante o encontro o ministro “dividiu as conversas com políticos poderosos do Centrão, deputados, ex-ministros do governo Bolsonaro e com o anfitrião”.

De acordo com o relato de um dos participantes, citado na coluna, o ambiente das reuniões promovidas por Vorcaro era marcado pela informalidade. “Eram noites de conversas amenas”, descreveu a fonte, ressaltando o clima descontraído dos encontros realizados na mansão do ex-banqueiro.

O colunista observa que não há indicação de que assuntos relacionados ao Banco Master tenham sido discutidos naquela noite específica. “Nem é preciso discutir a possibilidade de algum assunto do Master ter sido conversado naquela noite. Até porque, se fosse o caso, teriam ocasiões mais discretas para isso”, escreveu Jardim.

Continua após a publicidade

Apesar da ausência de indícios sobre discussões de interesses diretos, Lauro Jardim chama atenção para a sensibilidade da situação. Segundo ele, a simples presença de um ministro do Supremo Tribunal Federal em um jantar na casa do principal cliente do escritório de advocacia de sua esposa pode levantar questionamentos. “Parece claro que a simples presença de um integrante da Corte num jantar na casa do melhor cliente de sua mulher pode soar inconveniente”, concluiu o jornalista.