Polícia PRESO EM FLAGRANTE
Operação Cidade Blindada II: Ação da ROTAM apreende mais de 1 kg de drogas e prende suspeito de tráfico na região norte de Palmas
A ocorrência foi registrada por volta das 18h, em uma residência localizada na Alameda 09, da quadra Arno 61, no âmbito da Operação Cidade Blindada II.
31/01/2026 22h54
Por: Allessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
Após ser preso pela equipe de Rotam comando, João Paulo Fernandes de Oliveira foi apresentado á autoridade policial na 1ª CAPC – Foto: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins

Dando continuidade às ações de combate à criminalidade e ao tráfico de drogas no âmbito da Operação Cidade Blindada II, desencadeada em Palmas pela Polícia Militar por determinação do comandante-geral, coronel Márcio Barbosa, policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), por meio da equipe da ROTAM Comando, desarticularam um ponto de comercialização de substâncias entorpecentes na região norte da capital e efetuaram a prisão de um indivíduo de 28 anos, suspeito de tráfico de drogas.

De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, a equipe da ROTAM Comando realizava patrulhamento tático especializado no âmbito da Operação Cidade Blindada II, por volta das 18h, quando avistou um homem em frente a uma residência localizada na quadra Arno 61 repassando um objeto a um indivíduo que estava em uma motocicleta. Ao perceberem a aproximação da viatura policial, o homem que estava na moto deixou o local em alta velocidade. Em ato contínuo, os militares desembarcaram da viatura e realizaram a abordagem do suspeito que permaneceu em frente à residência.

No momento da abordagem, foi constatado que o suspeito utilizava tornozeleira eletrônica. Durante a revista pessoal, os policiais perceberam um forte odor semelhante ao de substância entorpecente análoga à maconha vindo do interior do imóvel. Ao ser questionado, o suspeito, identificado como João Paulo Fernandes de Oliveira, informou que havia uma quantidade da substância guardada no local.

Com autorização, a equipe adentrou a residência e localizou o entorpecente conforme informado, além de insumos usados para fracionar as substâncias, uma balança de precisão, dinheiro em espécie e munições calibres .38 e .380.

Diante dos fatos, ficou caracterizado o crime de tráfico de drogas, sendo dada voz de prisão ao suspeito, que, em seguida, foi conduzido à 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil (1ª CAPC), juntamente com todo o material apreendido, onde foi apresentado à autoridade policial.

Substâncias entorpecentes diversas, dinheiro, balança de precisão, aparelhos celulares e demais objetos usados na atividade ilícita – Foto: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins

 

Continua após a publicidade

No interior da residência, a equipe da ROTAM Comando apreendeu 697 gramas de substância entorpecente análoga a skank, 792 gramas de substância entorpecente análoga à maconha, 15 pinos de substância entorpecente análoga à cocaína, um papelote contendo cinco gramas de substância entorpecente análoga à cocaína, 12 comprimidos de ecstasy/MDMA, quatro munições calibre .380, duas calibre .38 SPL, uma balança de precisão, vários papelotes tipo ziplock usados para embalar as drogas para comercialização, dois rolos de plástico filme e dois aparelhos celulares de procedência duvidosa, sendo um deles um iPhone 17 Pro Max.

Histórico criminal

Informações obtidas pela reportagem dão conta de que João Paulo Fernandes de Oliveira possui extensa ficha criminal, com passagens por furto, roubo, receptação e tráfico de drogas, além de estar cumprindo pena no regime semiaberto, monitorado por tornozeleira eletrônica.

No momento da abordagem, João Paulo estava usando uma tornozeleira eletrônica – Foto: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins

 

Na delegacia, após ser ouvido pelo delegado plantonista, Dr. Rossilio Corrêa, João Paulo Fernandes de Oliveira foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, ele foi recolhido a uma das celas da carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), ficando à disposição do Poder Judiciário.

Operação Cidade Blindada II

A Operação Cidade Blindada II visa intensificar o policiamento e reduzir os índices criminais em áreas estratégicas. A ação foi desencadeada no último dia 28, com início imediato e duração indeterminada, tendo como foco o reforço do policiamento ostensivo nas regiões central e sul de Palmas.

Equipe de ROTAM Comando responsável pela ocorrência – Foto: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins

 

A operação conta com o apoio de equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), da Força Tática, da Patrulha Rural e de viaturas de área. As ações incluem a realização de blitz, barreiras policiais e abordagens a pessoas e veículos em atitude suspeita, com o objetivo de ampliar a presença da Polícia Militar em áreas de maior concentração urbana. O policiamento aéreo também será empregado por meio do helicóptero GRAER 003, do Grupamento Aéreo da PMTO.

 

 

 

Continua após a publicidade

Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins