Representantes da Polícia Civil do Tocantins e do Ministério Público do Tocantins se reuniram na manhã desta terça-feira (3) para alinhar estratégias de combate e prevenção à violência doméstica em Luzimangues e no município de Porto Nacional.
Participaram do encontro o delegado regional Fabrício Piassi, titular da 6ª Delegacia Regional de Porto Nacional, o delegado Diogo Fonseca da Silveira, responsável pela 72ª Delegacia de Luzimangues, a promotora de Justiça Thaís Cairo Souza Lopes — que atua no controle externo da atividade policial — e a secretária municipal da Mulher, Thaíse Ribeiro.
Atendimento às vítimas e integração institucional
Durante a reunião, foram discutidas propostas para aprimorar o atendimento às mulheres em situação de violência, com foco em maior agilidade na apuração dos casos e acolhimento mais humanizado às vítimas.
Entre os temas debatidos estiveram o fortalecimento da rede de proteção e a integração entre os órgãos envolvidos, buscando melhorar o fluxo de informações e a articulação entre Polícia Civil, Ministério Público e o município.
A efetividade no cumprimento de medidas protetivas também esteve na pauta, com a análise de estratégias para tornar mais rápida a comunicação entre as instituições e reduzir o tempo de resposta às ocorrências.
Estrutura e recursos
Outro ponto abordado foi a estrutura disponível para atendimento, incluindo quadro de pessoal, espaço físico das unidades e organização dos fluxos internos de trabalho. Segundo os participantes, a intenção é identificar gargalos e propor ajustes que ampliem a capacidade de resposta do poder público diante das demandas relacionadas à violência doméstica.
Também foram discutidas possibilidades de ampliação de auxílios institucionais e mecanismos que reforcem o acompanhamento das vítimas após o registro da ocorrência.
Compromisso conjunto
Ao final do encontro, os representantes avaliaram o diálogo como produtivo e reforçaram o compromisso de atuação integrada no enfrentamento à violência contra a mulher na região.
A reunião ocorre em um contexto de busca por maior eficiência nas políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, especialmente em áreas em expansão populacional como Luzimangues, onde o aumento da demanda por serviços públicos tem exigido readequações constantes da rede de atendimento.
Reportagem: Patrícia Alves / Agência Tocantins