Meio Ambiente CRIME AMBIENTAL
Moradores denunciam despejo de esgoto no córrego Brejo Comprido, em Palmas
“O mau cheiro estava muito forte. Quando fomos ver de perto, percebemos que era esgoto caindo diretamente no córrego”, relatou o internauta.
30/03/2026 18h36 Atualizada há 6 dias
Por: Allessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
Dejetos sendo despejados diretamente no leito do córrego em Palmas – Foto: Reprodução / Agência Tocantins

Na manhã desta segunda-feira, 30, um internauta seguidor do portal de notícias Agência Tocantins enviou vídeos à nossa equipe de jornalismo denunciando um possível crime ambiental: o despejo de esgoto no córrego Brejo Comprido, em Palmas.

De acordo com o denunciante, que pediu para não ter o nome divulgado, ele estava no local pescando quando se deparou com dejetos sendo despejados diretamente na água. Ainda segundo o relato, a situação é preocupante e indica possível poluição ambiental. Testemunhas afirmam que, ao chegarem para pescar, perceberam um forte odor semelhante ao de esgoto.

Ao investigarem a origem do cheiro, os moradores constataram que havia despejo sendo lançado diretamente no córrego da região. A cena causou indignação entre os presentes, que destacaram os riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

“O mau cheiro estava muito forte. Quando fomos ver de perto, percebemos que era esgoto caindo diretamente no córrego”, relatou o internauta.

O córrego Brejo Comprido é um afluente que deságua no rio Tocantins (lago de Palmas) e é conhecido por ser um ponto utilizado por moradores para lazer e pesca, o que aumenta a preocupação diante da contaminação da água. Além de prejudicar a fauna e a flora local, o despejo irregular pode afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas que utilizam o espaço, além de contribuir para a poluição da água captada pela BRK, responsável pelo abastecimento da capital.

Moradores pedem que as autoridades competentes realizem uma vistoria no local e adotem as medidas necessárias para interromper o despejo irregular, além de investigar a origem do esgoto.

Continua após a publicidade

Até o momento, não há informações sobre os responsáveis pelo descarte nem sobre possíveis ações de fiscalização.

 

 

Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins