ENTRETENIMENTO

Nova exposição do Corredor Cultural da UFT vai abordar o olhar indígena sobre o cômico

A abertura oficial da exposição será às 9h, e tem como tema "De que riem os indígenas" da artista Ana Carolina Fialho de Abreu.

22/09/2018 18h42
Por: Alessandro Ferreira
374

Terá início nesta sexta-feira (21) a nova exposição do Programa Corredor Cultural, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), e que é realizada no hall do Bloco IV (Reitoria), no Câmpus de Palmas. A abertura oficial da exposição será às 9h, e tem como tema "De que riem os indígenas"  da artista Ana Carolina Fialho de Abreu.

Ana Carolina conta que a inspiração para o tema surgiu da sua participação em uma das oficinas de Andres Del Bosque, mestre bufão chileno, que compartilhou sobre diversos grupos indígenas que tinham na sua comunidade um personagem, um cômico ritual que tem a função social de fazer rir. "O riso é forma de denúncia pela luta social de seus povos, pacificador de seus conflitos internos e também como ato político", diz.

A artista esteve por seis anos em pesquisa de campo, vivendo na comunidade Krahô em contato com os Hôxwas. E por meio de estudos conheceu também os Llamichus. Ambos são cômicos rituais de comunidades indígenas, e que agora são o tema da sua exposição no Corredor Cultural da UFT.

A abertura da exposição de Ana Carolina terá uma roda de conversa com a artista e os estudantes Francisco de Holanda do curso de Licenciatura em Teatro e Giovana Kurovski, do curso de Filosofia, quando conversarão sobre a vivência na aldeia Krahô (Manoel Alves Pequeno) e mediação de cânticos indígenas e vissungos.

O Corredor Cultural

O Corredor Cultural é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que visa ocupar o espaço expositivo localizado no prédio da Reitoria da Universidade, bem como circular entre os Câmpus da UFT. O Programa, por meio de edital, seleciona propostas expositivas de obras de artes visuais, categoria que engloba as áreas de pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação e outras técnicas. Visando divulgar e estimular a produção de artes, sensibilizando a comunidade para a fruição artística.

 

Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
PalmasPalmas - TO Notícias de Palmas
Palmas - TO
Atualizado às 13h03
31°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 19°
31°

Sensação

19 km/h

Vento

38.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
BANNER CAMPANHA ARRAIÁ DA AMIZADE 2019
Municípios
CAMPANHA PRESENÇA DIGITAL WEB- 1
Últimas notícias
Mais lidas