Segunda, 22 de outubro de 2018
63 98500 8112
Saúde

24/09/2018 às 18h59 - atualizada em 24/09/2018 às 23h40

1.062

Perla Guimarães

Palmas / TO

Infecções íntimas e outros vilões das mulheres que desejam engravidar
Problemas na saúde íntima geram secura vaginal, coceira e podem ser provocados por alterações hormonais ou consumo de substâncias
Infecções íntimas e outros vilões das mulheres que desejam engravidar

Um dos primeiros incômodos entre as mulheres que apresentam alterações hormonais é a  secura vaginal. É engano pensar que a falta de lubrificação é acometida somente em períodos de menopausa, até mesmo as mais jovens podem apresentar esse sintoma em determinado momento.


Segundo o portal especialista em saúde e maternidade, Trocando Fraldas, a secura vaginal está presente em 33% das brasileiras e pode significar um problema para a gravidez. Aqui vamos listar possíveis complicações que geram a secura vaginal e desequilibra a saúde íntima da mulher. Acompanhe.


Desequilíbrio hormonal


A flora vaginal é um sistema que necessita da produção adequada de estrogênio para estimular as células da parede vaginal na produção do glicogênio. As bactérias saudáveis, como os lactobacilos presentes nessa região, ajudam a manter em equilíbrio o pH e a deter possíveis agressores.


Por algumas razões como infecções, inflamações e outros, a produção de estrogênio no organismo pode ser insuficiente, o que desequilibra a flora vaginal e pode gerar secura.


Portanto, antes de usar qualquer tipo de lubrificante para resolver o problema momentaneamente é essencial procurar auxílio de uma ginecologista para avaliar o quadro.


Amamentação


Embora pouco comentado, o período da amamentação também pode afetar a flora vaginal, porém isso não é uma regra, algumas mulheres não apresentam esse sintoma.


A prolactina produzida durante a amamentação interfere na liberação do hormônio estrogênio, mas nem sempre gera desequilíbrio. Mães que produzem prolactina em excesso podem ser acometidas pela queda da lubrificação. Nesse caso é recomendado procurar orientação médica.


Menopausa


Durante a menopausa é muito comum a secura vaginal, pois nessa fase todos os hormônios sexuais femininos sofrem alterações. Esse é um período em que o corpo compreende que passou da fase reprodutiva, portanto diminui a produção de células na parede vaginal responsáveis pela lubrificação e fertilidade.


Além da secura vaginal, as mulheres em período de menopausa apresentam outros sintomas como a coceira e devem realizar o acompanhamento médico. Se houver necessidade o especialista vai indicar a reposição hormonal para esses casos, além do lubrificante íntimo.


Infecções


A candidíase é uma das infecções mais comuns entre as mulheres, afetando cerca de 75% da população feminina. Os fungos oportunistas que vivem na própria região vaginal podem se manifestar em decorrência da baixa imunidade ou má higiene íntima.


A candidíase provoca coceira, ardência ao urinar e corrimento incomum. A manifestação do problema, assim como outros tipos de inflamações, pode gerar secura, pois altera o pH saudável da vagina e a umidade natural.


Faça exames ginecológicos regularmente para o diagnóstico do problema e tratamento. O trato é bastante simples com a indicação de pomadas e se necessário, comprimido oral.


Medicamentos


Alguns medicamentos alteram a flora vaginal, como antibióticos ou mesmo tratamentos quimioterápicos modificam a produção de estrogênio no organismo. Nestes casos a secura na vagina pode ser incidente.


Pílulas anticoncepcionais também alteram a produção de estrogênio no corpo feminino. O receptor do progestagênio é antagonista ao estrogênio e pode dificultar a sua absorção nas células.


Não é uma regra, mas algumas mulheres podem perceber a menor lubrificação após a troca de anticoncepcional ou o consumo de algum medicamento. Consulte o especialista e veja a possibilidade de substituição do método ou indicação de lubrificantes.


Qual o papel da lubrificação vaginal na gravidez?


Mulheres com menor lubrificação, mesmo em período fértil, podem apresentar dificuldade na gravidez. As causas da infertilidade ainda é um tema muito estudado na bancada científica e envolve desde fatores biológicos, até questões socioeconômicas e ambientais.


Por conta da complexidade dos diagnósticos entre os casais que não conseguem engravidar, 36% das situações pertencem a causas desconhecidas.


A lubrificação da vagina além de tornar o ato sexual mais prazeroso, tem um papel importante na fertilidade, uma vez que contribui para passagem do espermatozoide até o colo do útero permitindo o aceso as trompa e fertilização após a liberação do óvulo.


Na ausência do muco cervical todo o processo de reprodução natural é afetado. Os espermatozoides necessitam de um ambiente saudável para se manterem vivos após a ejaculação. Uma vez que o pH vaginal sofre alterações ou apresenta acidez excessiva pode impedir a sobrevivência dos espermatozoides e dificultar a gravidez.


Os lubrificantes vaginais funcionam? Quando é indicado?


Após a investigação do quadro clínico do casal por médicos e especialistas competentes, além da checagem de que não existem outros fatores que possam dificultar a gravidez do casal, a lubrificação pode ser indicada.


Hoje é possível contar com formulações específicas para quem deseja engravidar e o pH ideal para a saúde dos espermatozoides. O Conceive Plus e o Famigel, são alguns exemplos. Consulte sempre o seu médico ginecologista para a indicação e certifique a sua saúde antes de consumir qualquer produto.


 


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Saúde do Corpo

Saúde do Corpo

Blog/coluna Perla Viviane Guimarães
RAPIDINHAS
Postada em 06/10/2018 ás 17h46

Amanhã iremos às urnas para decidir quem será nosso o proximo  governador,  2 Senadores,  8 Deputados Federais e 24 Deputados Estaduais. Temos que escolher bem, para que não possamos cair novamente em outra onda de instabilidade.  Ainda não nos recuperamos da primeira, logo veio outra e não podemos correr o risco de termos uma terceira, que será o decreto do fim do Estado do Tocantins, por isso, é imprescindível que você antes de digitar os números de seus candidatos pense no futuro do seu filho.

Postada em 29/09/2018 ás 09h30

O Tocantins está caindo em mais uma insegurança política e jurídica. Será a terceira vez que um governador é cassado no Tocantins: duas vezes com Marcelo Miranda e uma provável com Carlesse.

Os crimes que cassaram Marcelo Miranda e podem cassar Carlesse são os mesmos: abuso de poder econômico e político. Essas inseguranças jurídicas e políticas ocasionadas pelo desejo do poder pelo poder causam um mal ao tocantinense de bem, empresas fogem do Estado, desemprego aumenta e a miséria se alastra em solos tocantinenses.

Não aguentamos mais uma cassação, isso será o decreto do fim do Tocantins. Dia 7 de Outubro não pense no agora, pense no futuro, e no desgaste que um mandato interrompido causa. Precisamos de melhorar a economia do Tocantins para melhorar a vida do tocantinense, Carlesse com essa insegurança jurídica não garante isso.

 

Kelps Mota

Postada em 27/09/2018 ás 11h06

Para reflexão: Tudo vai dar certo na sua vida, acredite em seu potencial. 

Esta mensagem é para alegrar todas as pessoas que estão passando por inúmeras dificuldades. Essa mensagem pode ser para você e quero através dela quero lhe dar forças para enfrentar todos os obstáculos nessa fase que está sendo tão difícil de encarar.

Olha faça de seus pensamentos a força de que está precisando. Esqueça as coisas ruins e limpe a sua mente cultivando somente bons pensamentos. Acredite no seu sucesso total, não imagine e nem crie obstáculos na sua mente pois eles podem fazer com que você desacredite do seu sucesso.

Eu conheci uma pessoa que falava a seguinte frase. “Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar”. Por isso peso a você que tenha fé, otimismo e ação. Sua vida só você a vive, portanto goste mais, acredite mais, e seja mais feliz, procure plantar muitas sementes de amor e otimismo na sua vida, e você colherá sempre maravilhosos frutos é vencerá todas as barreiras que vierem a aparecer nos seus caminhos.

Eu acredito em você!

(Alessandro Ferreira – Jornalista MTB 999/TO)

Postada em 23/09/2018 ás 14h41

Os ratos do Hospital Regional de Araguaína mostrados no Bom Dia Brasil da rede GLOBO de televisão é outra amostra do quanto que o governo Carlesse está estabilizando o Estado, imobilizando-o, deixando ele parado como sempre esteve.

O Estado das propagandas eleitorais é uma obra de ficção bem elaborada. Tudo é lindo, tudo funciona. Mas a vida real é cruel. Os ratos que moram no Regional de Araguaína e transita entre pacientes é a triste realidade de um Estado que estabilizou, parou ali onde sempre esteve e não andou mais.

Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]