Tuesday, 30 de November de 2021
27°

Nuvens esparsas

Palmas - TO

Entretenimento TURISMO

UFT colabora na criação de protocolos de segurança para retomada do turismo nas Serras Gerais

Cada município da região deverá publicar leis para regulamentar essa retomada, seguindo ainda, os protocolos de higiene pessoal, segurança sanitária, distanciamento social e sanitização de ambientes.

17/08/2020 às 19h01
Por: Redação Fonte: Superintendência de Comunicação - UFT
Compartilhe:

Como ação integrada ao projeto UFT Social, gerido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), e com o objetivo de oferecer diretrizes de enfrentamento à COVID-19 para a retomada da atividade turística na Região das Serras Gerais, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, do Câmpus de Arraias, em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur), o Sebrae, a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), além de representantes dos municípios da região elaboraram o Protocolo de Segurança Sanitária para a Retomada do Turismo nas Serras Gerais.

Cada município da região deverá publicar leis para regulamentar essa retomada, seguindo ainda, os protocolos de higiene pessoal, segurança sanitária, distanciamento social e sanitização de ambientes para as atividades relacionadas ao turismo, que deverão ser seguidos por empresas, profissionais condutores e toda a cadeia produtiva do turismo, seja nos meios de hospedagem, serviços de alimentação, atrativos de natureza, agenciamento receptivo (incluindo transportes de turistas) e lojas de artesanato, souvenir e outros comércios de apoio ao turista.

Segundo a professora do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, Valdirene Gomes dos Santos de Jesus, os protocolos de segurança sanitária do turismo nas Serras Gerais compõem um documento fundamental e importante para o retorno das atividades na região. “Ressaltamos que somente as prefeituras podem liberar essa volta, mas estamos felizes por padronizar os protocolos, assim quando o turista circular nas Serras Gerais, verá que há um padrão de segurança nas operações”, destacou.

Segundo informações da Assegtur, desde o mês de março, quando da paralisação das atividades ligadas ao turismo devido a pandemia da Covid19, cerca de 250 micros e pequenos empreendedores foram atingidos. Para a diretora executiva da Assegtur, Fernanda Castro, o trabalho da UFT foi essencial e com uma participação efetiva dos professores, pois a universidade está sempre presente na região com os trabalhos de extensão e divulgação do turismo na região. “Reunimos as prefeituras, todos os parceiros como UFT, Sebrae e Adetuc e criamos esse documento, que já foi aprovado, e está sendo repassado para que todas as prefeituras da região coloquem em ação, além da realização de treinamento de todas as pessoas ligadas ao trade turístico”, explicou a diretora.

Serras Gerais

A Região das Serras Gerais está localizada no sudeste do Tocantins e é formada por 22 municípios, porém a concentração das atividades turísticas ocorrem em 9 deles, sendo: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga, traduzindo às comunidades da região a oportunidades de emprego e renda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO Atualizado às 11h52 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

Wed 29°C 21°C
Thu 29°C 20°C
Fri 29°C 21°C
Sat 30°C 22°C
Sun 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete