Sábado, 19 de Setembro de 2020 19:41
63 98500-8112
Saúde CIRURGIAS CARDÍACAS

Defensoria Pública recomenda a regularização de atendimentos de cardiologia no HGP

Estado tem dez dias para prestar as informações acerca dos requerimentos.

11/09/2020 14h14
56
Por: Redação | Agência Tocantins Fonte: Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO)
Hospital Geral de Palmas (HGP).
Hospital Geral de Palmas (HGP).

Por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), expediu Recomendação à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) solicitando a regularização da oferta de cirurgias cardíacas no Hospital Geral de Palmas (HGP). O expediente foi motivado pela detecção de que 12 pessoas aguardam para serem submetidas a procedimentos cirúrgicos cardiológicos na unidade hospitalar.

Por conta da demora na realização dos procedimentos, o Nusa requer que seja regularizado o serviço de cardiologia e a realização de procedimentos cirúrgicos no HGP, além de demais procedimentos cardíacos pertencentes ao rol contemplado no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS).

Por meio da Recomendação, apresentada nesta quinta-feira, 10, o Nusa solicitou, também, informações acerca da pactuação com o Hospital Dom Orione de Araguaína, sobre quais procedimentos cardiológicos pactuados que ainda encontram-se em vigor.  “Com relação descritiva e cópias dos termos de todos os convênios firmados, repasses de recursos financeiros, faturas ou comprovantes de pagamentos realizados ao hospital dos procedimentos cardíacos realizados”, aponta o pedido da Defensoria Pública.

Foi demandada, ainda, a relação dos pacientes que aguardam procedimentos cardiológicos de alta complexidade e o tempo de espera de cada um.

O Nusa questionou, também, se persiste a falta de materiais e equipamentos no HPG e se ainda há processo licitatório em aberto, além de quais as medidas foram adotadas para a regularidade do fornecimento.

Conforme a recomendação, o Estado tem dez dias para prestar as informações acerca dos requerimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °