Quinta, 03 de Dezembro de 2020 04:34
63 98500-8112
Polícia SEGURANÇA PÚBLICA

Princípio de motim é controlado no presídio de Cariri após ação rápida da Polícia Penal; Vídeos

A confusão teve início por volta das 09h, sendo controlada por agentes da Execução Penal (Polícia Penal) que agiram rápido e conseguiram manter a ordem na Unidade Penal, cerca de duas horas depois.

19/10/2020 23h14
898
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
A Polícia Militar foi acionada e deu apoio na área externa do presídio - Foto: Reprodução/Agência Tocantins
A Polícia Militar foi acionada e deu apoio na área externa do presídio - Foto: Reprodução/Agência Tocantins

Um princípio de motim registrado no início da manhã dessa segunda-feira (19) no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã – CRSLA, em Cariri do Tocantins, na região sul do estado, foi controlado após ação da Polícia Penal. A confusão teve início por volta das 09h, sendo controlada por agentes da Execução Penal (Polícia Penal) que agiram rápido e conseguiram manter a ordem na Unidade Penal, cerca de duas horas depois. Nenhuma fuga foi registrada.

De acordo com informações apuradas pela Agência Tocantins, detentos que cumprem pena no pavilhão 01, iniciaram uma greve de fome, em reivindicação do retorno das visitas dos familiares além outros benefícios que foram suspensos em virtude da pandemia da Covid-19.

Ainda de acordo com informações apuradas pela reportagem, o motim teve início, após os reeducados do pavilhão 02 se recusarem a aderir à greve de fome deflagrada pelos presos do pavilhão 01 que é controlado por membros de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios tocantinenses.

Durante o motim, vários detentos ficaram feridos, eles receberam atendimento médico e foram colocados de volta nos pavilhões. Após controlar a situação, os policiais penais realizaram a contagem dos presos. A Polícia Militar foi acionada e deu apoio na área externa do presídio.

Segundo a Secretaria do Estado da Cidadania e Justiça – SECIJU, A direção do presídio irá instaurar um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido e avaliar possíveis danos ao patrimônio público.

Em entrevista a TV Anhanguera, o secretário de Cidadania e Justiça do Tocantins, Heber Fidelis, anunciou na noite desta segunda-feira (19) que os presos do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri do Tocantins, serão transferidos para um novo prédio nos próximos dias.

Em nota, a pasta informou que a unidade prisional de Cariri está sob controle e segue a rotina normal.

Confira a íntegra da nota

A Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, confirma que houve um princípio de motim no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, mas que a situação já está sob controle e a segurança restabelecida na unidade.

A Seciju informa também que não houve mortes e que todas as celas estão sendo revistadas para garantir o bom funcionamento da unidade prisional.

Todas as vias que dar acesso ao presídio chegaram a ser fechadas. Confira vídeos que circulam nas redes sociais e mostra movimentação de policiais penais dentro da carceragem da Unidade Penal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 04h28 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 35°

29° Sensação
6 km/h Vento
79% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.