Tuesday, 30 de November de 2021
27°

Nuvens esparsas

Palmas - TO

Eleições 2020 MARIANÓPOLIS TO

Pesquisa eleitoral: Isaias Piagem entra na reta final da campanha com ampla vantagem em Marianópolis

Na entrevista espontânea, quando o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos, 72,7% dos eleitores afirmaram que pretendem votar em Isaias Piagem

13/11/2020 às 23h24
Por: Edson Gilmar Fonte: Edsom Gilmar com informações do Portal Surgiu
Compartilhe:
Sede do Poder Executivo de Marianópolis do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar / Arquivo
Sede do Poder Executivo de Marianópolis do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar / Arquivo

O atual prefeito de Marianópolis do Tocantins, Isaias Piagem (DEM), entra na reta final das eleições municipais de 2020 com ampla vantagem sobre a única concorrente no pleito, a professora Vani (PTB), é o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto ABR (iABR) no dia 9 de novembro. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (13). Segundo o estudo independente, o gestor tem cerca de 51 pontos percentuais de vantagem.

Confira os resultados:

Pesquisa espontânea

Na entrevista espontânea, quando o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos, 72,7% dos eleitores afirmaram que pretendem votar em Isaias Piagem, enquanto que Vani é mencionada por 21,7%. Os outros 5,6% permanecem indecisos ou não responderam.

Pesquisa estimulada

Na estimulada, pergunta na qual o entrevistador cita os nomes de todos os candidatos, o percentual de Piagem sobe para 73,0%, enquanto que o de Vani cai para 21,3%. Os demais 5,7% continuam indecisos ou preferiram não opinar.

Rejeição

O índice de rejeição mensurado pelo iABR revela que Vani teria dificuldades para virar a disputa. Dos entrevistados, 56,0% afirmaram que não votariam na candidata de jeito nenhum. A rejeição de Isaias Piagem é de 15,7%. Os que disseram que poderiam votar em qualquer um dos dois, ou não responderam, correspondem a 28,3%.

Expectativa de vitória

Questionados sobre quem acreditam que vencerá as eleições, independentemente do próprio voto, 74,3% disseram que Piagem será reeleito, enquanto que 14,7% afirmaram que a próxima prefeita será Vani. Os outros 11,0% responderam que não sabem quem vai ganhar ou não opinaram.

Avaliação da gestão municipal

Por fim, o Instituto ABR avaliou a percepção da população quanto à gestão do prefeito Isaias Piagem. Para 75,0% dos entrevistados, a administração do democrata está aprovada. Os que desaprovam representam 18,7%. Os demais 6,3% afirmaram não saber ou não responderam.

Metodologia

O Instituto ABR ouviu 300 eleitores de Marianópolis do Tocantins no dia 09/11/2020. A pesquisa abrangeu três regiões do município: Centro Oeste, Centro Leste e Manchete, apresentando nível de confiança de 95% e margem de erro estimada em 5,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no TSE com o número TO-01992/2020. Responsável: Instituto ABR de Educação, Esportes, Cultura e Cidadania – CNPJ: 24.428.494/0001-78.

Isaías Piajem lideram a corrida a Paço Municipal de Marianópolis do Tocantins - Foto: Surgiu / Divulgação
Isaías Piajem lideram a corrida a Paço Municipal de Marianópolis do Tocantins - Foto: Surgiu / Divulgação

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO Atualizado às 11h52 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

Wed 29°C 21°C
Thu 29°C 20°C
Fri 29°C 21°C
Sat 30°C 22°C
Sun 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete