Quinta, 26 de Novembro de 2020 21:26
63 98500-8112
Política DIVINÓPOLIS TO

Exclusivo: Prefeito de Divinópolis é denunciado ao MP por suposto envolvimento no escândalo dos funcionários “fantasmas” e Organização Criminosa

Segundo as fontes que pediram para não serem identificadas, foi repassada ao GAECO uma vasta documentação e relatórios que retrata em detalhes o suposto esquema criminoso

15/11/2020 01h40 Atualizada há 2 semanas
2.270
Por: Edson Gilmar Fonte: Edsom Gilmar
Padre Florisvane foi denunciado ao GAECO por suposto envolvimento no escândalo dos funcionários
Padre Florisvane foi denunciado ao GAECO por suposto envolvimento no escândalo dos funcionários "fantasmas" - Foto: Divulgação

Esta semana moradores procuraram a nossa reportagem, para afirmar que o prefeito de Divinópolis do Tocantins, Padre Florisvane (PSD), foi denunciado formalmente ao Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas – TO, sobre o escândalo dos funcionários “fantasmas”, que estariam recebendo sem prestar qualquer tipo de atividade a prefeitura da cidade. A denúncia, segundo informações foi direcionada ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Segundo as fontes que pediram para não serem identificadas, foi repassada ao GAECO uma vasta documentação e relatórios que retrata em detalhes o suposto esquema criminoso, que ficou conhecido como “Escândalo dos Gaspazinhos”. Ainda que acordo com o grupo de moradores que revelou o escândalo ao órgão fiscalizador, o prefeito Padre Florisvane (PSD), é apontado como chefe da suposta Organização Criminosa que estaria desviando recursos do Paço Municipal.

As fontes não repassaram mais detalhes para a nossa reportagem, sobre o conteúdo da denúncia ao Ministério Público, que segundo os próprios denunciadores, seria para não atrapalhar a possível investida do Ministério Público, sobre o grupo supostamente chefiado pelo homem do chapéu. A denúncia foi anônima. 

Se ficar comprovada as informações da denúncia ao órgão fiscalizador, o prefeito Padre Florisvane (PSD), e os demais denunciados irão responder possivelmente por ato de Improbidade Administrativa, lei 8.429/92. Podendo ter os bens bloqueados, além de devolver  os recursos aos cofres públicos, e os direitos político suspensos. Se não ficar comprovada as irregularidades, o procedimento será arquivado.

O atual prefeito de Divinópolis do Tocantins, é suspeito de inúmeros crimes contra a administração pública, neste 08 anos de mandato que se encerra em 31 de dezembro de 2020.

Padre Florisvane (PSD), chegou ao poder em Divinópolis do Tocantins, após grupos políticos o convidarem para liderar uma frente contra o ex – candidato e ex – prefeito Rodolfo Botelho (PSDB). O social democrata derrotou 02 vezes subsequente o tucano (2012 e 2016).

Desde quando o escândalo foi revelado por moradores, em grupo de aplicativos de celulares, nossa reportagem insistentemente tem pedido uma entrevista a mandatário para esclarecimentos dos fatos, por intermédio da Assessoria de Comunicação, da prefeitura de Divinópolis do Tocantins. Porém não tivemos sucesso.

Operação “assombro”

Os crimes contra Administração Pública relacionado a funcionários “fantasmas”, tem sido alvo de investigações da Polícia Civil, Federal e Ministério Público no Tocantins.

No dia 17 de março de 2020, 80 policiais federais, desencadearam a operação “assombro”, contra possíveis funcionários “fantasmas”, no governo do Estado. A ação da PF, foi em decorrência da operação “catarse”, da Polícia Civil, desencadeada em 2018, que averiguava cerca de 300 “gaspazinhos”, no governo estadual. Na época da “assombro”, o governo do estado divulgou nota afirmando que colaborava com corporação, e que não existia servidores “fantasma” nos quadros da gestão do Palácio Araguaia.

Ministério Público deverá investigar denuncias de irregularidades na municipalidade de Divinópolis do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar / Arquivo
Ministério Público deverá investigar denuncias de irregularidades na municipalidade de Divinópolis do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar / Arquivo

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 21h07 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 35°

31° Sensação
7 km/h Vento
55% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens