Quinta, 26 de Novembro de 2020 20:48
63 98500-8112
Política CÂMARA DE PALMAS

Das 19 vagas na Câmara Municipal de Palmas, 11 são de novos vereadores

A renovação foi maior do que na eleição passada, em 2016, quando nove parlamentares novatos assumiram o cargo. Quantidade de mulheres na Casa também subiu, de duas para quatro.

17/11/2020 12h18
396
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
Câmara de Vereadores de Palmas - Foto: Divulgação
Câmara de Vereadores de Palmas - Foto: Divulgação

Das 19 cadeiras da Câmara Municipal de Palmas, oito vão continuar com parlamentares que se reelegeram. As outras 11 vão ser ocupadas por novos vereadores. A renovação foi de 57,8%, índice maior que o da eleição passada, em 2016, quando apenas nove novatos assumiram, uma percentual de 47,3%. (Veja a lista abaixo)

O atual presidente da Casa Marilon Barbosa (DEM) foi o vereador com a maior quantidade de votos, 2.953. "Com certeza, absoluta, vou retribuir com trabalho e dedicação como venho fazendo naquela parlamento", disse.

Pedro Cardoso (DEM) vai ocupar pela primeira vez uma vaga na Casa. Aos 24 anos, é o vereador mais jovem da história da Câmara Municipal de Palmas. Ele recebeu 2.925 votos e foi o segundo mais bem votado entre os eleitos. Ele pretende compor a base de apoio da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

"É um privilégio muito grande exercer esse mandato junto com a sociedade de Palmas, grato a toda a população que acreditou no nosso trabalho", enfatizou.

Em 2021, a Câmara Municipal terá mais representatividade feminina. Das 19 cadeiras, quatro serão ocupadas por mulheres. Em 2016, apenas duas tinham sido eleitas.

Entre elas, a mais bem votada foi a professora Janadi Valcari (Pode), com 2.083 votos. Será o primeiro mandato dela como vereadora com foco na educação, esporte e cultura e na defesa da mulher. "Principalmente levando vários temas à discussão, como violência doméstica e também a igualdade da família".

Nessa legislatura, o PSDB elegeu três parlamentares e passa a ser o partido com o maior número de vereadores. O DEM, PDB e Cidadania elegeram dois vereadores, cada um. Já o Podemos, PDT, MDB, Solidariedade, Avante, Republicanos, PSL, PT, Patriota e PROS, elegeu um vereador cada.

Segundo o professor especialista em direito eleitoral, Evandro Borges, esse formato vai favorecer a base de apoio da prefeita reeleita, que já trabalha com a maioria da casa.

"A prefeita já tinha uma base de apoio na Câmara bastante consolidada. Eu acredito até que ela tem condições de ampliar essa base de apoio. A existência de uma oposição independente e combativa é fundamental para manter essa democracia e para a devida fiscalização, que o eleitor deve exercer através desses vereadores de oposição sobre as atividades do Poder Executivo".

Para o sociólogo Marcelo Brice, a nova configuração não pode ser considerada uma renovação. "O aumento da representatividade tanto de mulheres, quanto de negros e deficientes, é muito importante. Mas se isso não for acompanhado de uma outra forma de fazer política, não resolve muita coisa".

Os novos vereadores tomam posse em fevereiro de 2021 para um mandato de quatro anos.

Vereadores novatos

01 – Pedro Cardoso (DEM)

03 – Profª Janadi Valcari (Pode)

04 – Eudes Assis (PSDB)

05 – Joatan (Cidadania)

06 – Junior Brasão (PSB)

07 – Rubens Uchôa (Cidadania)

08 – Daniel Nascimento (Republicanos)

09 – Márcio Reis (PSL)

10 – Lacerda do Gás (PSB)

11 – Solange Duailibe (PT)

12 – Professora Iolanda Castro (PROS)

Vereadores reeleitos

01 – Marilon Barbosa (DEM)

02 – Filipe Martins (PSDB)

03 – Moisemar Marinho (PDT)

04 – Rogério Freitas (MDB)

05 – Laudecy Coimbra (SD)

06 – Waldson da Agesp (Avante)

07 – Jucelino (PSDB)

08 – Folha (Patriota)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 20h46 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

29° Sensação
7.6 km/h Vento
48.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens