22°C 32°C
Palmas, TO

Veja a entrevista na íntegra da prefeita eleita de Monte Santo do Tocantins Enfermeira Nezita

Em suas considerações finais, a líder política lembrou do eleitorado, do vice – prefeito eleito Dr. Edvaldo (PSL), e se emocionou ao citar o pai, já falecido.

19/11/2020 às 20h51 Atualizada em 19/11/2020 às 21h39
Por: Edson Gilmar Fonte: Edsom Gilmar
Compartilhe:
Enfeira Nezita tomará posse como a primeira mulher a gerir o Poder Executivo de Manto Santo do Tocantins - Foto: Divulgação
Enfeira Nezita tomará posse como a primeira mulher a gerir o Poder Executivo de Manto Santo do Tocantins - Foto: Divulgação

A prefeita eleita de Monte Santo, Enfermeira Nezita (PSL), enfrentou e derrotou casiques poderosos da política local, na difícil queda de braço eleitoral contra o atual prefeito e ex – candidato a reeleição Cleo (PSC). Com o apoio popular e carisma, Nezita fez história, e se tornou a primeira mulher a vencer as eleições, para prefeito no município, que é o portão do Vale do Araguaia.

Nesta quinta – feira (19), a mulher que fará o juramento no dia 1º de janeiro de 2021, recebeu a nossa reportagem em sua residência, e gravou entrevista. Em uma entrevista franca e reveladora, a próxima gestora da cidade, falou sobre como foi construída a vitória nas urnas, enalteceu e reafirmou a parceria com a Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL), uma de suas principais correligionárias no cenário político estadual.

A futura dirigente, falou abertamente de como será escolhido o perfil para compor o primeiro escalão. Em outro ponto da entrevista a social liberal, garantiu que está alinhada ao Estado Democrático de Direito, e que irá manter as mesmas virtudes quando estiver no principal gabinete do Palácio do Poder Executivo. Nitidamente Nezita tem demostrado espírito público e muita motivação, para assumir o cargo que lhe foi outorgado através do sufrágio universal (votos válidos).

Em suas considerações finais, a líder política lembrou do eleitorado, do vice – prefeito eleito Dr. Edvaldo (PSL), e se emocionou ao citar o pai, já falecido. Segue na íntegra a entrevista com próxima alcaide de Monte Santo do Tocantins.

Prefeita inicialmente a gente gostaria de parabenizar a senhora pela sua vitória, e a gente gostaria de saber se podemos fazer qualquer pergunta ou se a senhora gostaria que não fosse lhe direcionado algum assunto polêmico?

Enfermeira Nezita: Não, não, pode ser feita qualquer pergunta.

Prefeita qual a avaliação que a senhora faz da campanha e como essa vitória da senhora foi construída ao longo do caminho?

Enfermeira Nezita: A avaliação que posso fazer é que foi perfeita. É se fosse para começar hoje novamente, faria tudo igualzinho, não mudaria nada, nada. É, e a campanha, ela foi surgindo ao longo do tempo, nós começamos isso a três anos atrás, com o nobre vereador, e isso foi crescendo ao longo desse tempo, a gente foi juntando parceiros, foi construído, foram as pessoas acreditando, os parceiros acreditando nessa vontade de mudança da gente, que a gente desde o ínicio, a gente queria que houvesse uma mudança de conduta, de postura, até mesmo junto aos políticos que estavam vindo com a gente, e se foi se construindo, então é, a gente só tem agradecer todos os parceiros que acreditaram, nessa mudança que a gente vem pregando.

Prefeita, quais vão ser as áreas que serão prioridades na sua gestão?

Enfermeira Nezita: Nesse momento, muitos dizem por eu ser uma enfermeira de carreira, e de ter um médico como vice, a saúde deveria ser prioridade, e não deixa de ser, devido a situação que se encontra a saúde do nosso município hoje, mas nós temos prioridade como a Educação, a Infraestrutura, Transporte, porque assim; a gente sabe da deficiência que a gente tem passado, ao longo desses quatro anos que se passaram aí. Então assim, nós temos deficiência em todas as áreas , todas as áreas. Temos escolas sucateada, tanto na zona rural, como aqui em Monte Santo, então assim, a precariedade da Educação aqui chega ser absurda, então a gente tem que trabalhar muito em relação a isso. Maquinários, a maioria está sucateado, então assim, então não tem como falar hoje, o que é prioridade. Temos que ter serviço neste município nos quatro quantos, e é isso que a gente vai fazer, e é isso que  gente está buscando para que isso ocorra.

Palácio do Poder Executivo de Monte Santo do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar
Palácio do Poder Executivo de Monte Santo do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar

 

Prefeita quais critérios serão escolhidos o primeiro escalão para compor o governo da senhora?

Enfermeira Nezita: Os critérios serão técnicos. E eu tenho certeza, que essas pessoas; nós não fizemos compromisso nenhum durante a campanha, graças a Deus por isso, então hoje a gente tem a liberdade de escolher os companheiros que estão com a gente, e normalmente isso é feito, o primeiro escalão normalmente por aquelas pessoas que primeiro acreditou na gente. Mas você pode ter certeza que a gente vai escolher o primeiro escalão, a maioria pessoas técnicas, que realmente vão está é, dedicando o seu tempo, e o seu compromisso com o município de Monte Santo.

Prefeita, a senhora é tida como uma profissional extremamente competente, e muito rigorosa na questão com os colegas, questão de perfeccionismo, de organização. A senhora pretendo levar esse perfil para o Poder Executivo, ou mudaria alguma coisa na sua personalidade, a partir de 1º de janeiro de 2021?

Enfermeira Nezita: Mudar nunca. É, eu acho que é isso que me trouxe até aqui, as pessoas acreditou nisso, porque a situação que o nosso município se encontra, é, uma das coisas que você tem que ter é compromisso e seriedade e responsabilidade, então essa questão da firmeza, e do querer que as coisas aconteçam da melhor forma possível, ela vai continuar, durante os quatro anos de nosso mandato.

Enfermeira Nezita e o vice - Dr. Edivaldo superaram o gigantismo da máquina pública e cassiques da política de Monte Santo - TO - Foto: Divulgação / Arquivo
Enfermeira Nezita e o vice - Dr. Edivaldo superaram o gigantismo da máquina pública e cassiques da política de Monte Santo - TO - Foto: Divulgação / Arquivo

 

Prefeita a senhora está preparada para as cobranças, para as críticas, para os problemas do dia a dia, para as pressões do Poder Legislativo, do próprio Poder Executivo, do 1º escalão, da sociedade, da oposição e da imprensa?

Enfermeira Nezita: Sim. Porque é, a minha vida aqui neste município foi caracterizada na maior parte por perseguição, então assim nós apanhamos muito, inclusive os companheiros que estão junto com a gente, foram companheiros que foram desistindo de outras administrações fracassadas, então a gente está bem tranquilo em relação a isso, e a gente teve prova durante esse tempo que a gente estava nessa campanha, foram usado tudo quanto é tipo de tentativa de fazer com que a população desacreditava nessa questão dessa mudança da seriedade e do compromisso da Enfermeira Nezita, mas graças a Deus, é, a gente teve muita tranquilidade, para está absorvendo isso, e jamais foi retrucado, ninguém viu a Enfermeira Nezita falando mau de ninguém, em cima de palanque e nem jogando pedra em ninguém, eu acho até mesmo porque não precisava, é como dizem por aí, quem vai a reeleição tem que mostrar o que fez, não precisa falar mais nada.

Qual a avaliação que a senhora faz e o que a comunidade pode esperar da parceria da senhora com a deputada Vanda Monteiro do PSL?

Enfermeira Nezita: Duas mulheres guerreiras. Eu agradeço imensamente a deputada Vanda Monteiro, por ter acreditado na Enfermeira Nezita, é, onde começou simplesmente como uma pessoa; muitos diziam que a Nezita não fazia grupo, que Nezita só tinha ela e o vereador, então e essa parceria foi crescendo, e a Deputada Vanda Monteiro, acreditando nisso. Então assim, só tem a dar certo, e já está dando certo, a Deputada Vanda Monteiro é uma guerreira, e já está nos ajudando, já nos chamou lá no gabinete dela, já colocando emenda parlamentar, já agora no final do ano para que a gente possa socorrer o nosso município, e eu agradeço muito a deputada, por ter acreditado na nossa vontade aqui.

Prefeita como que a senhora pretende gerir a máquina pública diante de um cenário de crise como é o caso da pandemia do novo coronavírus?

Enfermeira Nezita: Com responsabilidade. Porque a gente sabe que nós vamos pegar um município que não está muito bem. Então a gente tem que ter muita responsabilidade com esse compromisso, com a coisa pública. Eu sou servidora pública a 16 anos, e sou administradora desde menina, ajudei meu pai gerir as coisas que nos deixou, então assim, o que meu pai ensinou, foi a gente ter compromisso e seriedade, com aquilo que a gente tinha, então com a coisa pública não pode ser diferente, uma prefeitura ela é uma empresa como outra qualquer, e se a gente não gerir bem, ela está fadada a falir, então a gente tem que ter muito compromisso com isso.

A senhora está contrita com a democracia? Tem alguma possibilidade da senhora partir para um seguimento contrário ao Estado Democrático de Direito?

Enfermeira Nezita: Nunca. Democracia sempre. A gente tem sofrido no nosso município aqui através destas perseguições, e ditaduras que tem aí destes gestores, obrigando funcionários a participarem de coisas que não querem, entendeu? Isso jamais será feito dentro do nosso mandato.

Prefeita como que a senhora pretende se relacionar institucionalmente com o Poder Legislativo, sendo que a senhora não fez a maioria, como que a senhora pretende fazer uma junção? A senhora pretendo fazer acordos, pretende conversar com o Poder Legislativo? Reunir digamos antes da diplomação, antes da posse, e por fim entrar no mandato Executivo digamos unificado politicamente o município?

Enfermeira Nezita: Sim. Eu acredito que os vereadores eleitos são pessoas competentes, compromissadas com o município, tem muitos que já são de vários mandatos, conhece o nosso município, sabe da necessidade que o nosso município está passando, por mais que a maioria tenha sido eleito não junto com a nossa chapa, mas são pessoas sérias, compromissadas e eu tenho certeza que eles não vão se abdicar de estar conversando, de está buscando o melhor para o nosso município, tenho certeza que não vou ter problemas em relação a isso, que além de tudo, é, são pessoas daqui, são pais de famílias, que querem o melhor para o nosso município, pode ter certeza disso que a gente não vai ter problemas em relação a isso.

Vanda Monteiro viabilizou emenda esta semana para a aquisição de uma ambulância em Monte Santo - TO - Foto: Ascom / Vanda Monteiro
Vanda Monteiro viabilizou emenda esta semana para a aquisição de uma ambulância em Monte Santo - TO - Foto: Ascom / Vanda Monteiro

 

Fica em aberto as sua considerações finais.

Enfermeira Nezita: Eu quero agradecer primeiramente a Deus, a minha família, os meus filhos, meus netos, que tiveram paciência ao longo dessa estada, que a gente traçou junto, agradecer o meu pai (in memoriam) que não está mais presente, e que a população de Monte Santo pode ter a certeza, que a Enfermeira Nezita, e Dr. Edvaldo, vai se doar o máximo para que essa população tenha orgulho de ter acreditado nessa campanha, em tudo que foi dito. Agradecer os meus parceiros, meus candidatos que foram 21 candidatos a vereadores,  nós conseguimos fazer quatro, quero agradecer ao atual gestor, porque isso é democracia, infelizmente ou felizmente no meu caso nós vencemos, então assim, só agradecer a população de Monte Santo, por tudo que fizeram em apoio a Enfermeira Nezita e Dr. Edivaldo, que Deus os abençoe. Acreditem nós vamos mudar esse município para melhor.

Muito obrigado.

Perfil

Nezita Martins Neta, é natural de Amorinópolis – GO, tem 54 anos, tem o Ensino Superior Completo, é Enfermeira concursada pelo Governo do Estado, é divorciada, tem 02 filhos e 05 netos, e é a primeira vez que é eleita prefeita de Monte Santo do Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

25° Sensação
1.03km/h Vento
94% Umidade
86% (5.29mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
06h19 Pôr do sol
Sex 31° 22°
Sáb 31° 22°
Dom 31° 23°
Seg 29° 23°
Ter 29° 22°
Atualizado às 05h06
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 4,99 +0,10%
Euro
R$ 5,40 -0,03%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,27%
Bitcoin
R$ 373,604,94 +2,08%
Ibovespa
127,690,62 pts 0.65%
Publicidade