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Procon Tocantins autua Hipermercado Extra por publicidade enganosa em Palmas

O órgão de defesa do consumidor identificou dois produtos que estavam sendo monitorados com aumento abusivo, no hipermercado em Palmas.

27/11/2020 às 15h05
Por: Redação Fonte: SECOM / Procon
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Hipermercado Extra de Palmas - Foto: Divulgação
Hipermercado Extra de Palmas - Foto: Divulgação

Desde o início do mês de novembro o Procon Tocantins tem monitorado o preço de diversos produtos, devido a promoção da Black Friday. Nesta quinta-feira, 26, o Procon Tocantins autuou o hipermercado Extra por publicidade enganosa. O órgão de defesa do consumidor identificou dois produtos que estavam sendo monitorados com aumento abusivo, no hipermercado em Palmas.

Conhecida como sexta-feira negra, a Black Friday acontece nesta sexta-feira, 26. O Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

Ou seja, segundo o CDC, enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços".

O aparelho celular Smart Samsung S20 128G que antes da Black Friday estava sendo vendido por R$ 3.999,99, teve um reajuste de R$1.000,00. Ou seja, estava sendo vendido por R$ 4.999,00. Já o segundo produto, também um aparelho celular, sendo o IPhone 11 Black 64 G vendido anteriormente de R$ 4.499,00 e com reajuste R$ 200,00 no preço. Passando a ser comercializado no valor de R$ 4.699,00.

"Nos dois produtos o Extra, aumentou os preços e ainda colocou um anúncio de Black Friday passando uma falsa sensação para os consumidores de que o produto estava com o preço atrativo. Isso é propaganda enganosa, pois a empresa  aumenta os preços e os consumidores não têm benefício nenhum", explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

Denuncie

Em caso de denúncias o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151 ou utilizar o Whats Denúncia (63) 9 9216-6840. Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site e clicar no banner “Faça sua Reclamação aqui”, preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados.

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