23°C 34°C
Palmas, TO
Publicidade

Veja a entrevista do prefeito de Marianópolis Isaías Piagem na última rodada de sabatinas com os eleitos do Vale do Araguaia

Ponderamos ao dirigente, sobre a resolutividades dos problemas sociais remanescentes, a indicação do quadro do primeiro escalão, o relacionamento institucional com o Poder Legislativo, laços familiares.

30/12/2020 às 20h43 Atualizada em 30/12/2020 às 21h13
Por: Edson Gilmar Fonte: Edsom Gilmar
Compartilhe:
Isaías Piagem foi de conselheiro tutelar a primeiro prefeito reeleito de Marianópolis do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo
Isaías Piagem foi de conselheiro tutelar a primeiro prefeito reeleito de Marianópolis do Tocantins - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo

Na última rodada de entrevistas com os prefeitos eleitos do Vale do Araguaia, sobre o rescaldo das eleições 2020, o nosso convidado é o prefeito reeleito de Marianópolis do Tocantins, Isaías Piagem (DEM). O político entrou para história, por ser o primeiro prefeito reeleito do município, ao lado do vereador e vice – prefeito eleito Valdeci Serafim (CD).

Filho de agricultores, Piagem era vice- prefeito quando assumiu o cargo de Alcaide do município, com a abdicação do então prefeito Zé do Rui (DEM).

Na entrevista exclusiva, gravada com a nossa reportagem, na manhã desta quarta – feira (30), no gabinete do Palácio do Executivo, o político do Democrata (DEM), foi sabatinado, e questionamos os mais variados assuntos abrangendo a administração pública e a campanha vitoriosa.

Ponderamos ao dirigente, sobre a resolutividades dos problemas sociais remanescentes, a indicação do quadro do primeiro escalão, o relacionamento institucional com o Poder Legislativo, laços familiares. O homem que fará o juramento para exercer o 2º mandato, se emocionou quando citamos o momento em que foi saudado por sua  genitora, dona Josefa Dias Piagem, na Avenida Codespar, após ser declarado vitorioso nas eleições de 15 de novembro.

De discurso eloquente, e preciosista no figurino, o carisma, o espírito jovem e defensor de políticas regionais, traduz o perfil de mero líder estadista, que atualmente vive a carreira meteórica do membro da família Piagem, refletida no resultado histórico das urnas.

Segue na íntegra a entrevista do gestor, que foi de Conselheiro Tutelar, a primeiro prefeito reeleito da história de Marianópolis do Tocantins.

Prefeito, obrigado por nos receber, e gostaria de saber se podemos fazer qualquer natureza de pergunta, ou se tem algum assunto que o senhor gostaria que não fosse lhe direcionado?

Isaías Piagem: Não, não tem nenhum assunto... se for diz respeito ao município não tenho nenhum assunto, que não posso falar não.

Prefeito, como foi a sua infância ?

Isaías Piagem: Minha infância, uma infância que hoje nossas crianças já não tem. Morei na fazenda, no Assentamento Manchete, estudei na escola no Assentamento Manchete, uma infância muito bem aproveitada, muito amor, muito carinho dos meus pais, muita educação né!, meu pai, minha mãe muito carinhoso, mas sempre bem rígido com o que era certo.

Prefeito, como que o senhor conheceu a sua esposa dona Idalina Diniz ?

Isaías Piagem:  Cidade nossa é pequena, e a gente desde a infância vai crescendo, vai conhecendo as pessoas. Conheço a minha esposa desde pequeno, e nós nos conhecemos e acabamos nos casando.

A sua eleição para Conselheiro Tutelar lhe deu visibilidade “pra” vida pública ?

Isaías Piagem: É... é um começo. Toda disputa eleitoral seja ela né, pra presidente de sindicato, de bairro, ela sempre dá uma visibilidade. Na época eu fui o conselheiro mais bem votado do município, e ainda hoje não teve ninguém que conseguisse tirar uma votação maior do que eu tive na época. Então eu acredito que sim, deu uma visibilidade sim.

Piagem sucedeu o ex - prefeito Zé do Rui - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo
Piagem sucedeu o ex - prefeito Zé do Rui - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo

 

Como que o senhor ingressou na vida pública ?  

Isaías Piagem: Meu pai já era vereador, e eu sempre gostei de acompanhar ele né, ia na câmara, ia nas reuniões, nas discussões, e sempre gostei né, da vida pública.

Como que o senhor recebeu a notícia da renúncia do então prefeito Zé do Rui, do Democrata, e consequentemente a sua ascensão ao poder ?

Isaías Piagem: Olha, como eu costumo falar, o Zé do Rui não renunciou: ele confiou né. Naquele momento foi uma surpresa pra mim, porque a gente vinha lutando, vinha trabalhando né, até tinha me nomeado a Secretaria de Administração para mim ajudar ele aqui, na frente do município, e "pra" mim foi uma surpresa né, eu gostaria muito que fosse ele que estivesse findando o mandato, agora no dia 31 (de dezembro de 2020), mas Deus, Deus quis que a gente assumisse, deu essa missão para o prefeito Isaías né, e a missão do vice – prefeito é assumir enquanto for chamado né, e assim eu fiz.

O senhor falou (durante a campanha eleitoral) que destravou a parte burocrática e consequentemente conseguiu assinar convênios. Como foi essa luta para resolver a questão burocrática do Poder Executivo ?

Isaías Piagem: O nosso município ele vinha bastante tempo no CAUC, e tinha 07 anos quando eu assumir o município, tinha 07 anos no CAUC, e não era só uma pendência, era várias pendências, mas uma das pendências que mais nos deu trabalho, e tivemos que parcelar e ainda está caro para o município, é a previdência. A partir do momento que a gente conseguiu destravar e pegar todas as certidões e aí a gente conseguiu começar a colocar recursos para o município, isso foi visível em 03 anos aí, a gente conseguiu mais de 11 milhões (de reais) de recursos, vindo do Governo Federal. Já entregamos, nesse pouco período entregar obras, eu costumo falar que eu colher os frutos dessa gestão dessa gestão minha de 03 anos, agora a partir desse ano de 2021.

Prefeito, Marianópolis vive um momento de muitas obras, de muito crescimento; o chamado Ciclo de Crescimento. O que é mais difícil, manter esse crescimento, ou fazer o município crescer ainda mais ?

Isaías Piagem: Eu, eu acredito que esse crescimento é um trabalho que nós estamos desenvolvendo, com mais a nossa região, que é uma região muito promissora, e eu acredito que não vai ser... eu tenho isso comigo que nossa município vai se tornar um município referência do Vale do Araguaia, um município que mais vai crescer nesses próximos 04 anos vai ser Marianópolis, eu não tenho dúvida disso, até porque está centralizada e a gente conseguiu um volume grande de recursos. Sabemos onde buscar, temos parceiros que vão nos ajudar, e principalmente sabemos executar. Então eu acredito que vamos ter esse trabalho com a questão de fazer o município crescer, né. Tenho certeza que vamos fazer o município crescer gradativamente esse crescimento, e no final da nossa gestão daqui 04 anos, pode ter certeza vai está com o município bem desenvolvido.

Prefeito apresentou obras durante o primeiro mandato - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo
Prefeito apresentou obras durante o primeiro mandato - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo

 

Qual a avaliação que o senhor faz da sua inédita campanha vitoriosa, sendo o primeiro prefeito reeleito do município ?

Isaías Piagem: Olha Edsom (Gilmar), pra mim é uma felicidade muito grande, mas é... eu sempre falei isso é o trabalho. Eu acho... teve outros adversários que fizeram pesquisas, que lançaram nomes, que desistiram, porque viram que a população, a população estava consciente. E eu fico muito feliz. É um filho de Marianópolis, o primeiro prefeito filho de Marianópolis, o primeiro prefeito reeleito na história de Marianópolis. É... eu fico muito grato à população, mas isso deu pelo trabalho, a oportunidade do prefeito Zé do Rui, nos deu e o trabalho que nós desenvolvemos nesse pouco tempo. A população viu a necessidade de dar continuidade o que estava dando certo. Então eu... e o trabalho que fizemos de articulação política junto ao líderes, a gente conseguiu trazer muita gente para perto do grupo, inclusive pessoas de oposição, e aqui eu coloco o meu vice – prefeito, era oposição, sempre foi oposição e hoje estamos trabalhando juntos em prol do desenvolvimento do município. Então a gente conseguiu fazer uma articulação bem feita, aqui dentro do município, sem marcação política, sem lado político, pensando só no desenvolvimento do município.

Isaías é casado com Idalina Diniz e tem como vice Valdeci Serafim - Foto: Divulgação
Isaías é casado com Idalina Diniz e tem como vice Valdeci Serafim - Foto: Divulgação

 

Prefeito, no dia da sua eleição, chega no meio da multidão e abraça a sua mãe dona Josefa Dias Piagem e se emociona. O senhor conversa algumas palavras com ela. O senhor pode revelar hoje, para o eleitorado, para a população de Marianópolis, o que o senhor conversou com sua mãe naquele momento de êxtase ? o senhor lembra o que o senhor disse para dona Josefa ?

Isaías Piagem: A minha mãe, ela nesse período de eleição ela fazia como faz até hoje, ela sempre fez uma corrente de oração muito grande por mim. É uma pessoa muito humilde, muito temente a Deus, e a felicidade muito grande de ver a luta, de ver... eu fui muito perseguido nesse pouco tempo de gestão, e que sofre muito com isso é os pais, então alí foi um agradecimento, um desabafo né, que eu fiz junto a ela alí, que Deus estava com a gente,  que Deus protege as pessoas justas. E “foi” estas as palavras que eu falei com ela.

Prefeito, Marianópolis apesar do crescimento, apresenta alguns gargalos, como a exemplo da falta de asfalto no setor Nova Esperança conhecido como Portelinha, o Conselho Tutelar apresenta falhas estruturais, entre outros gargalos. O senhor tem em mente, o que o senhor pretende fazer para resolver essas questões e minimizar esses gargalos existentes ?

Isaías Piagem: Edsom, eu falei na campanha que o prefeito Isaías não ele não estava fazendo... eu não fiz nenhuma promessa. Tudo que eu falei na campanha eu já tenho, o “ta” na Caixa Econômica (Federal), eu ainda está no Ministério, ou está em processo de licitação. Hoje Marianópolis não tem uma Rua que não tem um convênio assinado para pavimentação, né. Nestes 03 anos, com essa dificuldade do CAUC, que nós limpamos o nome do município, mas nesses 03 anos eu fiz mais pavimentação do que o restante de 28 anos para trás. Então quando começar o verão, eu acredito que nós vamos executar 80% da pavimentação de Marianópolis. Vai ficar um "restantezinho" que até o fim do ano que vem, nós consegue executar todo esse convênio de pavimentação, né. Você colocou a questão do Conselho Tutelar, sempre existe muita mídia, muita conversa, mas hoje o prédio do Conselho Tutelar está reformado, temos computadores novos lá no prédio. E a gente não consegue Edsom, resolver todos os problemas de um município, em pouco tempo. Nós vamos... nós vamos... nós não consegue resolver o problema de uma gestão em tão pouco tempo. Gestão planejada, então a gente vai resolvendo na medida que for possível, com muito trabalho, com muita dedicação e provamos que conseguimos resolver esses problemas. A Saúde hoje, é uma Saúde estável né, quando eu peguei o município, tinha médico 02 vezes por semana, e 01 final de semana por mês, hoje eu tenho um médico plantonista todos os dias, é uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Todos os municípios em torno de Paraíso, sofremos muito, todo município em torno de Paraíso tem uma emergência né, bancada com recursos próprios. Nós sentimos uma dificuldade muito grande, quando mandamos o nosso paciente para Paraíso. Paraíso uma cidade daquele tamanho não tem uma emergência, né. Foi inaugurado uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que era para este tipo de trabalho, o então gestor, transformou ela em um hospital referência, um hospital da mulher, né, então Paraíso coloca sua demanda em cima do (hospital) regional, então isso atrapalha, deixa que o regional atenda a região, a atenda só Paraíso. Então a gente colocou essa emergência para não deixar a nossa população morrer, porque a gente tem que estabilizar ele aqui para poder mandar, se fosse só mandar já tinha morrido, porque não tem espaço, não tem vaga, não tem estrutura em Paraíso poder comportar os municípios vizinhos.

Prefeito, quais são os critérios que o senhor utilizou ou vai utilizar em relação a apresentação do primeiro escalão, para o segundo mandato?

Isaías Piagem: Olha, eu vou movimentar muito pouco nas pastas, eu acredito que quando um trabalho ele é reeleito... a comunidade quando está na Rua ela aponta as situações que precisam ser mudada, e a gente observou muito bem isso, mas uma gestão que o primeiro prefeito que consegue ser reeleito, é porque tem os profissionais, pessoas qualificadas a frente de suas pastas. Então a mudança vai ser muito pouca, né, em questão não grande do primeiro escalão, até porque time que está ganhando não se mexe.

Prefeito, o que o senhor planeja para o segundo mandato ?

Isaías Piagem: Olha, é como eu falei, é o momento de colher os frutos, é preparar novamente a terra, para plantar novas árvores e colher os frutos, até o final da gestão. Eu estou muito, muito empolgado, muito feliz com a base que a gente tem, lá em Brasília, e com experiência que a gente conseguiu adquirir nesses 03 anos, então eu acredito que nós vamos realmente fazer, o que nós falamos em palanque, vamos transformar o nosso município, em um município modelo do Vale do Araguaia. Estou muito empolgado, estou muito feliz com os companheiros, prefeitos em torno, pessoas novas, pessoas com visões diferentes também. Nossa região precisa criar musculatura política, precisa criar força política para que a gente possa então trazer os benefícios para dentro do Vale do Araguaia.

Mandatário revelou o que disse para sua mãe no dia da vitória que sacramentou a inédita reeleição - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo
Mandatário revelou o que disse para sua mãe no dia da vitória que sacramentou a inédita reeleição - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo

 

Prefeito, em relação ao relacionamento com o Poder Legislativo. O senhor já teve alguma conversa com os vereadores eleitos e reeleitos? Como está sendo o planejamento do relacionamento institucional com o Poder Legislativo ?

Isaías Piagem: Eu sempre não tive problemas com a Câmara né... a Câmara... eu sempre fui... fui relacionamento muito bom, até porque eu fui vereador também, então eu sempre “sube” lidar com a Câmara, mas é... dessa turma que está entrando 06 são da minha base, a gente conseguiu eleger 06, e os 03 da oposição já são vereadores, eu já sei como é que eles pensam, eles... eles... as atitude deles, e a forma que eles também me conhece a forma que eu trato, a minha responsabilidade como gestor. Então não vejo problema nenhum com a Câmara Municipal.

Considerações finais.

Isaías Piagem: Olha, eu só tenho a agradecer Edsom tá, pela oportunidade de está esclarecendo os pontos, passando para a comunidade alguns pontos, para a região, nem só para a comunidade, para a região, tá. Eu tenho a felicidade muito grande de poder está representando o nosso município, estou muito feliz, nós vamos transformar esse município nosso com trabalho né, nesse momento é só gratidão, gratidão aos servidores, gratidão a população de Marianópolis, por essa votação expressiva que a gente fez. Quero desejar aqui um ano novo, que esse ano de 2021 ele venha saúde, que é o que todos nós todo mundo esperamos, com saúde, que a gente "consegue" logo essa vacina para poder voltar a normalidade né, então só gratidão e agradecimentos neste momento.

Muito obrigado.

Perfil

 

Isaías Dias Piagem, é natural de Marianópolis do Tocantins, tem 38 anos, cursa Administração, é autônomo, casado com a secretária de Assistência Social Idalina Diniz, tem 02 filhos, ex – Conselheiro Tutelar, ex - vereador por dois mandatos, ex – vice - prefeito e é a segunda vez irá gerir o Executivo de Marianópolis do Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
23°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 34°

24° Sensação
1.54km/h Vento
100% Umidade
100% (4.98mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
06h24 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 30° 22°
Sex 31° 22°
Sáb 29° 22°
Dom 31° 22°
Atualizado às 04h05
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,03 +0,02%
Euro
R$ 5,47 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,05%
Bitcoin
R$ 339,244,22 -5,89%
Ibovespa
126,954,18 pts 0.17%
Publicidade