Quinta, 15 de Abril de 2021 05:14
63 98500-8112
Geral POUSO CONTROLADO

Empresa de balão encontrado pendurado em árvore no Jalapão diz que fez 'pouso controlado' do equipamento

Os responsáveis pelo Projeto Loon informaram que coordenaram o pouso com controladores de tráfego aéreo e que equipamento será recolhido para reciclagem. Aparecimento do balão chamou atenção de moradores em Mateiros.

02/03/2021 20h46
1.256
Por: Alessandro Ferreira Fonte: G1 Tocantins
Balão foi encontrado pendurado em árvore no Jalapão — Foto: PM/Divulgação
Balão foi encontrado pendurado em árvore no Jalapão — Foto: PM/Divulgação

A X Company, empresa subsidiária da Alphabet e dona do balão encontrado por moradores do Jalapão pendurado em uma árvore, disse nesta terça-feira (2) que o equipamento fez um 'pouso controlado' e não sofreu uma queda, como os moradores imaginaram inicialmente. O balão é parte do Projeto Loon, do Google, que quer levar internet a áreas remotas em todo o planeta.

Os responsáveis explicaram que quando um dos balões está pronto para pousar o gás que mantém o equipamento no ar é liberado e um paraquedas se abre, para que o pouso seja realizado em velocidade baixa. Esta ação é realizada sempre em áreas remotas, para evitar que o balão acabe indo parar em uma cidade, por exemplo. Segundo a X Company, todo o procedimento de pouso no Tocantins foi realizado em coordenação com o controle de tráfego aéreo local.

Ainda segundo a subsidiária, uma equipe do Projeto Loon foi enviada ao Tocantins para recuperar o balão e encaminhá-lo para a reciclagem. Na avaliação da empresa, não houve qualquer risco para a população.

Os balões do projeto em questão são monitorados 24 horas por dia por engenheiros de voo, segundo a nota emitida pela empresa. A nota acrescenta que o Projeto Loon tem significativa experiência em operar os balões na estratosfera e que os equipamentos, somados, já realizaram mais de 40 milhões de quilômetros de voos ao redor do mundo.

Em janeiro a Alphabet anunciou o cancelamento do Projeto Loon. A X Company disse que nos próximos meses deve realizar mais pousos do tipo para recuperar os balões que ainda estão na estratosfera.

O balão foi encontrado na zona rural de Mateiros. Ele foi avistado por trabalhadores de uma fazenda a seis quilômetros do centro da cidade. O projeto foi criado em 2013 para levar internet banda larga para regiões remotas. Um dos equipamentos, inclusive, já foi visto sobrevoando Palmas após ser levado por correntes de vento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Mateiros - TO
Palmas - TO
Atualizado às 04h58 - Fonte: Climatempo
24°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 33°

24° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.