Reflexão de vida.

O livro da sua vida

Suas reações e sua historia

Ismeni Moura - Espaço Reflexão com

Ismeni Moura - Espaço Reflexão com Tudo sobre o espaço reflexão em um só lugar!

13/11/2018 21h02Atualizado há 6 meses
Por: Ismeni Lima de Moura
698

Que tal fazer um passeio calmo, silencioso e sem pressa no livro da sua vida? abrir as páginas registradas no recôndito da sua memória em um mergulho profundo em suas origens? Visite cuidadosamente cada página, e veja quais foram aquelas escolhidas por você, onde registra sua braveza e ousadia frente aos desafios que lhes foram impostos, e quais páginas foram atravessadas sem direito de escolha, onde sua atuação foi apenas de um ator ou coadjuvante de um roteiro já preestabelecido. Analise cada reação e decisão tomada diante de cada situação vivida, sendo ela boa ou dolorosa, com seus respectivos frutos. Volte-se para a página atual e diga-me: em qual capitulo você se encontra?  Que personagem é você agora?  Qual trama está envolvido? Quais os valores,  motivações e  peculiaridades  caracterizam essa atual fase?  Olhe bem para esse personagem que é “você” e, como um leitor ávido, avalie em que lugar suas páginas do passado te trouxeram. Será você a materialização reativa das experiências vividas, ou as experiências foram ferramentas poderosas em suas mãos para esculpir um caráter com padrões elevados?

Precisamos de respostas... são elas que dão direção e trazem serenidade às nossas tempestades internas. Para isso se faz necessário um diálogo   sem culpas, desculpas e subterfúgios, em busca da chave que abre o tesouro secreto do nosso “EU” interior, para que tenhamos condições de encontrar com nossas mais profundas verdades e obter direção segura para o nosso caminho.

O grande filósofo, escritor e crítico francês, Jean Paul Sartre, disse: “Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim”. Partindo deste princípio, podemos afirmar que, ainda que nossas experiências tenham sido frustrantes e, até mesmo, avassaladoras, o poder que determina quem somos pertence a nós, e não das circunstâncias e/ou de outrem, porque sempre teremos uma decisão a ser tomada que nos levará a um determinado resultado.  O poder da decisão é, sem dúvida, a maior arma geradora de transformação e mudanças, do qual poderemos fazer uso, independentemente do momento que estamos. Podemos sempre decidir prosseguir ou mudar o curso.  Talvez não sejamos responsáveis por muitas situações que nos ocorreram e ocorrem em nossa existência, mas somos totalmente responsáveis pelas nossas reações, são elas (nossas reações), e não o que nos ocorreram, que nos conduzem a pessoa que nos tornamos.

É preciso que nossas decisões e reações estreitem, cada vez mais, o “EU” desejado, do o “EU” real, só assim estaremos, de fato, vivendo com propósito e sentido existencial.

Você está lendo este texto... isso significa que não importa a idade que tenha, seu livro ainda não chegou ao fim. E a boa nova é que, mesmo que ainda não tenha tido um começo tão motivador, poderá ter um final radiante, recompensador e inspirador.  Em Isaias 43:18-19 diz assim: Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.

Contudo, para a experiência do novo, se faz necessário romper limites e atravessar os desertos do medo e da insegurança que está entre nós e o lugar desejado. Poderemos escrever cuidadosamente nossas páginas futuras tendo como inspiração o legado que desejamos deixar, pois, dependendo desta escolha, poderemos nos tornarmos inspiração para a escrita de novas páginas, eternizando nossa existência nos corações daqueles que ainda estarão escrevendo seus livros.

 Ismeni Moura

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
PalmasPalmas - TO Notícias de Palmas
Palmas - TO
Atualizado às 02h53
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 34° - Mínima: 23°
24°

Sensação

7 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
Municípios
Últimas notícias
BANNER NOVO NÚMERO ZAP
Mais lidas