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Estado

23/11/2018 às 21h30

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Alessandro Ferreira | Redação

PALMAS / TO

Desafios do marketing empresarial para os pequenos negócios
Consultor empresarial dá dicas aos empreendedores iniciantes
Desafios do marketing empresarial para os pequenos negócios

Não só o marketing empresarial, mas a comunicação tem sofrido uma série de transformações que deixam muitos empreendedores confusos sobre qual caminho seguir, principalmente aqueles que possuem pequenos negócios e recursos mais limitados.


A ausência de fórmulas específicas para cada formato de empresa é o grande desafio. Hoje é possível decidir o modelo administrativo e empresarial que mais se adéqua ao perfil do negócio, levando em consideração a identidade dos seus colaboradores e clientes que almeja atingir. Podemos pensar no marketing empresarial do século 21 como uma rede interconectada.


Imagine que essa rede reúna pessoas, ideias e propósitos em comum e tudo isso precisa estar muito bem alinhado no planejamento de marketing e comunicação da sua empresa.


O consultor empresarial, Adriano Nodari, fala sobre os desafios do marketing empresarial no momento e apresenta algumas sugestões para os pequenos negócios. Confira a seguir.


Seja visto e atenda as necessidades do cliente


É impossível falarmos de marketing empresarial no século 21 e não incluirmos as plataformas digitais como a principal ferramenta. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope em 2018 95% dos brasileiros já são adeptos às duas telas, ou seja, enquanto assistem TV estão conectados à internet e acompanham informações online.


Sabemos que a propaganda na TV é um investimento milionário, porém graças a acessibilidade das tecnologias digitais é possível apresentar a sua marca investindo valores muito mais acessíveis, principalmente para os pequenos negócios.


De acordo com o consultor de marketing apresentar-se na internet seja por meio de blogs ou redes sociais é uma necessidade para empresas que desejam manter-se no mercado e interagir com o público.


"O inbound marketing e a produção de conteúdos são considerados serviços extras ao consumidor, afinal, o cliente interage através da informação de qualidade que lhe é proporcionada pela marca", acrescenta.


Vale a pena investir no marketing de conteúdo e fazer o uso estratégico das plataformas digitais como uma das principais ferramentas de divulgação dos últimos anos.


Qual a melhor divulgação para sua marca?


É muito importante definir qual a rede ou plataforma seus clientes mais acessam: blog, redes sociais, newsletters e outros exemplos. "É preciso conhecer o público e fazer uma pesquisa sobre suas principais ferramentas para buscar informação e interagir na internet", explica Nodari.


Se o seu negócio tem como alvo as imagens, por exemplo, como em lojas de artigos de decoração, lanchonetes, moda e beleza, o Instagram ou Pinterest, são ótimas ferramentas para exibição de fotos.


Capriche nas imagens, pois são excelentes estratégias de marketing. A comunicação visual será a tendência do futuro. "Enquanto milhares de marcas lutam pelo holofote, é uma estratégia sútil, eficiente e quando aplicada com criatividade gera interações com o público", sugere o consultor.


Seja autêntico


Já reparou que a cada dia tudo está mais parecido em termos de produtos e serviços? O foco da competitividade no marketing empresarial que faz sucesso nos últimos anos não é parecer com os seus competidores, mas apresentar-se ou oferecer aquilo que eles ainda não tentaram.


O consumidor adora novidades e tende a seguir e admirar negócios autênticos, independente se é uma grande ou pequena empresa. Como exemplo a pequena empresa Vó Nena. Doces caseiros foram reproduzidos com a receita da caprichosa doceira. Uma ideia simples e autêntica que deu origem a um negócio de sucesso.


Defina Valores


Na ânsia por colocar em vigor o negócio e dar origem as vendas, os valores sociais costumam ficar em escanteio no planejamento, mas merece toda a atenção pela sua importância que inclui a posição da empresa frente aos aspectos sociais, além de agregar na campanha de marketing e conscientização.


Vivemos na era da sustentabilidade, interconectividade e inclusão. Pensar nessas premissas é essencial para reforçar os valores sociais pregados pela sua empresa.


"Todo empreendedor deve preocupar-se com esses aspectos e tê-los como aliados na sua campanha de marketing, no entanto, é preciso manter a transparência e seguir os valores pregados ou a reputação pode desmoronar", pontua.


A era do texto


Será cada vez mais comum o envio de textos curtos para se comunicar com o cliente, seja por meio do SMS ou mensagens via WhatsApp. A proposta é que as vendas, acordos, promoções sejam compartilhadas nessas ferramentas e substituam os tradicionais e-mails.


A ideia é estar a cada dia mais próximo do cliente, mas o grande desafio é enxergar os limites. "É preciso atentar-se e não invadir a privacidade do cliente. Não ofereça nenhum serviço via mensagem sem a devida permissão. O consumidor precisa interpretar a atitude como algo que lhe agregue", pontua o consultor.


De acordo com Nodari é preciso organizar a periodicidade das divulgações e contato com o cliente. Enchê-los de mensagens também não é uma boa ideia. Organize um ou dois dias na semana mais atrativos para essa aproximação.


"Existem conteúdos que o público não se importa de ver diariamente, isso vai variar muito de acordo com o segmento. Na divulgação de cardápios, por exemplo, as imagens caprichadas costumam sempre ser bem-vindas e podem despertar o interesse", apresenta a dica para envio de mensagens via WhatsApp.  


 


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Comentários
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Orientação Jurídica

Orientação Jurídica

Blog/coluna Tudo sobre o autor
RAPIDINHAS
Postada em 24/11/2018 ás 14h37

A coisa está ficando insustentável. Com o governo sofrendo investigações e seus aliados envolvidos em escândalos que vai de depósito ilegal de resíduos hospitalares à apologia à pedófilia, a única saída possível e honrosa diante de tanto descalabro, que só tende a aumentar, é a cassação.

Não podemos estar sob as ordens de um governo que está moralmente abaixo de nós. As denúncias de obstrução de Justiça, concessão de contrato sem licitação para uma empresa da família de um aliado que culminou em um crime ambiental e denúncia por supostos crimes eleitorais já são fatos suficientes para que não tenhamos esse governo como legítimo.

 

Keops Mota

Postada em 08/11/2018 ás 12h55

Carlesse mente

Mauro valesse queria apenas poder sobre os bois e idiotas do Tocantins.

Depois de eleito Mauro Carlesse se tornou soberbo e arrogante e recebe apenas pessoas ligadas ao agrobusiness.

Valesse não é aquele homem humilde e correto que imaginávamos,Ele é um lobo branco disfarçado de ovelha e ao que parece será bem pior que Marcelo Miranda e não vai se sustentar no poder.

Mauro Carlesse prometeu defender e respeitar os funcionários públicos perseguidos e humilhados por Marcelo Miranda,e quando chegou ao poder virou as costas para os humildes e dá ouvidos apenas a deputados que compraram votos por 500 mil.

Mauro Carlesse nada faz pela segurança falida do Tocantins e virou suas costas largas para a saúde ferida dos tocantinenses.

Mauro Carlesse ficou neutro surdo burro e mudo quanto a Bolsonaro,e agora quer ser beneficiado.Quem é Mauro Carlesse? AINDA SABEREMOS.

Postada em 22/10/2018 ás 22h02

O Estado do Tocantins terá que promover demissões em massa se quiser se enquadrar na LRF. Carlesse estará entre deixar os contratos dos deputados e reorganizar as contas públicas]

Um levantamento publicado na Folha de São Paulo feito pela ex-secretária da fazenda de Goiás, Ana Carla Abraão, e com base nos dados do Tesouro Nacional e dos entes da Federação dá conta de que o Tocantins gasta com pessoal 71,4% de toda a sua receita.

Há alguns dias o governo do Estado havia dito que que o gasto com a folha de pagamento chega a um pouco mais 58%. Mas conforme o levantamento publicado na Folha de São Paulo esse número pode estar sendo maquiado, pois, segundo a reportagem, o gestor não considera alguns gastos como receitas com despesas com pensões, obrigações patronais e auxílios, o que coloca esse número muito mais acima do divulgado.

O Tocantins está à beira do abismo; somente uma reforma estrutural de proporções gigantescas pode tirá-lo desse precipício. Mas reduzir a folha de pagamento também implica em mexer com interesses políticos dos deputados estaduais. Os acordos firmados no período eleitoral coloca o governador Mauro Carlesse em uma verdadeira sinuca de bico, de um lado os antigos aliados que lutarão para manter seus contratos, e de outro os que vieram depois que lutarão para colocar os seus.

Com mais de 71% das receitas comprometidas com a folha de pagamento já estamos perto do caos, se ceder às pressões dos deputados e aliados políticos o caos irá nos engolir, por outro lado se agir com responsabilidade e promover demissões e não contratar tão cedo, o governador irá retomar o caminho do desenvolvimento, o Tocantins se tornará um canteiro de obras e teremos pleno emprego. Se tomar a segunda decisão possa ser que os deputados se sintam traídos e tentem boicotar o governador na AL/TO.

O Governador está entre a cruz e a espada.

Postada em 06/10/2018 ás 17h46

Amanhã iremos às urnas para decidir quem será nosso o proximo  governador,  2 Senadores,  8 Deputados Federais e 24 Deputados Estaduais. Temos que escolher bem, para que não possamos cair novamente em outra onda de instabilidade.  Ainda não nos recuperamos da primeira, logo veio outra e não podemos correr o risco de termos uma terceira, que será o decreto do fim do Estado do Tocantins, por isso, é imprescindível que você antes de digitar os números de seus candidatos pense no futuro do seu filho.

Postada em 29/09/2018 ás 09h30

O Tocantins está caindo em mais uma insegurança política e jurídica. Será a terceira vez que um governador é cassado no Tocantins: duas vezes com Marcelo Miranda e uma provável com Carlesse.

Os crimes que cassaram Marcelo Miranda e podem cassar Carlesse são os mesmos: abuso de poder econômico e político. Essas inseguranças jurídicas e políticas ocasionadas pelo desejo do poder pelo poder causam um mal ao tocantinense de bem, empresas fogem do Estado, desemprego aumenta e a miséria se alastra em solos tocantinenses.

Não aguentamos mais uma cassação, isso será o decreto do fim do Tocantins. Dia 7 de Outubro não pense no agora, pense no futuro, e no desgaste que um mandato interrompido causa. Precisamos de melhorar a economia do Tocantins para melhorar a vida do tocantinense, Carlesse com essa insegurança jurídica não garante isso.

 

Kelps Mota

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