Quinta, 21 de fevereiro de 2019
63 98500 8112
Estado

23/11/2018 às 21h30

199

Alessandro Ferreira | Redação

PALMAS / TO

Desafios do marketing empresarial para os pequenos negócios
Consultor empresarial dá dicas aos empreendedores iniciantes
Desafios do marketing empresarial para os pequenos negócios

Não só o marketing empresarial, mas a comunicação tem sofrido uma série de transformações que deixam muitos empreendedores confusos sobre qual caminho seguir, principalmente aqueles que possuem pequenos negócios e recursos mais limitados.


A ausência de fórmulas específicas para cada formato de empresa é o grande desafio. Hoje é possível decidir o modelo administrativo e empresarial que mais se adéqua ao perfil do negócio, levando em consideração a identidade dos seus colaboradores e clientes que almeja atingir. Podemos pensar no marketing empresarial do século 21 como uma rede interconectada.


Imagine que essa rede reúna pessoas, ideias e propósitos em comum e tudo isso precisa estar muito bem alinhado no planejamento de marketing e comunicação da sua empresa.


O consultor empresarial, Adriano Nodari, fala sobre os desafios do marketing empresarial no momento e apresenta algumas sugestões para os pequenos negócios. Confira a seguir.


Seja visto e atenda as necessidades do cliente


É impossível falarmos de marketing empresarial no século 21 e não incluirmos as plataformas digitais como a principal ferramenta. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope em 2018 95% dos brasileiros já são adeptos às duas telas, ou seja, enquanto assistem TV estão conectados à internet e acompanham informações online.


Sabemos que a propaganda na TV é um investimento milionário, porém graças a acessibilidade das tecnologias digitais é possível apresentar a sua marca investindo valores muito mais acessíveis, principalmente para os pequenos negócios.


De acordo com o consultor de marketing apresentar-se na internet seja por meio de blogs ou redes sociais é uma necessidade para empresas que desejam manter-se no mercado e interagir com o público.


"O inbound marketing e a produção de conteúdos são considerados serviços extras ao consumidor, afinal, o cliente interage através da informação de qualidade que lhe é proporcionada pela marca", acrescenta.


Vale a pena investir no marketing de conteúdo e fazer o uso estratégico das plataformas digitais como uma das principais ferramentas de divulgação dos últimos anos.


Qual a melhor divulgação para sua marca?


É muito importante definir qual a rede ou plataforma seus clientes mais acessam: blog, redes sociais, newsletters e outros exemplos. "É preciso conhecer o público e fazer uma pesquisa sobre suas principais ferramentas para buscar informação e interagir na internet", explica Nodari.


Se o seu negócio tem como alvo as imagens, por exemplo, como em lojas de artigos de decoração, lanchonetes, moda e beleza, o Instagram ou Pinterest, são ótimas ferramentas para exibição de fotos.


Capriche nas imagens, pois são excelentes estratégias de marketing. A comunicação visual será a tendência do futuro. "Enquanto milhares de marcas lutam pelo holofote, é uma estratégia sútil, eficiente e quando aplicada com criatividade gera interações com o público", sugere o consultor.


Seja autêntico


Já reparou que a cada dia tudo está mais parecido em termos de produtos e serviços? O foco da competitividade no marketing empresarial que faz sucesso nos últimos anos não é parecer com os seus competidores, mas apresentar-se ou oferecer aquilo que eles ainda não tentaram.


O consumidor adora novidades e tende a seguir e admirar negócios autênticos, independente se é uma grande ou pequena empresa. Como exemplo a pequena empresa Vó Nena. Doces caseiros foram reproduzidos com a receita da caprichosa doceira. Uma ideia simples e autêntica que deu origem a um negócio de sucesso.


Defina Valores


Na ânsia por colocar em vigor o negócio e dar origem as vendas, os valores sociais costumam ficar em escanteio no planejamento, mas merece toda a atenção pela sua importância que inclui a posição da empresa frente aos aspectos sociais, além de agregar na campanha de marketing e conscientização.


Vivemos na era da sustentabilidade, interconectividade e inclusão. Pensar nessas premissas é essencial para reforçar os valores sociais pregados pela sua empresa.


"Todo empreendedor deve preocupar-se com esses aspectos e tê-los como aliados na sua campanha de marketing, no entanto, é preciso manter a transparência e seguir os valores pregados ou a reputação pode desmoronar", pontua.


A era do texto


Será cada vez mais comum o envio de textos curtos para se comunicar com o cliente, seja por meio do SMS ou mensagens via WhatsApp. A proposta é que as vendas, acordos, promoções sejam compartilhadas nessas ferramentas e substituam os tradicionais e-mails.


A ideia é estar a cada dia mais próximo do cliente, mas o grande desafio é enxergar os limites. "É preciso atentar-se e não invadir a privacidade do cliente. Não ofereça nenhum serviço via mensagem sem a devida permissão. O consumidor precisa interpretar a atitude como algo que lhe agregue", pontua o consultor.


De acordo com Nodari é preciso organizar a periodicidade das divulgações e contato com o cliente. Enchê-los de mensagens também não é uma boa ideia. Organize um ou dois dias na semana mais atrativos para essa aproximação.


"Existem conteúdos que o público não se importa de ver diariamente, isso vai variar muito de acordo com o segmento. Na divulgação de cardápios, por exemplo, as imagens caprichadas costumam sempre ser bem-vindas e podem despertar o interesse", apresenta a dica para envio de mensagens via WhatsApp.  


 


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Orientação Jurídica

Orientação Jurídica

Blog/coluna Tudo sobre o autor
RAPIDINHAS
Postada em 20/02/2019 ás 17h47

UM DESASTRE IMINENTE EM PALMAS

Após a ocorrência de um desastre, seja ele causado pelas forças da natureza ou pela ação humana, sempre aparecem colunistas, especialistas e formadores de opinião pra dizer que a tragédia já dava sinais de acontecer e que poderia ter sido evitada. Todavia, esses formadores de opinião dificilmente alertam a população antes do fato. A própria população afetada é que denuncia o descaso com os riscos, sendo ignorada na maioria das vezes.

Foi assim nos rompimentos das barragens em Minas Gerais, como também nos casos dos deslizamentos de terra, no incêndio do alojamento do Flamengo e em tantos outros desastres que ocorreram no Brasil.

E em Palmas a história se repete, pois está em curso um outro tipo de desastre e esses formadores de opinião mais uma vez dão de ombros frente ao óbvio, mesmo vendo as pessoas emitirem o alerta todos os dias nas redes sociais, nas entrevistas de de TV e em suas reclamações nos bairros e nas ruas.

É o desastre chamado gestão Cinthia Ribeiro. Sim, uma gestão incompetente à frente de uma Capital com 300 mil habitantes pode prejudicar a população muito mais que um incêndio em um prédio ou um desastre natural.

O cenário da capital é de abandono em meio ao matagal nos bairros, as ruas esburacadas, os serviços públicos com queda de qualidade e a saúde jogada às traças, onde o único morador confortável na cidade responde por Aedes Aegypti.

E nessa marcha Cinthia Ribeiro que já é considerada no meio político a pessoa mais ingrata e infiel ao seu partido da história do Tocantins, perdendo inclusive, em materia de traição para Marcelo Miranda, pois este já havia sido eleito pelo voto popular quando empinou a carroça contra Siqueira Campos, agora caminha pra ser a pior gestora que a população de Palmas já conheceu.

Desafortunadamente, os prejuízos materiais e os danos humanos já começaram ser contabilizados e podem evoluir para consequências irreparáveis devido à mà gestão.

Enquanto isso, aqueles colunistas, especialistas e formadores de opinião se calam de 30 mil formas diferentes, invocando até questões de gênero para defender a gestora que pagou com traição a quem lhe deu a mão e está arrasando com a Cidade.

Dessa forma, a Capital antes chamada de “Sua Linda”, levará um tempo depois de 2020 para recuperar sua autoestima e superar o desastre Cinthia Ribeiro.

 

Por Iranilto Sales

Postada em 27/01/2019 ás 01h28

Sobre o caso dos vereadores. Não quero entrar na questão de culpa ou inocência, até porque não cabe a mim esse julgamento, jogar pedra em quem está caído é muito fácil, e se tratando de amigos, um ato de covardia.

Vi no dia de ontem uma enxurrada de xingamentos contra eles, até de pessoas que já foram ajudadas por algum deles; deixo claro, não estou fazendo uma defesa dos supostos atos cometidos, mas quero exaltar o valor empatia, já pensou se fosse um de nós no lugar deles? Já pensou nossa família sofrendo com seu ente querido preso e ainda tendo de suportar essa enxurrada de xingamentos? Vou repetir o que falei acima: jogar pedra em quem está caído é fácil, e se tratando de um amigo, um ato de covardia.

A exposição de suas prisões trouxe sofrimento não só à eles que agora têm que ficar em uma cela de prisão, mas também aos seus familiares. Eles não mereciam passar pelo que passaram, apesar dos pesares, e antes de lançarmos um juízo de valor sobre o caso devemos saber que até agora eles são inocentes até que se prove o contrário, ainda não há um julgamento das autoridades competentes, eles são suspeitos? Sim, mas essa suspeita não nos dar o direito de condená-los. Esse senso de justiça desmedido e irracional não cabe, ou não deveria caber, em nossos dias.

Fica aqui minha solidariedade aos amigos: Antônio Feitosa, Antônio Barbosa, Antônio Queiroz, Ângela do Rapadura, Marcos da Igreja, Luizinha do Itamar, Neguin da Civil, Nildo Lopes, Ozeas Gomes e Vaguin.

 

Keops Mota

Postada em 17/01/2019 ás 15h53

A pergunta que se faz na capital é: quem é mesmo o governador do Tocantins?. Com o protagonismo exacerbado de Wanderlei Barbosa, Mauro Carlesse foi jogado ao ostracismo, lembrado apenas quando ocorre as  inúmeras trapalhadas do governo, onde o povo cai em cima dele com todo tipo de adjetivos, quando, na verdade, o governador de fato é Wanderlei Barbosa. Carlesse é o dono da caneta, mas só escreve o que é ditado por Wanderlei.

Keops Mota

Postada em 31/12/2018 ás 16h00

019 está chegando, e com ele vem também a incerteza de um governo que começou errado (pau que nasce torto nunca se endireita, já disse "cumpade" Washington) com tentativas de obstrução de justiça, aparelhamentos, escândalos e investigações, o que pode tirar do tocantinense a esperança de um ano feliz.

O cenário que se desenha com o governo carlesse é tenebroso, nada auspicioso. Podemos estar entrando (Deus permita que não) no pior momento de nossa história. O viés autoritário desse governo pode se elevar à níveis assustadores. Não tenha isso como um escrito de quem torce pelo pior, mas de um tocantinense preocupado com o futuro. Deus nos proteja.

Postada em 23/12/2018 ás 00h49

O Natal está chegando, e que com ele também venham a união, a paz, a alegria e o gozo de estarmos reunidos com nossa família comemorando o nascimento do maior homem da história: Cristo. Que cada pessoa  deixar brotar em seu coração a semente da paz, plantada pelo ilustre aniversariante. Boas festas. São os votos de: 

 

Keops Mota/Corespondente Agência Tocantins

Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]