Tuesday, 11 de May de 2021 06:58
63 98500-8112
Polícia SISTEMA PENAL

Detentos que cumpriam pena no pavilhão “A” da CPP de Palmas são transferidos para Unidade de Segurança Máxima no sul do TO

Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça – SECIJU, que administra os presídios no estado, a realocação foi realizada para que sejam feitas "adequações, reformas e ampliação no número de vagas".

14/04/2021 23h41 Atualizada há 4 semanas
2.196
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Alessandro Ferreira | Agência Tocantins
Os detentos transferidos ocupavam o pavilhão A. Para realizar a transferência, o governo contou com forte esquema de segurança – Foto: Reprodução/Agência Tocantins
Os detentos transferidos ocupavam o pavilhão A. Para realizar a transferência, o governo contou com forte esquema de segurança – Foto: Reprodução/Agência Tocantins

Com a finalidade de realizar obras de reforma na carceragem da Casa de Prisão Provisória de Palmas, um total de 140 detentos que cumpriam pena no pavilhão a da Unidade prisional da capital foram transferidos nesta quarta-feira (14) para o presídio de segurança máxima construído em Cariri do Tocantins, na região sul do estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça – SECIJU, que administra os presídios no estado, a realocação foi realizada para que sejam feitas "adequações, reformas e ampliação no número de vagas".

Os detentos transferidos ocupavam o pavilhão “A” onde cumprem pena membros de uma facção criminosa de renome nacional com  origem do estado do Rio de Janeiro. Segundo a SECIJU, para realizar a transferência, o governo contou com forte esquema de segurança. As equipes de policiais utilizaram dezenas de veículos.

De acordo com informações apuradas pela Agência Tocantins, esta foi a segunda grande transferência de detentos realizada em menos de um mês. No dia 31 de março outro grupo, também do pavilhão A, foi levado ao presídio Barra da Grota, em Araguaína, na região norte do estado. Na época, além do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, veículos do sistema prisional, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e de outras forças de segurança foram vistos no entorno da unidade.

A primeira realocação ocorreu dias após um conflito dentro da CPP. O confronto terminou com dois presos mortos e um ferido.

A Seciju informou que as transferências fazem parte de um plano de reestruturação conforme recomendações do Sistema de Justiça. Após as obras previstas para a CPP serem concluídas, os presos retornarão à unidade de Palmas. Com a nova realocação, agora somente os detentos do pavilhão B estão no presídio de Palmas.

Operação para transferir presos mobilizou forças de segurança — Foto: Reprodução
Operação para transferir presos mobilizou forças de segurança — Foto: Reprodução

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 06h58 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

22° Sensação
15 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Thursday (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens