Tuesday, 11 de May de 2021 07:36
63 98500-8112
Cidades ABREULÂNDIA TO

Prefeitura Abreulândia comemora o Dia do Solo e do Pau-Brasil

O solo é uma mistura de vários minerais, matéria orgânica e água capaz de manter a vida das plantas na superfície terrestre.

04/05/2021 02h10
210
Por: Edson Gilmar Fonte: Edsom Gilmar com informações da assessoria
A data como objetivo conscientizar a população a preservação deste recurso natural - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo
A data como objetivo conscientizar a população a preservação deste recurso natural - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo

A Prefeitura Municipal de Abreulândia - TO, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comemoram no dia 03 de maio, o Dia Nacional do Solo. Esta data tem por objetivo conscientizar toda a população sobre como esse recurso natural deve ser respeitado, visto que os ecossistemas existentes no planeta dependem dele para a sua sobrevivência.

 

O solo é uma mistura de vários minerais, matéria orgânica e água capaz de manter a vida das plantas na superfície terrestre. É o produto final das ações dos processos físicos, químicos e biológicos que degradam as rochas e em grande parte produzem minerais. É essencial para todas as espécies da Terra, desde os animais até as árvores. Para o bom desenvolvimento do ser humano é usado como sustentação para construir casas, plantações, construir ferrovias, rodovias e outros.

 

Dia do Pau-Brasil

 

O Pau-Brasil, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras que representa desde a época da colonização um símbolo para o país, o qual depende também dos nutrientes fornecidos pelo solo. É conhecido também por outros nomes populares como, por exemplo: ibirapitanga, paubrasilia, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco.

 

A espécie foi a primeira madeira a ser considerada de lei no Brasil, como uma tentativa de impedir que ela fosse contrabandeada por navios espanhóis, franceses e ingleses que aportavam na costa do país durante o período de colonização.

 

Essa e outras espécies necessitam deste recurso natural para o seu pleno funcionamento, pois ele serve de alicerce, o qual as plantas retiram todos os nutrientes necessários para crescerem. Nesse sentido, o tipo de solo é muito importante para as plantações, pois não são todos os solos que auxiliam na reprodução de plantas. Alguns são pobres de nutrientes, os quais impedem o desenvolvimento da flora.

 

Portanto, é necessário que os municípios realizem a preservação dos solos e conservação do Pau-Brasil, pois eles são fundamentais para o bom funcionamento do planeta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 07h18 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

22° Sensação
15 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Thursday (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens