APICULTURA

Governo publica edital para fortalecer cadeia produtiva do mel no Tocantins

O lançamento do edital ocorreu na última quinta-feira, 13, durante o 1º Seminário do Plano Estratégico do Tocantins Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e 1º Fórum de Pecuária Sustentável do Tocantins.

17/12/2018 12h47Atualizado há 7 meses
Por: Alessandro Ferreira | Redação
6.457
Assinatura do convênio Fapt, Seagro e Seden - Foto Ademir dos Anjos
Assinatura do convênio Fapt, Seagro e Seden - Foto Ademir dos Anjos

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), publicou no diário Oficial Nº 5.258 da última sexta-feira, 14, o edital nº 01/2018 para concessão de materiais e equipamentos de insumos para projetos de pesquisa com apicultura e meliponicultura, no valor de 17.655,90 reais.

O lançamento do edital ocorreu na última quinta-feira, 13, durante o 1º Seminário do Plano Estratégico do Tocantins Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e 1º Fórum de Pecuária Sustentável do Tocantins.

Segundo a diretora de Pecuária da Seagro, Érika Jardim, o edital tem como objetivo conceder materiais e equipamentos de insumos para projetos de pesquisa com apicultura e meliponicultura e implantação de apiários e meliponários didáticos, com vistas ao fortalecimento da cadeia produtiva do mel e derivados para professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas sediadas no Estado do Tocantins.

Serão selecionadas até seis propostas e as matérias e equipamentos serão divididos conforme demanda por atividade específica apresentada por cada instituição, sendo três para apicultura e três para meliponicultura. O prazo de vigência da execução do projeto será de até 36 meses.

Cronograma

Após a publicação, 14 de dezembro, o prazo para submissão de propostas será até o dia 18 de fevereiro de 2019, para avaliação das propostas Até dia 03/04/2019, e Publicação do resultado final 18/05/2019.

Proponente

Os interessados em participar do edital deverá obrigatoriamente possuir vínculo empregatício com instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas sediadas no Estado do Tocantins; Ter currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes do CNPq; Estar adimplente e/ou sem pendências junto à FAPT no momento da submissão da proposta;  Ter título de mestre e/ou doutor, válido em território nacional; Ser habilitado para trabalhos com apicultura e meliponicultura.

Contrapartida da Instituição de vínculo

O edital exige como Contrapartida da Instituição de vínculo do proponente que tenha área própria para implantação e instalação dos apiários e meliponários com cobertura vegetal preservada, devidamente cercada e sinalizada; A área deverá ficar à disposição da FAPT e da Seagro para eventos de difusão de ciência, tecnologia e inovação.

O endereço para entrega da documentação descrita no Edital será na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins (Seden), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT), Esplanada das Secretarias - Praça dos Girassóis - AANE, Prédio III, Palmas/TO, CEP: 77.001-036 - (63) 3218-1026.

Interessados em participar do processo encontrará mais informações e orientações no edital 001/2018 FAPT/Seagro, a partir da página 37 do Diário Oficial Nº 5.258 de 14 de dezembro de 2018. (em anexo).

Apicultores fotos Joatan Silva

Apicultores fotos Joatan Silva

 

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Agência Tocantins no (63) 9 8500-8112

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 12h12
31°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 18°
29°

Sensação

15 km/h

Vento

27%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
Municípios
BANNER MARRONY
CAMPANHA PRESENÇA DIGITAL WEB- 1
Últimas notícias
Mais lidas