Monday, 26 de July de 2021 20:30
63 98500-8112
Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins e parceiros apresentam resultados econômicos da produção de tilápia em tanque rede

Gestão Estadual segue alinhando esforços para fortalecer a piscicultura no Estado

24/05/2021 12h25
176
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Secretária da Semarh, Miyuki Hyashida reforçou que é hora de fazer dessa atividade uma realidade no Estado, pois o potencial é gigantesco - Foto: Delfino Miranda/Governo do Tocantins
Secretária da Semarh, Miyuki Hyashida reforçou que é hora de fazer dessa atividade uma realidade no Estado, pois o potencial é gigantesco - Foto: Delfino Miranda/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio das secretarias da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro),do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura no Tocantins, apresentou nos dias 20 e 21 de maio nos municípios de Peixe e São Salvador do Tocantins os resultados econômicos e zootécnicos obtidos na unidade de produção de tilápias em tanques rede no parque aquícola Brejinho 2 e demonstrou a viabilidade efetiva de implantação de unidade de produção de peixe nos municípios localizados as margens de lagos.

De acordo com o secretário da Seagro, Jaime Café, o Governo do Tocantins segue alinhando esforços para fortalecer a piscicultura no Estado. “A Embrapa é um dos principais parceiros nas atividades que promovem, de forma sustentável, o desenvolvimento da piscicultura no Estado. Visitamos os dois munícipios e nos reunimos com os gestores das cidades vizinhas, lideranças, produtores, agricultores e a comunidade em geral e demonstramos a viabilidade da implantação de uma unidade nos munícipios, nos mesmos moldes da unidade de Brejinho de Nazaré que foi implantada pela própria Empraba e parceiros”, detalhou o secretário Jaime Café que esteve presente nas reuniões nos dois municípios juntamente com a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida;o vice-presidente do Ruraltins, Aníbal Lamattina;além de técnicos da Seagro, Semarh, Ruraltins e Naturatins.

“Foram duas reuniões excelentes com prefeitos, produtores, pescadores e a comunidade. É hora de fazer dessa atividade uma realidade no nosso Estado, pois temos um potencial gigante e está comprovado que em menos áreas fazemos muito mais”, complementou a secretária da Semarh, Miyuki Hyashida.

Para o prefeito de Peixe, Augusto Cesar Pereira, a implantação de projetos de piscicultura nos municípios traz novas oportunidades de emprego e renda e fortalece a região. “São atividades como essa que vão movimentar a economia local, fortalecendo os pequenos produtores e pescadores. Agradecemos a iniciativa do govenador Mauro Carlesse em ser parceiro do desenvolvimento dos municípios tocantinenses”, finalizou o prefeito.

Participantes


Em São Salvador do Tocantins participaram o prefeito do município, Edmar José da Cruz, juntamente com os prefeitos de Palmeirópolis, Bartolomeu, de Paranã, Fábio Agusto, e de Jaú, Luciene Araújo, além de produtores e a comunidade. Já em Peixe, participaram o prefeito do município Augusto Cesar Pereira, o representante da Associação de Pescadores profissionais do Tocantins, Serafim Soares, o presidente da Associação de Pescadores do Peixe, Mauro Alves Ramos, pescadores e a comunidade em geral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 20h17 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 34°

28° Sensação
7 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Wednesday (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens