Thursday, 29 de July de 2021 21:46
63 98500-8112
Covid-19 SANTA FÉ DO ARAGUAIA

Prefeitura de Santa Fé do Araguaia decreta “lockdown” e fecha comércio por quatro dias

O decreto também proíbe a circulação de pessoas no município nesse período, exceto nos casos de força maior.

02/06/2021 15h06
324
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
Santa Fé do Araguaia decreta lockdown por quatro dias — Foto: Reprodução/Google Street View
Santa Fé do Araguaia decreta lockdown por quatro dias — Foto: Reprodução/Google Street View

Após o prefeito de Araguaína decretar medidas mais rígidas (lockdwn) pela conter o avanço da pandemia até o próximo dia 06, A cidade de Santa Fé do Araguaia, localizada na região noroeste do Tocantins, também vai entrar em lockdown nos próximos dias. A prefeitura determinou o fechamento de todo o comércio, no período entre quinta-feira (3) e domingo (6).

A decisão foi tomada após uma reunião entre gestores da região norte e o Ministério Público, o qual enfatizou que o Hospital Regional de Araguaína está em colapso, sem leitos para atendimento da população da região. A unidade está com 100% dos leitos de UTI Covid ocupados, conforme informações do site Integra Saúde.

O decreto também proíbe a circulação de pessoas no município nesse período, exceto nos casos de força maior. É considerado justo motivo o deslocamento em busca da vacinação contra Covid-19 daqueles que se enquadrem no grupo prioritário, segundo o município.

Conforme o texto, nesta quarta-feira (2), excepcionalmente, o comércio em geral, essencial e não essencial, poderá funcionar até às 21h, para atendimento à população.

A partir desta quinta-feira, supermercados, mercearias, conveniências, distribuidoras de gás, lojas de utilidades, lotéricas, escritórios administrativos de contabilidade, advocacia, lojas de roupas, informática, bares, restaurantes, food trucks, trailers, açaiterias, pizzarias, sanduicheiras, pastelarias, lanchonetes, adegas, e similares apenas funcionarão por meio do delivery, sendo veddado o atendimento direto ao público.

Somente estão autorizados a funcionar os postos de combustíveis e farmácias, que deverão adotar algumas medidas, como evitar superlotação, mantendo, no máximo, um cliente a cada 10 metros quadrados nas áreas de atendimento; intensificar as ações de limpeza no estabelecimento e disponibilizar álcool em gel para clientes e funcionários, entre outras medidas constantes no decreto.

Veja outras proibições:

  • A venda de bebidas alcoólicas no município, incluindo zona urbana, rural, assentamentos e distritos por qualquer comercio ou vendedor ambulante, incluindo conveniências, supermercados, adegas, choperias, restaurantes ou qualquer outro estabelecimento comercial;
  • O consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, comércios, calçadas, praças, campos, porta de comércios, pontos de vendas, etc.
  • Qualquer tipo de reunião/aglomeração de pessoas da mesma família que não morem na mesma casa, proibindo-se também visitas em casas, sítios, ranchos ou fazendas onde não se resida.
  • Qualquer tipo de reunião de pessoas em locais públicos ou particulares, incluindo calçadas, praças, campos, porta de comércios, pontos de vendas, etc.
  • Eventos que possam causar aglomerações em áreas públicas e privadas, na zona urbana ou rural, tais como: shows, atividades culturais, festas, confraternizações e correlatos.
  • A realização de cultos e missas;
  • O funcionamento de academias e a realização de pratica esportiva em locais públicos ou privados, incluindo campos de futebol, na zona urbana, rural, assentamentos ou distritos;
  • A realização de aulas em escolas públicas e particulares; A
  • A circulação e venda de qualquer produto ou insumo de ambulantes de outras localidades;
  • A pratica de jogos de sinuca ou outros;

O descumprimento das regras acarretará, além das penalidades e multas previstas em outras normas municipais, embargo ou interdição de estabelecimentos e penalidades civis e criminais, com o encaminhamento do auto de infração ao Ministério Público Estadual e Policia Civil para aplicação das penalidades cabíveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 21h31 - Fonte: Climatempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. ° Máx. °

27° Sensação
6 km/h Vento
51% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Saturday (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °