Monday, 26 de July de 2021 19:20
63 98500-8112
Geral PREVENÇÃO QUEIMADAS

Prefeitura de Palmas dá início a campanha de prevenção e combate às queimadas 2021

Ações serão realizadas em parceria entre a Fundação de Meio Ambiente e secretarias municipais; intenção é evitar que ocorrência de focos de incêndio seja minimizada

11/06/2021 19h35
119
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Ascom/Prefeitura de Palmas
Divulgação / Prefeitura de Palmas
Divulgação / Prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas deu início oficialmente à campanha de prevenção e combate às queimadas em 2021 nesta sexta, 11, com a abertura de aceiros nas imediações do Parque Cesamar. O evento, coordenado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), tem como foco principal a educação e prevenção para evitar a ocorrência de incêndios, tanto na zona rural como na área urbana.

Na zona rural, o lançamento será neste sábado, 12, em parceria entre a FMA, Sesmu e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder). O evento será no Projeto de Assentamento Serra do Taquaruçu, às 9 horas e deve contar com palestra sobre os riscos do uso do fogo no período de estiagem, para ocorrência de incêndios.

No lançamento desta sexta-feira, o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Fábio Barbosa, explicou que diferentemente de anos anteriores, agora em 2021 as ações de controle e combate às queimadas da Prefeitura de Palmas estão iniciando mais cedo, no intuito de evitar que nos meses mais críticos da seca a ocorrência de focos de incêndio saia do controle.

“Recebemos a missão da Prefeita Cinthia Ribeiro estamos nos antecipando nesse trabalho. Hoje iniciamos os trabalhos combate às queimadas, com a abertura dos aceiros, em breve teremos as brigadas formadas e juntos, FMA, Sesmu, através da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e da Defesa Civil, Desenvolvimento Rural, e Infraestrutura e Serviços Públicos, iremos conseguir atravessar este período sem a ocorrência de grandes incêndios”, disse Barbosa.

Ele acrescentou que a experiência de anos anteriores será o balizador para a tomada de decisões. “Hoje iniciamos a campanha aqui na cidade e amanhã estaremos na zona rural, para levar esta mensagem, pois o sucesso desse trabalho depende da adesão de toda à população”, concluiu.

O Superintendente de Serviços Públicos da Seisp, Adão Maia, lembrou que o trabalho de rotina da secretaria já contribui para evitar focos de incêndios urbanos. “Em nossa rotina fazemos a limpeza da cidade, roçagem, manutenção, que deve destacar adequadamente o seu lixo e também evitar o uso do fogo”, observou Maia.

Já a titular da Sesmu, Coronel Alaídes Pereira Machado explicou que acredita principalmente na educação e sensibilização da comunidade, além da parceria entre os diversos órgãos para evitar a ocorrência de queimadas. “Trabalhar a educação numa forma preventiva ajuda a obter melhores resultados. No que precisarem da Sesmu estamos à disposição, pois acredito que quanto mais participação maior a possibilidade de sermos assertivos”, declarou Alaídes.

O trabalho da Sesmu será realizado principalmente por meio da Defesa Civil e da Guarda Metropolitana Ambiental, que realizam o trabalho de campo, realizando ações de prevenção e controle de queimadas.

O superintendente da Defesa Civil, Bruno Maciel, explicou que as ações serão concentradas em três eixos, prevenção, controle e combate às queimadas, sendo que nesta sexta-feira foi iniciado o eixo da prevenção, com a abertura de aceiros e neste sábado, será a vez de iniciar a mesma ação na zona rural. “importante fazer a informação chegar até a comunidade, pois o uso do fogo em período de estiagem, além de fazer mal a saúde, causar prejuízos financeiros ainda constitui crime ambiental, com previsão de multa e reclusão”, alertou Maciel.

O gerente de Fiscalização Ambiental, Leônidas Castro destacou que a GMP vai trabalhar principalmente com sensibilização da população. “Uma das nossas preocupações também é com a saúde, além da segurança. Estamos passando por um período crítico resultado da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a ocorrência de incêndios rurais e urbanos pode agravar a situação, comprometendo o sistema municipal de saúde”, comentou Castro.

A abertura da campanha de prevenção às queimadas faz parte da programação Junho Ambiental, que conta ainda com doação de mudas, incentivo à coleta seletiva, descarte adequado de óleo residual, plantio de árvores em espaços públicos, dentre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 19h17 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 34°

28° Sensação
7 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Wednesday (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens