Monday, 26 de July de 2021 21:06
63 98500-8112
Meio Ambiente AGROTINS 2021

Proteção e qualidade ambiental é tema de palestra na Agrotins 2021

A transmissão desta e de outras palestras do Naturatins na Agrotins 2021 acontece de 15 a 18 de junho, no Espaço Campo do Conhecimento da plataforma agrotins.to.gov.br e no pavilhão do Instituto.

14/06/2021 15h06 Atualizada há 1 mês
256
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
Divulgação
Divulgação

Neste ano, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) traz para a programação, 100% digital, da 21ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2021, a palestra com tema voltado para a proteção e qualidade ambiental no Estado.

Os palestrantes engenheiro ambiental Renato Pires da Silva, especialista em Georreferenciamento; capitão PM Cândido José dos Santos Neto, gestor Público; e Éder Soares Pinto, doutor em Planejamento do Território e Ambiente, vão abordar assuntos relacionados às ações estratégicas e rotinas do monitoramento, fiscalização e inspeção ambiental.

A transmissão desta e de outras palestras do Naturatins na Agrotins 2021 acontece de 15 a 18 de junho, no Espaço Campo do Conhecimento da plataforma agrotins.to.gov.br e no pavilhão do Instituto.

Neste ano, o Tocantins registra redução da pesca predatória em seu território, ampliação do uso de tecnologias e intensificação das operações integradas de fiscalização. No primeiro semestre, o Naturatins firmou cooperações técnicas de ações mútuas para atendimento de diferentes demandas ambientais e mantém parceria com órgãos que atuam nas ações ambientais integradas do Estado.

Parceiros

São órgãos parceiros do Naturatins nas ações de fiscalização integrada, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Instituto Brasileiros de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Estadual (MPE), Delegacia Especializada de Repressão  à Crimes Contra o Meio Ambiente  e Conflitos Agrários (Demag), Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas,  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) e  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A população pode registrar denúncia de crime ambiental de forma anônima e gratuita no telefone 0800 063 1155 e diretamente ao BPMA ligando 190 e informando o assunto, para a ligação ser redirecionada.

Minicurrículo

Renato Pires da Silva é engenheiro Ambiental pela Universidade Católica de Goiás, especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e atual gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental do Naturatins.

Cândido José dos Santos Neto é capitão da Reserva da Polícia Militar do Estado do Tocantins, serviu o meio ambiente na Companhia de Polícia Militar Ambiental (Cipama), gestor Público e atual gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins.

Eder Soares Pinto é doutor em Planeamento do Território e Ambiente pela Universidade de Porto, mestre em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad pela Universidade de Alicante e atual é gerente de Inspeção Ambiental do Naturatins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 20h57 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 34°

25° Sensação
7 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Wednesday (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens