Monday, 26 de July de 2021 20:28
63 98500-8112
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que prevê dedução no IR para fomento ao turismo

Contribuinte terá opção de deduzir do Imposto de Renda devido até 100% do montante das doações ou até 75% do montante dos patrocínios

14/06/2021 15h15
170
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Agência Câmara de Notícias
Eduardo Bismarck:
Eduardo Bismarck: "Estender ao turismo os incentivos usados no esporte e na cultura - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (10) o Projeto de Lei 6504/19, que prevê deduções no Imposto de Renda de pessoas ou empresas em caso de doações ou patrocínios para fomento ao turismo.

O relator no colegiado, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), recomendou a aprovação. “A proposta trata de mecanismo inteligente em prol da dinamização de um setor extremamente relevante para o Brasil, estendendo ao turismo os incentivos fiscais usados com sucesso no esporte e na cultura”, afirmou.

Conforme a proposta, o contribuinte terá opção de deduzir do IR devido até 100% do montante das doações e até 75% do montante dos patrocínios cuja finalidade seja exclusivamente o fomento do turismo. Os beneficiários deverão comprovar a aplicação dos recursos e prestar contas junto a órgãos públicos.

Restrições
Serão vedados os incentivos vinculados a atividades desenvolvidas pelo próprio contribuinte, além de proibido o uso dos recursos para quitação de gastos com pessoal ou com encargos sociais. Além disso, constituirá crime agir o doador ou o patrocinador com dolo, fraude ou simulação para obter o benefício.

“O turismo é atividade relevante na economia nacional, pois permite a entrada de divisas de forma mais rápida e tem potencial para criação e manutenção de postos de trabalho, geração de renda e indução do desenvolvimento regional”, afirmou o deputado Felipe Carreras (PSB-PE), autor da proposta aprovada.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Turismo; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 20h17 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 34°

28° Sensação
7 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Wednesday (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens