Monday, 26 de July de 2021 20:16
63 98500-8112
Tecnologia PEIXES NO TOCANTINS

Agrotins 2021: potencial econômico da descoberta de novas espécies no Tocantins é tema de palestra

Pesquisador fala da importância para várias áreas e do potencial econômico da descoberta de duas espécies de peixes no Estado.

14/06/2021 15h19
112
Por: Alessandro Ferreira
Oscar Barroso Vitorino Júnior, biólogo do Naturatins e doutor em Limnologia
Oscar Barroso Vitorino Júnior, biólogo do Naturatins e doutor em Limnologia

A descoberta de duas novas espécies de peixes no alto rio Tocantins, publicada em artigo científico, neste ano, será tema de palestra na programação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) durante a 21ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuário do Tocantins – Agrotins 2021. 

Nesse encontro, o pesquisador, biólogo do Naturatins e doutor em Limnologia, Oscar Barroso Vitorino Júnior vai abordar a importância da pesquisa de novas espécies para diversas áreas, o potencial econômico desse tipo de descoberta e a posição do Estado no ranking do descobrimento de novas espécies.

A transmissão desta e de outras palestras do Naturatins na Agrotins 2021 acontece de 15 a 18 de junho, no Espaço Campo do Conhecimento da plataforma agrotins.to.gov.br e no pavilhão do Instituto.

Os peixes revelados na pesquisa foram atribuídos ao gênero Knodus a partir da análise das características morfológicas. As espécies foram batizadas com os nomes Knodus rufford em homenagem à Fundação Rufford da Inglaterra, financiadora de trabalhos de pesquisa e conservação, que custeou a execução deste projeto; e Knodus obolus, como referência à bacia do rio das Almas, importante tributário do alto rio Tocantins, onde a espécie foi originalmente conhecida.

Segundo o biólogo do Naturatins, com as duas novas espécies, o número de peixes endêmicos da bacia do alto rio Tocantins (montante da foz do rio Paranã) sobe para 53 e essa soma atinge 89 espécies endêmicas até a confluência com o rio Araguaia.

Grupo de Pesquisa

A pesquisa foi realizada por um grupo do Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que contou com a participação do doutor Oscar Barroso Vitorino Júnior, biólogo da Gerência de Unidades de Conservação da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins.

Além do biólogo Oscar Vitorino Júnior, o grupo de pesquisa também foi composto pelos doutores Gabriel de Carvalho Deprá e Renata Rúbia Ota do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá, e ainda por Katiane Mara Ferreira do Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso.

Minicurrículo

O palestrante Oscar Vitorino Júnior é doutor em Limnologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), biólogo pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), analista do Naturatins, coordenador executivo do Plano de Ação para Conservação das Espécies Ameaçadas do território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins), no âmbito do projeto Pró-Espécies e diretor da ONG Projeto Pirapitinga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 19h57 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 34°

28° Sensação
7 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Wednesday (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens