Saturday, 25 de September de 2021
25°

Pancada de chuva

Palmas - TO

Especiais RESSOCIALIZAÇÃO

Seciju promove ação para valorização de custodiados que participam dos trabalhos do Programa Reeduca Tocantins

A iniciativa visa o reconhecimento do Programa Reeduca Tocantins, que segue estimulando a reinserção social de pessoas privadas de liberdade com ações de reparos e reformas de escolas e instalações de Órgãos públicos

23/06/2021 às 13h46
Por: Alessandro Ferreira Fonte: SECOM - TO Jornalismo
Compartilhe:
A ação faz parte do Programa Reeduca Tocantins e envolveu servidores e reeducandos - Foto: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
A ação faz parte do Programa Reeduca Tocantins e envolveu servidores e reeducandos - Foto: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) por meio de sua Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, em conjunto com a empresa cogestora New Life Gestão Prisional, promoveu uma confraternização, na manhã desta quarta-feira, 23, aos custodiados da Unidade Penal de Palmas (UPP) que atuam nos trabalhos do Programa Reeduca Tocantins, em especial aos dez que participaram da reforma da Escola Estadual Vila União, encerrada nesta semana. A reforma envolveu pessoas privadas de liberdade de Palmas, Formoso e Araguacema.

A iniciativa visa o reconhecimento do Programa Reeduca Tocantins, que segue estimulando a reinserção social de pessoas privadas de liberdade com ações de reparos e reformas de escolas e instalações de Órgãos públicos, e contribuindo com melhorias urbanas, e ainda com a remição da pena por meio do trabalho conforme dita a Lei de Execução Penal.

Para o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, o “Programa Reeduca Tocantins” traz a proposta de prestação de serviço aos Órgãos do Estado e à sociedade civil, assim como a valorização do preso por meio da capacitação, da remição da pena pelo trabalho, além da restauração do sentimento de pertencimento à sociedade. “Com este Programa do Governo do Estado, temos ampliado as ações de capacitação e prestação de serviços, isto dignifica o preso que quer fazer parte deste novo momento, e para estes que procuram essa melhoria de vida, proporcionamos essa devolutiva com um momento de confraternização”, disse.

O diretor da Unidade Penal de Palmas, Thiago Sabino, falou sobre os bons resultados gerados a partir do Programa Reeduca Tocantins na Unidade Penal da Capital. “Este Programa é de fundamental importância, pois ele trouxe uma nova vertente para as próprias características da Unidade, diminuindo problemas internos e gerando um clima mais agradável a todos que fazem parte da comunidade carcerária e traz excelentes resultados também para a sociedade, como neste caso da reforma na Escola Estadual Vila União, que contou com a participação de três custodiados também de outras unidades e sete dos nossos internos aqui de Palmas”, explicou.

Colégio Estadual Vila União

A servidora que atua na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), na Diretoria de Obras, Isabela Lima, avaliou positivamente o trabalho que foi desenvolvido na Escola Estadual Vila União. “A escola ficou muito mais viva com a pintura padrão desenvolvida para os colégios do Tocantins e que nesta escola foi executada por meio da parceria com este Programa. Esperamos que novas parcerias nasçam em prol do Programa”, afirmou.

O custodiado P.P.S, que participou dos trabalhos de reforma na Escola, resumiu o sentimento de gratidão de todos os que participaram. “Venho a um bom tempo prestando serviços aqui na Unidade e isto mostra que o ser humano tem conserto. Já em ações lá fora isso vem impactando as pessoas, como no caso desta escola na região das Arnos. Estamos muito satisfeitos em prestar serviço e eu quero dar o meu melhor nestas parcerias”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.