Monday, 26 de July de 2021 20:38
63 98500-8112
Geral AÇÃO DO GOVERNO

Governo do Tocantins capacita e entrega kits de materiais a equipes municipais da assistência social

De 19 a 23 de julho mais 11 cidades do Estado estão recebendo a visita dos técnicos da Setas.

21/07/2021 16h28
255
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Lara Cavalcante/ Governo do Tocantins
Município de Araguacema recebe kit de materiais durante visita técnica da Setas
Município de Araguacema recebe kit de materiais durante visita técnica da Setas

As equipes municipais que trabalham com os serviços socioassistenciais, como o Serviços de Atenção Integral às Famílias (PAIF), Serviços de Atenção Especializadas às Famílias (PAEF), Programa Criança Feliz e Gestão do Cadastro Único, nos 139 municípios estão sendo orientadas e recebendo kits com livros técnicos e materiais de identificação. A ação realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) acontece em julho e agosto e visa garantir a continuidade dos atendimentos à população mesmo com as restrições impostas pela pandemia no Novo Coronavírus.

Alguns municípios receberão o kit pelo correio e outros receberão a visita dos técnicos da Setas. Na primeira semana sete municípios foram visitados e de 19 a 23 de julho as cidades atendidas serão Colméia, Couto Magalhães, Goianorte,Pequizeiro, Bom Jesus, Guaraí, Rio dos Bois, Tabocão, Lajeado, Tupirama e Pedro Afonso.

De acordo com a coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz da Setas, Katilvania de Souza Guedes, além da entrega dos kits os municípios estão sendo orientados quanto a elaboração de uma agenda para o mês da primeira infância: " O programa Criança Feliz tem  foco na primeira infância e o mês de agosto é dedicado a esse tema. Nossa intenção é levar as equipes municipais do programa a  promoverem discussões sobre o tema nas diferentes esferas de suas comunidades e assim sensibilizá-los da importância de olhar para essa faixa etária tão importante". Explica a técnica.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Ananás, Marta Camila, está planejando inúmeras ações para o mês da primeira infância: "Nossa agenda prevê atividades em todas as semanas de agosto. Serão lives com toda a rede de proteção, vídeos informativos nas redes sociais da prefeitura, blitz educativas na cidade, nos nossos dois povoados e se possível nos assentamentos". Enumera a secretária. A gestora ,explica, que o principal objetivo da ação é envolver a comunidade mostrando tudo o que as crianças precisam nas áreas da saúde, educação, direitos humanos entre outros e como todos ,cada um fazendo a sua parte, podem fortalecer essa rede de proteção.

Kits

Os kits contêm materiais tais como camisetas e garrafinhas de água personalizadas, além de cadernos de orientações técnicas, agendas, bolsas e mochilas, entre outros. Parte do material será enviada, via Correios, e o restante será entregue nos Cras municipais. 

O Programa Criança Feliz

Com foco no atendimento semipresencial e remoto no último ano, o programa acompanha mães, pais e cuidadores no estímulo ao desenvolvimento das crianças. O Programa Criança Feliz, investe na primeira infância para minimizar os riscos sociais, ao mesmo tempo, garantir uma geração de crianças saudáveis, com potencial para aprendizagem, socialização e produtividade.

O Programa é um dos resultados concretos do Marco Legal da Primeira Infância, que completou cinco anos em março de 2021.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 20h37 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 34°

25° Sensação
7 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Wednesday (28/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens