Saturday, 25 de September de 2021
24°

Trovoada e chuva

Palmas - TO

Cidades SAÚDE

Gurupi contará com serviço de atenção domiciliar à saúde ‘Melhor em casa’

O programa é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde.

23/07/2021 às 16h50
Por: Redação
Compartilhe:
Gurupi contará com serviço de atenção domiciliar à saúde ‘Melhor em casa’

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) fará nesta terça-feira, 27, no Centro de Convenções Mauro Cunha, o lançamento das atividades do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em casa. O programa é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde.

O programa é indicado às pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

“O SAD estava habilitado, mas nunca foi implantado no município. Capacitamos a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD/SAD), que conta com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social e técnico de enfermagem, profissionais que irão atuar no programa em Gurupi”, disse a farmacêutica, Christiane Rodrigues de Paula Marques.

A entrada no SAD será realizada através da Rede de Atenção à Saúde, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Hospital de Referência e demais estabelecimentos da rede. A unidade poderá solicitar avaliação do paciente pela EMAD, que fará a triagem para identificar se o paciente possui o perfil para ser atendido pelo SAD. O Serviço de Visitas Domiciliares da Atenção Básica continuará a dar suporte aos casos leves. Já os pacientes de média e alta complexidade serão encaminhados ao SAD, a exemplo, casos de pós hospitalização.

O programa deverá atender idosos frágeis, pessoas com incapacidade funcional provisória ou permanente, pessoas em cuidados paliativos, egressos de internações hospitalares, antibioticoterapias, pacientes recorrentes as portas de urgência, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), neoplasias, doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc) e outras doenças restritivas respiratórias, sequelas de traumas, feridas/lesões de diversas etiologias, transtornos mentais e déficits sensoriais.

Capacitação EMAD/SAD

A Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD/SAD) de Gurupi participou de capacitação nos dias 21 e 22 de julho. A capacitação foi dada pela Técnica da Gerência do Sistema Estadual de Urgência e Emergência, Luanny Rodrigues Mendonça e a Coordenadora do SAD Palmas, Maria das Graças Vieira Rios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.