Thursday, 16 de September de 2021
31°

Poucas nuvens

Palmas - TO

Especiais 93 ANOS

Importante nome na história do Tocantins, Siqueira Campos completa 93 anos neste domingo, 1° de agosto

Ex-governador também teve importante participação na criação de Palmas, a capital mais nova do Brasil.

31/07/2021 às 16h00 Atualizada em 31/07/2021 às 16h09
Por: Redação Fonte: Redação | Agência Tocantins
Compartilhe:
Siqueira Campos é o maior protagonista na criação do Tocantins.
Siqueira Campos é o maior protagonista na criação do Tocantins.

O primeiro governador do estado do Tocantins, Siqueira Campos, completa neste domingo, 1° de agosto, 93 anos de idade. Devido a pandemia, a comemoração por mais um ano de vida será realizada por meio de live entre amigos e familiares do ex-governador que ocupou o papel de protagonista no surgimento do Estado do Tocantins e na criação de Palmas. 

A homenagem, que será transmitida a partir das 10 horas no canal no Youtube de Siqueira Campos, contará ainda com a exibição de vídeos com depoimentos de amigos, familiares, admiradores e lideranças políticas tocantinenses. Também será lançado o documentário “Exposição Itinerante” e o site do Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho.

Vida de Siqueira Campos

Natural de Crato, no Ceará, o nordestino José Wilson Siqueira Campos, ou somente Siqueira Campos, é um dos nomes mais importantes da história do mais jovem Estado brasileiro: o Tocantins. 

Filho de Siqueira Campos e de dona Regina Siqueira Campos, o ex-governador começou a enfrentar desafios desde muito cedo, quando aos 12 anos perdeu a mãe e iniciou uma jornada de 10 anos pelo Brasil em busca de oportunidade, chegando a passar parte da adolescência nas ruas, até chegar na cidade de Colinas, onde começou sua carreira política.

Eleito vereador de Colinas na década de 1960, Siqueira Campos, iniciou também o movimento popular pela criação do Tocantins. Enquanto deputado federal pelo Goiás foi o grande defensor da causa separatista no Congresso e na promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988 foi o autor do texto que deu origem ao Tocantins e pôs fim a trajetória de luta do Norte Goiano pela emancipação.

Com o Estado do Tocantins criado, Siqueira Campos foi o primeiro governador eleito e deu início a construção do sonho de desenvolvimento de um povo. Na sua trajetória de trabalhos pelo Tocantins, foi Siqueira Campos quem se esforçou para a construção de Palmas, a mais nova Capital brasileira. 

Ao todo foram quatro mandatos à frente do governo do Tocantins, de 1989 a 1991, de 1995 a 1998, de 1999 a 2003 e de 2011 a 2014. Já em 2018 foi eleito primeiro-suplente de Eduardo Gomes, assumindo o mandato de Senador da República em julho de 2019, aos 90 anos, após licença do titular.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.