PRORROGAÇÃO PIRACEMA
Ong pede o prolongamento da piracema nos rios do Tocantins
APBA está se mobilizando para pedir, juntos aos órgãos competentes, no caso, Naturatins e ao governo do estado, que prorrogue a Piracema.
11/02/2019 16h50Atualizado há 2 meses
Por: Alessandro Ferreira | Redação
332
Ong pede o prolongamento da piracema nos rios do Tocantins - Foto: Divulgação
Ong pede o prolongamento da piracema nos rios do Tocantins - Foto: Divulgação

A APBA Associação de Preservação dos Botos da Amazônia é uma ONG fundada em 1998 por ambientalistas com sede em Miracema do Tocantins, tem como objetivo a preservação da fauna e flora da região amazônica, principalmente com os Botos da espécie “Inia araguainenses” (BOTO ARAGUAIA), animal recém-descoberto, com as mesmas características do BOTO rosa da Amazônia, mas que só ocorre na Bacia Araguaia/Tocantins, e estão totalmente ameaçados de extinção.

A APBA está se mobilizando para pedir, juntos aos órgãos competentes, no caso, Naturatins e ao governo do estado, que prorrogue a Piracema, época de desova dos peixes nos rios Araguaia e seus afluentes, como rio do Coco, rio Javaés e principalmente o rio Tocantins e seus afluentes.

Para o presidente da APBA Rosaldo Santos, o atual modelo da piracema tem assegurado a desova de peixes de escamas como os piaus, pacus, curimatas e outros, mas os bagres como jaú, barbado Piraíba, mandis, entre outros, fazem suas desovas e reprodução em meados de Abril, por isso é necessário um novo estudo para que espécies tão importantes na dieta dos BOTOS e dos ribeirinhos como já ocorrem com muitos peixes de couro que praticamente desapareceram destes rios, é o caso do surubim, mandi sucata, jaú e a giripoca.

“Nesta segunda quinzena de agosto vamos juntos a órgãos federais como IBAMA e Ministério do Meio Ambiente para tentar aumentar a fiscalização da pesca predatória que vem ocorrendo de forma sistemática por parte das colônias de pescadores legalizadas, principalmente as colônias dos estados Maranhão e Pará, que são autorizadas, mas fazem uma verdadeira carnificina pescando todos os tipos de peixes sem controle e nenhuma fiscalização, denúncias já foram feitas pela ONG e apreensões por parte da Guarda Metropolitana de 10 toneladas de peixes apreendidos. Vamos à Assembleia Legislativa, ao MPE e MPF, não podemos fechar os olhos para estas depredações”. afirmou Rosaldo Santos.

Rosaldo Santos - Presidente da APBA Associação de Preservação dos Botos da Amazônia - Foto: Divulgação

 

Fonte: Agência Tocantins | Com Informações - APBA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Agência Tocantins no (63) 9 8500-8112

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Miracema do TocantinsMiracema do Tocantins - TO Notícias de Miracema do Tocantins
Palmas - TO
Atualizado às 09h52
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 23°
25°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas