ABUSO DE AUTORIDADE

Em decreto Mauro Carlesse proíbe delegados de criticar governo em entrevistas e divulgar nomes de investigados

A medida foi determinada pelo governador Mauro Carlesse (PHS) após um série de atritos com a Polícia Civil. Delegados também foram proibidos de falar do trabalho da polícia em redes sociais.

11/03/2019 21h55
Por: Alessandro Ferreira
523
Decreto foi publicado por Mauro Carlesse, governador do Tocantins — Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
Decreto foi publicado por Mauro Carlesse, governador do Tocantins — Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador Mauro Carlesse (PHS) publicou nesta segunda-feira (11) um decreto em que proíbe delegados da Polícia Civil de criticar autoridades públicas em entrevistas ou divulgar nomes de pessoas investigadas em operações policiais. A medida também determinou que os delegados não podem falar sobre o próprio trabalho em sites, blogs ou em redes sociais.

O mesmo documento proibiu ainda que o cumprimento de mandados de busca e apreensão sejam acompanhados pela imprensa. A medida vem após uma série de atritos entre a Polícia Civil do estado e o Palácio Araguaia.

O conflito começou após o governo exonerar delegados que investigavam políticos próximos ao governador de cargos em delegacias regionais. O Palácio Araguaia sempre negou que estivesse interferindo no trabalho da polícia, mas a questão acabou indo parar nos tribunais.

O decreto tem ainda um código de vestimenta para que os delegados concedam entrevistas. Eles só podem gravar com a imprensa se estiverem usando terno e gravata ou uniforme operacional.

A medida repercutiu mal entre delegados em todo o estado. O sindicato que representa a categoria está estudando o documento e deve se posicionar sobre o assunto nas próximas horas.

Mais cedo o governo havia anunciado o novo estatuto como uma série de mudanças "buscando aprimorar e melhorar os serviços prestados à comunidade".

 

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Agência Tocantins no (63) 9 8500-8112

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
PalmasPalmas - TO Notícias de Palmas
Palmas - TO
Atualizado às 12h00
31°
Muitas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 23°
33°

Sensação

10.6 km/h

Vento

52.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
Municípios
Últimas notícias
BANNER NOVO NÚMERO ZAP
Mais lidas