Sunday, 28 de November de 2021
30°

Poucas nuvens

Palmas - TO

Geral AÇÃO DO SAMU

Profissionais do Samu realizam ação de conscientização sobre manobras de ressuscitação cardiopulmonar neste sábado, 16

Atividade ocorrerá na Avenida Tocantins, em Taquaralto, a partir das 10 horas, como parte da programação do Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar

15/10/2021 às 14h23
Por: Nathaly Guimarães Fonte: SECOM / Palmas TO
Compartilhe:
Divulgação / SECOM Palmas
Divulgação / SECOM Palmas

Para orientar a população sobre como realizar manobras simples em vítimas de parada cardíaca, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmas estará neste sábado, 16, a partir das 10 horas, na Avenida Tocantins, em Taquaralto, promovendo atividades de conscientização e instrução de primeiros socorros.  A ação de capacitação e entrega de materiais informativos à comunidade integra o Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, comemorado nacionalmente em 16 de outubro. 

O evento organizado pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) de Palmas, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, pretende, de forma integrada com os profissionais que atuam na urgência e emergência de Palmas, informar sobre a importância da reanimação cardiopulmonar para evitar óbitos. "Queremos repassar informações e também ensinar a comunidade a identificar uma parada cardiorrespiratória e o que fazer em uma situação assim. Dessa forma, quanto mais pessoas tiverem acesso às instituições, mais vidas podem ser salvas. Há estudos que comprovam que quanto mais cedo iniciar o manejo desse paciente, mais chances de vida ele tem", lembra a coordenadora de Urgência e Emergência, Dahyene Cris Alves Silva.

Durante a programação, os profissionais do Samu irão explicar sobre o procedimento de reanimação cardiopulmonar, conhecido como RCP. "Essa mobilização que acontece no Dia Nacional da Reanimação é de grande importância em razão de a grande maioria dos eventos de parada cardiorrespiratória ocorrerem distantes dos leitos dos hospitais, ou seja, em casa, ou em locais públicos. Quanto mais pessoas souberem como agir e realizar as manobras de reanimação, as chances de salvarmos mais vidas são maiores, levando em conta que cada minuto em que a pessoa permanece em parada, sem reanimação, representa a perda de 10% de chances de sobreviver", lembrou a enfermeira Melissa Vasconcelos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Sobre o município Notícias de Palmas - TO
Palmas - TO Atualizado às 18h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Mon 31°C 23°C
Tue 30°C 24°C
Wed 30°C 23°C
Thu 31°C 22°C
Fri 31°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete