Sunday, 28 de November de 2021
31°

Nuvens esparsas

Palmas - TO

Geral PERIODO DE CHUVAS

Período chuvoso com temporais na Capital pode trazer riscos e Defesa Civil de Palmas dá dicas de cuidados

Especialista aponta que este ano, na maior parte do período chuvoso, haverá formações de nuvens que produzem rajadas de vento, com descargas elétricas, raios e trovões

15/10/2021 às 14h48
Por: Nathaly Guimarães Fonte: SECOM / Palmas TO
Compartilhe:
Divulgação / SECOM Palmas - Foto: Lia Mara
Divulgação / SECOM Palmas - Foto: Lia Mara

Muito bem definido, o período chuvoso no Estado começa a partir da segunda quinzena do mês de outubro, avançando até meados do mês de maio de 2022, e uma das características do ‘inverno tocantinense’ são as nuvens acompanhadas com rajadas de ventos, raios e trovões, devido a localização geográfica da região que tem grande incidência solar e muita umidade. Por isso, nesta época, é preciso ter cuidados redobrados dentro e fora de casa, antes, durante e depois dos temporais, conforme alerta a Defesa Civil de Palmas.

Durante as chuvas fortes, a população deve evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximas a córregos e ribeirões, pois há risco de seu nível se alterar rapidamente, podendo acarretar transbordamentos. É importante atenção especial para áreas de encostas, morros e com enxurradas bruscas.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil do Município de Palmas, Bruno Maciel, em casa, é importante fazer a revisão do madeiramento e reforçar a amarração do telhado. Os aparelhos elétricos devem estar desligados das tomadas, assim como o gás. “Se você morar ou possuir comércio em áreas sujeitas a alagamentos e inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos”, recomenda Maciel.

Enchentes

Outra orientação é não utilizar alimentos atingidos por enchentes e nem ingerir água de inundações. O telhado e canaletas de águas devem ser limpos para evitar entupimento, e o lixo não deve ser jogado em bueiros, bocas de lobo, nem em córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água.

Deve-se evitar deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem se contaminar e contrair graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Emergências

A Defesa Civil realiza monitoramento constante a fim de avisar a população em caso de chuvas fortes, e como proceder nesses casos.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal, que fica em alerta 24 horas, por meio do telefone 153 ou pelo WhatsApp (63) 99242-3285.

Especialista

Do ponto de vista climatológico o período chuvoso no Estado já começou, é o que afirma o meteorologista, José Luiz Cabral, professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). “Hoje Já tivemos registros de bons volumes pluviométricos em varias regiões do Estado”.

O professor aponta que o acumulado de chuvas no Estado está dentro da média climatológica. “Desde o ano passado estamos sobre a influência do fenômeno La Niña, que reduz as chuvas na região Sul e aumenta significativamente as chuvas nas regiões Norte e Nordeste”, pontuou.

Cabral afirma teremos, na maior parte do período chuvoso, formações de nuvens que produzem rajadas de vento, com descargas elétricas, raios e trovões.

Outra dicas:

Não é recomendado buscar abrigo ou estacionar veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes;

Devem ser evitadas áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis, estacionamentos, praias e rios;

Mas é recomendado não ficar no alto de morros ou no topo de prédios;

Devem ser evitados locais próximos a cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos, assim como lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas), linhas de energia elétrica e torres telefônicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Sobre o município Notícias de Palmas - TO
Palmas - TO Atualizado às 17h04 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 32°

Mon 31°C 23°C
Tue 30°C 24°C
Wed 30°C 23°C
Thu 31°C 22°C
Fri 31°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete