Sunday, 28 de November de 2021
31°

Nuvens esparsas

Palmas - TO

Cidades DOIS IRMÃOS TO

Prefeitura de Dois Irmãos divulga campanha sobre conscientização da Educação Sanitária

Embale bem o seu lixo, fazendo uma coleta cuidadosa, para evitar a proliferação de vetores de doenças.

19/10/2021 às 14h25 Atualizada em 19/10/2021 às 14h39
Por: Edson Gilmar Fonte: Ascom
Compartilhe:
Gestão objetivo de conscientizar a comunidade sobre a Educação Sanitária - Foto: Divulgação
Gestão objetivo de conscientizar a comunidade sobre a Educação Sanitária - Foto: Divulgação

A prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins, divulgou nesta segunda-feira (18), ações sobre Educação Sanitária. O objetivo da gestão do prefeito Irmão Geciran Saraiva (PSD), é conscientizar a comunidade sobre a proteção da saúde humana dos munícipes.

A educação sanitária consiste num processo contínuo que visa promover o conhecimento e, como consequência, mudanças nas atitudes e no comportamento da população diante dos problemas sanitários, melhorando as condições diretas e indiretas de saúde.

A vigilância sanitária precisa ser vista numa perspectiva ampliada, pois se constitui em uma área com conhecimento e capacidade de intervenção para promover e proteger a saúde das pessoas. É fundamental que haja um reconhecimento do papel conscientizador da vigilância sanitária e que esta utilize corretamente a comunicação a seu favor, não se limitando aos aspectos burocráticos e cartoriais, mas que assuma definitivamente sua tarefa de promover e proteger a saúde da população.

Como conscientizar desde cedo a necessidade de zelar da saúde própria, como também a do ambiente?

Embale bem o seu lixo, fazendo uma coleta cuidadosa, para evitar a proliferação de vetores de doenças.

Higienize a água antes de beber ou cozinhar: pode ser por fervura, cloração ou aplicando algumas gotas de água sanitária.

Lave bem os alimentos, em especial as frutas e verduras que forem consumidas cruas.

Gestão do prefeito Irmão Geciran tem abrangido a saúde humana da população - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo
Gestão do prefeito Irmão Geciran tem abrangido a saúde humana da população - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo 

Tem pets em casa? Não deixe de vaciná-los. É uma forma de proteger seus animais de estimação e todos que possam ter contato com eles.

Na falta de saneamento básico adequado, enterrar os excrementos longe de fontes de água, para evitar possíveis contaminações.

A mudança consciente motivada por necessidades sentidas fará com que pequenos cidadãos cuidem de seu próprio corpo como também do meio em que vivem. Se cada um fizer a sua parte, poderemos contribuir para uma melhor qualidade de vida a todos.

Nesse sentido, as ações educativas são fundamentais, pois com elas é possível convencer as pessoas a aceitarem e participarem do controle das doenças, por meio de medidas preventivas, de profilaxia e de autocuidado, e da mudança dos hábitos e comportamentos. É assim que a educação sanitária se constituí como uma forma de controle e ordenamento social, ancorada no pressuposto de que a ignorância é a principal causa das doenças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO Atualizado às 17h04 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 32°

Mon 31°C 23°C
Tue 30°C 24°C
Wed 30°C 23°C
Thu 31°C 22°C
Fri 31°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete