Tuesday, 30 de November de 2021
27°

Nuvens esparsas

Palmas - TO

Política INOVAÇÃO EM GESTÃO

Inovação em gestão pública foi tema de workshop na Sicteg

O evento foi aberto com apresentações musicais dos artistas regionais Everton dos Andes e Dorivã.

21/10/2021 às 14h10
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom - Gurupi
Compartilhe:
gestores da região Sul do Estado participaram do Workshop Sistema Regional de Inovação em Gestão Pública - Foto: Marcos Veloso – Secom Gurupi
gestores da região Sul do Estado participaram do Workshop Sistema Regional de Inovação em Gestão Pública - Foto: Marcos Veloso – Secom Gurupi

A 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SictegOn) já começou e, na tarde desta quarta-feira (20), gestores da região Sul do Estado participaram do Workshop Sistema Regional de Inovação em Gestão Pública. O objetivo foi aprofundar as discussões sobre o desenvolvimento regional, com palestras e apresentação do Centro de Desenvolvimento Regional - CDR Sul.

O evento foi aberto com apresentações musicais dos artistas regionais Everton dos Andes e Dorivã. Em seguida, teve palestra com o Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Daniel Brito, com o tema: A Embrapa como colaboradora da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento regional. A temática foi mediada pela secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay.

“A missão da Embrapa é trazer soluções para a agricultura brasileira e hoje falei sobre o nosso papel como instituição que é uma referência para o agronegócio, falando sobre nossa colaboração com relação à inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional, no ramo de pesca e aquicultura, a qual nosso estado tem grande potencial. Trouxemos muitos projetos de resultado e apresentamos tecnologias disponíveis para o setor produtivo”, disse Daniel.

Na sequência, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Márcio da Silveira, apresentou o Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) como ação de desenvolvimento regional adotada pelo governo estadual como uma ferramenta para promoção de soluções aos municípios. Um dos membros da equipe CDR Sul do Tocantins, Saulo Boldrini, também explanou sobre a estratégia CDR.

“A região Sul tem pujança econômica e geopolítica estrategicamente privilegiada, mas não pode se escorar apenas nessas condições e cruzar os braços, ela tem que se mobilizar e ir atrás de conhecimento e o CDR é uma excelente ferramenta para reunir as melhores cabeças da academia, os gestores públicos e o setor produtivo para buscar soluções inteligentes e resolver os problemas, além de executar políticas públicas com eficiência”, explicou Márcio.

Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Lady Sakay, o CDR Sul já está implantado e terá grande importância no desenvolvimento da região. “Com isso conseguiremos fazer uma política articulada para o desenvolvimento de Gurupi e das cidades vizinhas. Temos ferramentas como consórcio dos municípios e o centro de desenvolvimento regional, para trabalharmos de forma regionalizada. Será lançado o primeiro edital com apoio do governo estadual, com recursos para desenvolvermos projetos e pesquisas para a criação de produtos e serviços em nossa região”, comentou.

Por fim, a empresária gurupiense, Marise Tanaka, também compartilhou sua experiência e resultados com piscicultura sustentável.

Para a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, inovar na gestão pública é essencial. “Hoje na nossa gestão não podemos mais nos basear na informalidade ou no improviso, que são características do passado. A nova era exige inovação, tecnologia, empreendedorismo e ciência, e é exatamente isso que estamos apresentando, uma série de ações que foram desenvolvidas nessa área aos gestores municipais e para a sociedade, com o objetivo de ligar a comunidade à ciência”, destacou.

A gerente do Sebrae em Gurupi, Paula Alencar, também destacou a importância do desenvolvimento regional. “A meta do CDR é promover a união dos municípios buscando um benefício em comum em prol da inovação e da tecnologia. O CDR é uma realidade nova para o Estado e nós estamos sendo pioneiros na implantação aqui no estado, com pessoas pensando em uma região melhor, isso é fantástico e por isso o Sebrae não poderia ficar de fora”, enfatizou.

Presenças

Gestores da região Sul participaram do Workshop. Entre eles o prefeito de Aliança do Tocantins, Elves Guimarães; o Vice-prefeito de Talismã, Adão Gomes; Vice-prefeito de Figueirópolis, Jaime Soares; Vice-prefeita de Sucupira, Silvia Dantas; Chefe de gabinete de Cariri do Tocantins, Gisele Ferreira; a secretária municipal de Administração de Formoso do Araguaia, Lucélia Ferreira; e o vereador de Gurupi, Jair Souza.

Sicteg On

Tendo como temática deste ano "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", o evento gratuito é uma ação feita em conjunto à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. A programação é possibilitada pela integração entre governo, academia e empresas, com o objetivo de popularizar a Ciência por toda a região tocantinense.

Coordenada pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi, a Sicteg recebe ainda a colaboração do Governo Federal/ Estadual, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.

Todas as informações sobre a 7ª Sicteg, bem como o acesso ao evento podem ser encontrados por meio do endereço https://sicteg.4.events/#/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO Atualizado às 11h11 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

Wed 29°C 21°C
Thu 29°C 20°C
Fri 29°C 21°C
Sat 30°C 22°C
Sun 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete