NO SENADO FEDERAL

Kátia defende projeto para baixar juros e ampliar acesso à crédito

Projeto que altera o cadastro positivo foi aprovado no Senado e segue para sanção.

15/03/2019 10h32Atualizado há 2 meses
Por: Alessandro Ferreira | Redação
204
Roque de Sá - Agência Senado
Roque de Sá - Agência Senado

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) defendeu nesta quarta-feira (13) o projeto que altera as regras para a inclusão de consumidores no chamado cadastro positivo. A proposta aplica ao cadastro positivo a mesma regra existente para o negativo: as instituições financeiras podem incluir, automaticamente, informações no sistema sem autorização específica dos clientes. Para Kátia, este é um passo essencial para baratear o juro e o spread (diferença entre os juros oficiais e os juros cobrados pelos bancos) no Brasil.

A parlamentar questionou a demora de o Brasil adotar políticas como a do cadastro positivo, que já é praticada há anos em vários países. “É inexplicável que um projeto dessa natureza não tenha sido aprovado no Brasil até hoje. O que há por trás disso? Quais são as forças trabalhando contra o cadastro positivo? Claro que são os bancos concentradores dos cadastros positivos, porque ao cadastro negativo, que é o do mau cliente, todo mundo tem acesso. Cada um tem o seu cadastro positivo e não compartilha com ninguém”, disse.

Kátia Abreu destacou que a medida facilitará o acesso ao crédito por pessoas de menor renda. “O cadastro positivo também contribui para a inclusão financeira, porque agrega informações da população que não tem acesso ao sistema financeira devido à ausência de garantias, ao baixo nível de renda e à falta de histórico prévio junto aos bancos”, explicou.

Estudo do Banco Central mostra que a implantação de um modelo efetivo de cadastro positivo reduziria a inadimplência em cerca de 45%, contribuindo para a redução do spread que, por sua vez, poderia cair em até 4 pontos percentuais. “A concessão do crédito poderá ser feita com mais qualidade e responsabilidade”, pontuou a senadora.

Assista o pronunciamento da senadora aqui:

 

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Agência Tocantins no (63) 9 8500-8112

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
PalmasPalmas - TO Notícias de Palmas
Palmas - TO
Atualizado às 12h00
31°
Muitas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 23°
33°

Sensação

10.6 km/h

Vento

52.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
Municípios
Últimas notícias
BANNER NOVO NÚMERO ZAP
Mais lidas