Começa nesta segunda-feira (1º) e segue até 28 de fevereiro de 2022 a piracema em todo o Tocantins. Durante este período fica proibida a pesca em lagos e rios. A medida ocorre na época de reprodução de peixes com o objetivo de impedir a pesca predatória e contribuir com a preservação das espécies.
Segundo uma portaria publicada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no Diário Oficial do Tocantins, está liberada a modalidade esportiva 'pesque e solte'. Os ribeirinhos também podem pescar. Neste caso, para consumo doméstico e sem fins lucrativos. Veja abaixo o que pode e o que não pode
Para impedir a pesca ilegal, vários órgãos intensificarão fiscalizações em Palmas e no interior do estado. Nesta segunda-feira as ações serão concentradas em três pontos da cidade com a presença da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), o Naturatins e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental.
Os pescadores que não respeitarem as restrições podem responder por crime ambiental, ter o material apreendido e pagar multa. O valor pode chegar a R$ 100 mil.
Confira o que estará proibido:
Confira o que estará permitido:
Como denunciar?
Denúncias de crimes ambientais, como a pesca em período de piracema poderá ser feita através do Linha Verde 0800 063 11 55, do Linha Verde Zap (63) 99106-7787. O atendimento é de segunda-feira à sexta-feira durante o expediente do órgão. Também é possível denunciar pela internet.
Mín. 25° Máx. 39°