TIJOLOS ECOLÓGICOS
Vereador Jair Souza defende Programa de Incentivo de uso de Tijolos Ecológicos em Gurupi
O uso do solo-cimento no Brasil vem, desde 1948, ajudando na satisfação de tais necessidades encontrando-se hoje já bastante difundido.
24/03/2019 02h27Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Fonte: Ascom - Vereador Jair Souza
75

O vereador Jair Souza, da bancada do MDB na Câmara Municipal de Gurupi, apresou proposta que Institui, no âmbito do município, o Programa de Incentivo de uso de Tijolos Ecológicos (solo-cimento) e dá outras providências.

Ao justificar sua proposta, o parlamentar argumentou que o solo-cimento é um material obtido através da mistura homogenia do solo, cimento e água, em proporções adequadas e que, após compactação e cura úmida, ressalta num produto com características de durabilidade e resistência mecânicas definidas.

Jair Souza garante que esse material de construção vem suprir boa parte das necessidades de instalação econômica na maioria das regiões rurais e suburbanas no Brasil. O uso do solo-cimento no Brasil vem, desde 1948, ajudando na satisfação de tais necessidades encontrando-se hoje já bastante difundido.

"Pode-se aplicar o solo-cimento em habitações populares no meio urbano e rural, na construção de paredes monolíticas, por afinidade, seu emprego pode ser estendido para construções de casas, depósitos, galpões, aviário, armazéns entre outros. O solo-cimento pode ainda ser empregado na construção de fundações, pisos, passeios, meio de contenções, barragens e blocos prensados", explicou o vereador, ressaltando que uma das vantagens do solo-cimento vem se consagrando como tecnologia alternativa por oferecer o principia componente da mistura, o solo, em abundancia na natureza e geralmente disponível no local da obra ou próximo a ela.

O processo construtivo do solo-cimento é muito simples, podendo ser rapidamente assimilado por mão de obra não qualificada. Apresenta boas condições de conforto, comparáveis às construções de alvenarias de tijolos cerâmicos, não oferecendo condições para instalações e proliferações de insetos nocivos à saúde pública, atendendo às condições mínimas de habitabilidade.

TIJOLOS ECOLOGICOS EM GURUPI

Jair Souza defende o incentivo do uso do solo-cimento em Gurupi por  ser  uma forma de auxiliar a prevenção ao meio ambiente, assim como solução para habitação tanto rural como urbana, mais econômica.

"Infelizmente, ainda existem em nossa cidade e região, famílias em situações de risco e vivendo em moradias inadequadas; além de ser uma forma de gerar renda e empregos, pois as possibilidades de aplicação do solo-cimento na área rural e urbana estão longe de serem esgotadas, pois associa um baixo custo e elevada qualidade, exemplo disso é a casa modelo localizada no Setor Jardim Boulevard em Gurupi e do prédio Vila das Crianças localizada na Escola Canuanã em Formoso do Araguaia", finalizou o vereador Jair Souza.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
GurupiGurupi - TO Notícias de Gurupi
Palmas - TO
Atualizado às 01h09
26°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 22°
27°

Sensação

9.7 km/h

Vento

69.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
Municípios
Últimas notícias
BANNER DANIEL
Mais lidas