Sunday, 28 de November de 2021
30°

Poucas nuvens

Palmas - TO

Justiça INVESTIGAÇÃO DO MP

Ministério Público do Tocantins abre investigação para apurar suposto esquema de “rachadinha” no gabinete de vereador em Palmas

O extrato eletrônico do MPE mostra que a notícia de fato sobre o crime cometido pelo parlamentar foi registrada sob o número 2021.008843.

22/11/2021 às 16h40 Atualizada em 22/11/2021 às 18h56
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Alessandro Ferreira | Agência Tocantins
Compartilhe:
Vereador Joatan de Jesus (CIDADANIA) durante discurso na tribuna da Câmara de Palmas – Foto: Chico Sisto / DICOM
Vereador Joatan de Jesus (CIDADANIA) durante discurso na tribuna da Câmara de Palmas – Foto: Chico Sisto / DICOM

O Ministério Publico do Tocantins – MPTO abriu um procedimento investigatório no ultimo dia 05 desse mês para apurar a denuncia de um suposto esquema de “rachadinha” no gabinete do vereador Joatan de Jesus (Cidadania), na Câmara de Vereadores da Capital. De acordo com o documento divulgado pelo MP, que a Agência Tocantins teve acesso, o parlamentar estaria se apropriado de parte dos salários dos servidores.

A portaria de investigação foi assinada pelo promotor de justiça Adriano Cesar Pereira das Neves da 22ª Promotoria de Justiça da Capital.

O extrato eletrônico do MPE mostra que a notícia de fato sobre o crime cometido pelo parlamentar foi registrada sob o número 2021.008843. Segundo o órgão, o pagamento de salários dos servidores dos gabinetes é despesa pública e deve seguir os princípios norteadores de qualquer gasto público, incluindo os da legalidade e da moralidade.

Para o MPE, se os fatos ficarem comprovados, o vereador Joatan estaria incorrendo em desvio de finalidade pública, “utilizando-se indevida e injustificadamente de recursos públicos para enriquecimento próprio, imoral e indevido, situação a demandar notoriamente a atuação do órgão de controle externo, no intuito de apurar eventual prejuízo ao erário”.

Se após a devida apuração dos fatos o vereador for condenado, poderá sofrer punições que incluem o ressarcimento do dano, multas, perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

Divulgação / MPTO
Divulgação / MPTO 

 

Outro lado

Em nota enviada à Agência Tocantins, o vereador Joatan de Jesus esclarece que recebeu com tristeza a notícia, que as acusações são sem fundamento e reforça ao povo Palmense que sempre trabalhará com lisura mantendo seu compromisso perante à população.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Recebi com muita tristeza e decepção a notícia que meu nome está sendo criminalmente relacionado a um episódio de um suposto esquema de "rachadinha" no meu gabinete, na Câmara Municipal.

Não é de hoje que notícias relacionadas ao meu nome são divulgadas como se fossem verdades.

E o pior, agora estão usando canais anônimos do Ministério Público do Estado e, sem demonstrar qualquer indício de prova material ou qualquer elemento de convicção, para promover denúncias caluniosas que visam denegrir a minha imagem.

Reitero meu compromisso com a sociedade palmense. A ela, a minha garantia que sempre irei prezar pela boa conduta e reputação de homem público e que nunca andou fora das quatro linhas da Constituição.

 

Atenciosamente,

Joatan de Jesus

Vereador de Palmas

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO Atualizado às 17h24 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Mon 31°C 23°C
Tue 30°C 24°C
Wed 30°C 23°C
Thu 31°C 22°C
Fri 31°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete