Saturday, 22 de January de 2022
29°

Trovoada

Palmas - TO

Esportes SUPERAÇÃO

Estreante nas Paralimpíadas Escolares, aluno de Araguanã conquista três ouros para o Tocantins

História de superação na vida e no esporte, o jovem que veio de uma situação de vulnerabilidade social, encontrou no esporte um estímulo para seu desenvolvimento físico e intelectual.

26/11/2021 às 20h40
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Seduc/Governo do Tocantins
Compartilhe:
Alexsandro foi campeão nas três provas em que competiu – Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Alexsandro foi campeão nas três provas em que competiu – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

O ano de 2021 será inesquecível para o estudante tocantinense Alexsandro Pereira Lima, de 14 anos. Estreando nas Paralimpíadas Escolares, ele conquistou ouro nas três provas em que disputou: Arremesso de peso, Lançamento de disco e club.

Com dificuldade na fala, as poucas palavras traduzem o sentimento de ser campeão e vislumbrar uma nova história construída através do esporte. "Atletismo é muito legal. Estou animado e feliz", relatou Alexsandro.

O feito é ainda mais impressionante, já que o tempo de treinamento de Alexsandro é de cerca de quatro meses apenas. "Assim que chegou na cidade, já fizemos o convite para conhecer o Atletismo. Ele tem se mostrado um atleta muito comprometido, empenhado e que está apenas começando uma trajetória de muito sucesso no paradesporto e na vida", apostou o professor Rafael Gabarrão.

Alexsandro é natural de Araguanã, mas mudou-se com os pais ainda na primeira infância. As medalhas no Atletismo fazem parte da história de superação do jovem atleta que já esteve em situação de vulnerabilidade social e abandono, mas que atualmente mora com a avó materna e duas irmãs, na cidade natal.

O menino nasceu com paralisia cerebral, e iniciou, também neste ano, sua jornada estudantil. Ele cursa o 1° ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Tiradentes, onde está sendo alfabetizado.

Jonatha Pereira de Castro é primo de Alexsandro e está em São Paulo acompanhando o estudante. Segundo ele, o esporte tem contribuído fortemente para a qualidade de vida do paratleta. "São muitos os progressos alcançados por meio dessa inclusão que o Atletismo tem proporcionado. Temos acompanhado e reconhecido uma melhora significativa não só no desenvolvimento físico, mas também intelectual, no convívio e na comunicação", ressaltou.

As Paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. Os atletas tocantinenses que estão em São Paulo foram os campeões dos Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets), promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.